Preparação para a entrevista em Inglês

Há algum tempo atrás, estar bem preparado para uma entrevista em inglês era um diferencial bastante importante. Atualmente, isso passou a ser uma obrigação para os mais diferentes nichos de mercado. A atuação de grandes multinacionais em solo brasileiro levaram o mercado de trabalho a essa reviravolta que tornou a língua inglesa praticamente uma exigência regular nos processos seletivos nas maiores e melhores empresas.

A entrevista em inglês

Nos dias de hoje, nós estamos o tempo todo conectados a língua inglesa, seja por músicas, filmes, séries e até jogos. Porém, o inglês utilizado em uma entrevista de emprego é bem diferente da fala habitual do americano médio. O chamado business english pode ter algumas expressões mais formais e objetivas do que as conversas destes programas de ficção.
É importante entender que, muitas das perguntas feitas em uma entrevista em inglês são as mesmas das entrevistas em português. Obviamente neste caso, está sendo avaliado também o seu vocabulário, proficiência e habilidade de conversação.
Confira abaixo algumas dicas para se sair bem em uma entrevista em inglês:

Fale o suficiente na entrevista em inglês

Um equívoco bastante comum é o candidato achar que pode falar pouco para não correr o risco de errar ou se enrolar nas respostas. O recrutador está avaliando exatamente a sua proficiência, ou seja, o nível do seu inglês atrelado às suas experiências e conhecimentos profissionais. Falando pouco você prova que a) não tem a fluência adequada na língua inglesa ou b) tem nível inferior ou mais básico do que a oportunidade exige.

Evite usar respostas decoradas na sua entrevista em inglês

Em geral, este tipo de resposta tende a fazer com que o candidato trave na hora de se expressar ou mesmo que se enrole para falar algumas das palavras. Tome muito cuidado e procure levar a conversa de maneira mais natural e desenvolta.

Leia matérias e assista noticiários em inglês

Esta é uma dica importante para ajudar a ampliar o seu vocabulário. Músicas, filmes e séries podem ajudar em parte do processo, mas estar antenado sobre os fatos recentes e saber descrever cada um deles de maneira simples e direta pode ajudar a obter uma avaliação positiva.

Trabalhe seu vocabulário de negócios para sua entrevista em inglês

Entenda que toda entrevista em inglês exige que você utilize um vocabulário de negócios. Portanto, esteja sempre por dentro do que está ao seu alcance em sua área de atuação, seja lendo livros relacionados ou sites de notícia especializados naquele universo.

Saiba o seu nível de proficiência

Algumas escolas de idiomas não oferecem a carga horária adequada para que os alunos falem fluentemente a língua inglesa. Portanto, você pode acabar vendendo uma imagem de que fala inglês fluente quando existe muit dificuldade na gramática e pronúncia, por exemplo. Procure estar atento. Existem alguns testes online que podem ajudar, sinalizando ainda os pontos de atenção que você deve ter para melhorar o seu nível.

Perguntas frequentes em uma entrevista em inglês

Veja abaixo algumas perguntas que geralmente são feitas nesse tipo de entrevista e como lidar com cada uma delas.

Tell us about yourself (Conte-nos sobre você)

Esta primeira questão pretende que você faça uma pequena e curta apresentação do seu perfil. Neste caso, é importante fazer um breve resumo de sua experiência profissional de maneira didática e empática junto ao recrutador, lembrando sempre de deixar alguns pontos em aberto para que ele possa perguntar durante a sua resposta.
Vale a pena também assistir a este vídeo no canal da driverh no YouTube: “Me fale sobre você? Como responder!”

Where do you see yourself in X years? (Onde você se vê em X anos?)

Esta é uma pergunta clássica em entrevistas nacionais e internacionais. Este exercício pretende entender em que ponto o profissional vê a sua carreira daqui a um determinado tempo. Portanto, evite fazer construções pessoais sobre família ou hobbies, por exemplo. Foque na carreira e responda em que cargo você gostaria de estar dentro daquela empresa, por exemplo.
Assista também ao vídeo “COMO VOCÊ SE VÊ EM 10, 5 ANOS? para entender melhor como responder a essa questão.

What are your weaknesses? What are your strenghts? (quais são seus pontos fracos e quais seus pontos fortes?)

Este é um assunto que já abordamos em alguns artigos como neste aqui. Ao falar sobre os seus pontos fracos, procure dizer sobre como está trabalhando cada um deles, focando sempre em seu profissionalismo e no desenvolvimento dessa competência.
Seus pontos fortes precisam de maior cuidado. Afinal de contas, é necessário levar em consideração o contexto da oportunidade e descrever com sabedoria aquele ponto da sua carreira que faz a virada de jogo em situações delicadas. O interesse da empresa é saber que tipo de comportamento o recolocado emitirá na hora que você precisar atuar em um projeto desafiador.

Why do you think you are the best candidate for this position? (Por que você acredita ser o melhor candidato para esta vaga?)

Neste momento, procure mencionar todos os motivos baseado em seu know-how e competências, procurando sempre ressaltar a sua posição em relação a desafios e rotina diária.
Aqui é importante que você possua alguns exemplos na sua carreira que mantenham o seu discurso, sempre alinhado com a oportunidade oferecida e com o perfil da empresa.

What are three of your best accomplishments? (Quais são suas três maiores conquistas?)

Esta é uma pergunta que pode revelar muito sobre o seu estilo de trabalho. Neste caso, procure responder algo que seja relevante no contexto da entrevista e que possa intrigar ou criar empatia com o recrutador.

Tell me about your education background (fale-me sobre sua educação)

Aqui, comece com informações mais básicas sobre as instituições de ensino pelas quais passou e, mais à frente, descreva com clareza a sua formação principal e os cursos que o levaram até a sua carreira da maneira que ela é atualmente.

Conheça a assessoria para recolocação profissional da driverh 

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

driverh
driverh