Como pedir demissão da forma correta

Todo profissional em busca novos desafios fora da sua empresa atual, inevitavelmente deverá receber propostas… e ao aceitar uma job offer que esteja de acordo com seus objetivos profissionais, chega a decisiva hora de pedir demissão de seu empregado atual.

Como pedir demissão de forma correta?

Antes de pedir seu desligamento, solicite uma formalização da sua contratação para a empresa futura

Esta é uma dica de segurança, que evita muitos contratempos. Sair de uma empresa acreditando ter sido aprovado em outra e acabar não sendo contratado por um erro de comunicação ou por uma falha interna da outra empresa pode acabar trazendo muitas dores de cabeça.

Portanto, busque sempre formalizar a sua contratação. Envie um e-mail para o recrutador e para um gerente de Recursos Humanos ou Talent Acquisition que possa formalizar o seu ‘Go Ahead’. Só assim, sinta-se livre e preparado para pedir demissão e seguir em frente no seu processo de desligamento.

Checklist: como pedir demissão corretamente

  1. Marque uma conversa formal com o seu gestor – envie uma solicitação por e-mail e reserve meia hora da agenda do seu gestor para essa conversa;
  2. Esteja preparado para o momento de saída da empresa – Antes de entrar em sua reunião, reserve seus pertences pessoais, para que – caso o gestor prefira – você possa sair da empresa logo após a reunião. Faça tudo isso com a mais absoluta discrição. Lembre-se de preservar o seu profissionalismo, e credibilidade.
  3. Ao sentar para conversar com o seu gestor, comunique-se de forma direta e objetiva:

“Por conta das mudanças que aconteceram dentro da empresa (ou por conta de uma revisão pessoal que fiz da minha trajetória durante esses últimos meses), eu cheguei à conclusão de que eu precisava de novos desafios, para que eu pudesse me desenvolver profissionalmente e chegar aos meus objetivos profissionais. E eu identifiquei que aqui não é o melhor lugar para que eu possa ter esse tipo de experiência e crescimento profissional.
Quero que você saiba que essa não foi uma decisão pessoal, e que a mesma não tem nada a ver com você, como gestor.
Então, eu estou comunicando agora que estou me desligando da empresa, você pode me guiar em relação aos próximos passos?”

Este é um pedido de demissão simples, direto e com poucos rodeios. Não é necessário se abrir sobre o seu descontentamento com áreas da empresa, ou com novos formatos de trabalho, mas sim, comunicar a sua demissão.

Claro que você pode interagir mais durante esse momento, afirmando sobre como foi importante trabalhar junto com seu gestor para o seu crescimento profissional, porém, não são todos os gestores que permanecem abertos para ouvir feedbacks positivos após um pedido de demissão.

O ideal é ser absolutamente direto e profissional.


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.