Concorrência entre colaboradores: é positivo para as metas?

Recompensar colaboradores pelo seu desempenho sempre pareceu uma ótima ideia para os líderes de grandes empresas, principalmente quando tratamos do setor de vendas. Mas será que esta estratégia funciona para todos os perfis profissionais? Todos os colaboradores se sentirão verdadeiramente motivados pelo prêmio final?

A estratégia de dar grandes recompensas apenas para os melhores colaboradores é antiga. Antigamente, as empresas ofereciam prêmios grandiosos, como carros. Atualmente, as recompensas são promoções ou bonificações especiais. 

Neste artigo vamos analisar os diferentes tipos de concorrência entre os colaboradores e se esta estratégia traz efeitos positivos ou negativos nos times. Siga a leitura. 

Incentivar os colaboradores: quais são as vantagens e desvantagens

Antigamente, as empresas ofereciam prêmios especiais apenas para os melhores vendedores. Essa estratégia fazia com que estes profissionais trabalhassem muito mais para conquistar o prêmio, garantindo assim bons resultados tanto pessoais, quanto para a equipe e também para a empresa no geral. Aparentemente, todos os lados sairiam ganhando vantagens, mas na prática não é bem assim. 

Uma das grande desvantagens em usar esta estratégia e aplicar grandes prêmios é a grande pressão e concorrência que é gerada no setor. O clima se torna hostil e os colaboradores sentem pressão ainda maior, influenciando negativamente sua performance no trabalho (longo prazo) e também sua vida pessoal e saúde (tanto física quanto mental). 

Resultados possíveis ao incentivar a concorrência entre colaboradores através de incentivos

A verdade é que a estratégia de incentivos e premiações deve ser avaliada de acordo com o perfil de cada time. O time conta com pessoas mais competitivas? Ou egoístas? Ou é um time com pessoas altruístas e benevolentes? As pessoas que formam o time são amigos de verdade ou são somente colegas de trabalho? O perfil destes profissionais tratá resultados totalmente diferentes. 

Por exemplo: se o time é formado em sua maioria por profissionais benevolentes e colaborativos, pode ser que o resultado dessa estratégia não seja a concorrência e competição, mas sim a colaboração. Isso significa que existem chances do time se unir e alinhar entre eles que não trabalharão até o limite máximo para conquistar o grande prêmio, mas sim que trabalharão em quantidade normal para que ninguém receba o grande prêmio e o mesmo tenha que ser dividido entre todos da equipe. 

Um segundo exemplo seria de um time que é formado em sua maioria por profissionais muito competitivos e agressivos em relação à metas e resultados. Neste caso, a estratégia da premiação resultaria em um cenário muito competitivo, com profissionais trabalhando muito mais para levar sua performance ao extremo, garantindo assim que somente um da equipe tenha o melhor resultado e o receba o maior prêmio.  

Leia mais:

Como fazer um plano de carreira

Como a liderança pode oferecer incentivos à seus times

Recomendamos que os líderes analisem seus times e empresas para então escolher a melhor estratégia a ser aplicada.

A verdade é que as premiações no geral servirão como motivador para os times, entretanto, a estratégia precisa ser estudada para que não obtenham resultados inesperados. 

Estratégia que premia e incentiva o trabalho em grupo

Este tipo de estratégia promove a união dos colaboradores e o trabalho em equipe, para que juntos tenham um desempenho melhor, alcancem a meta e conquistem bônus e premiações especiais para o grupo todo. 

Ela é mais indicada para times que já tem o perfil mais colaborativo, com profissionais benevolentes e altruístas, que ajudam uns aos outros e que já trabalham bem juntos.

Recomendamos também esta estratégia para empresas que são do terceiro setor, sem fins lucrativos, que tem foco em responsabilidade social.

Estratégia que premia apenas os melhores colaboradores

Esta estratégia promove a alta concorrência entre os colaboradores e a entrega de resultados que vão muito além da meta estipulada. 

É mais indicada para times que já possuem a competitividade presente em seu perfil e na cultura da empresa. Os profissionais já estão acostumados com pressão e sabem lidar bem com ela. Logo, a premiação impulsiona os resultados e trará mais motivação para os profissionais.

Recomendações gerais sobre a competitividade e concorrência entre colaboradores

Antes de implementar qualquer estratégia, a liderança precisa analisar muito bem o perfil dos colaboradores e não esquecer de valorizar as diferenças entre eles. Os times são formados por diversos perfis de profissionais, mas isso não será um problema para a liderança que souber lidar com estas diferenças. 

Além disso, é necessário promover o senso de igualdade e não dar preferência apenas a alguns profissionais. Ao promover a igualdade, os profissionais se sentirão mais confortáveis em participar das estratégias de incentivo. 

Por fim, é preciso também fornecer feedbacks frequentes à equipe, para que entendam se estão atendendo as expectativas e para que façam ajustes para conseguir ganhar as premiações incentivadas. 

Caso a liderança perceba que as estratégias de incentivo estão trazendo conflitos desnecessários entre a equipe e fazendo com que o clima fique negativo, é importante repensar a estratégia e fazer adequações.

Leia mais:

5 dicas de liderança para se tornar um gestor autêntico

Como delegar tarefas corretamente

Recolocação profissional de gerentes

Você é gestor e procura por uma recolocação profissional? Conheça a driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

driverh
driverh