Como ser aprovado na Entrevista por Competências

Existem diversos tipos de entrevistas em processos seletivos e uma delas é a entrevista por competências, que é um formato específico para selecionar candidatos de forma mais eficaz.

Hoje, o mercado de trabalho tem atualizado constantemente suas metodologias para recrutar e selecionar candidatos, por isso, hoje veremos neste artigo como funciona a metodologia de entrevista por competências e o que os profissionais precisam saber para se prepararem. 

O que significa competência? 

A competência não significa apenas um know how específico do profissional e nem se resume à saber fazer uma tarefa. 

Competência é o conjunto de experiências que formam o conhecimento de uma pessoa e que a ajudam a se guiar por novas situações. É a união de situações já vividas que auxiliam o indivíduo a viver e superar novos desafios. 

Segundo Le Botert (1995), a competência pode ser formada pela própria pessoa (biografia, socialização), por sua formação educacional e por experiências profissionais. 

Quando uma pessoa é competente, ela precisa saber aprender e também ensinar, para assim, agregar valor à empresa em que trabalhará  e gerar valor social para a empresa e para sua carreira. Lembrando que existem competências técnicas (habilidades específicas para executar um trabalho como falar inglês) e comportamentais (habilidades que formam o perfil do indivíduo como inteligência emocional).  

Para resumir, podemos unir três palavras para dar significado à competência: conhecimentos + habilidades + atitudes.

Como funciona entrevista por competência

Existem metodologias mais tradicionais para analisar um candidato, que são focadas em analisar as competências técnicas e avaliar como será a adequação dele ao cargo em questão, mas infelizmente este formato apenas pressupõe que ele possui as qualidades necessárias para o trabalho. 

A entrevista por competências vai muito além e busca entender o perfil do profissional através de perguntas abertas e bem direcionadas, e que sempre se refiram ao passado, para que o candidato tenha a chance de compartilhar sua competência com base em experiências (completas e reais) anteriores. 

Para o recrutador selecionar o melhor candidato, ele precisa antecipadamente definir o perfil ideal de profissional para ocupar a vaga – ele irá mapear as competências que serão indispensáveis para executar o trabalho no dia a dia através da definição dessas atividades práticas. Com este perfil em mãos, o recrutador desenvolverá a sua estratégia de entrevista comportamental, em que questionará o candidato através de dinâmicas e perguntas abertas sobre as experiências passadas que o profissional vivenciou. 

Este são alguns exemplos de questões que podem ser selecionadas para integrar uma entrevista por competências:

  • Descreva uma situação na qual você assumiu a responsabilidade por uma tarefa que não fazia parte de suas atribuições;
  • Compartilhe uma situação onde você precisou liderar um time para desempenhar uma performance além do esperado;
  • Compartilhe um momento que, ao gerenciar uma equipe, você percebeu que uma coisa atrapalhava os resultados. Qual era o problema e o que você fez? 
  • Conte uma situação em que precisou dar um feedback difícil para um colaborador da equipe. Como foi a abordagem? Quais foram os resultados? ​ 

Obs: nos tópicos abaixo você verá mais questões comuns feitas neste tipo de entrevista. 

Ao receber este estilo de pergunta como dos exemplos acima, o ideal é que o candidato responda em formato STAR  (Situação, Tarefa, Ação, Resultado), pois assim, será possível que o recrutador colha todos os dados necessários para entender e avaliar a competência do candidato através de vivências anteriores.

Leia também:

Entrevista de emprego: dicas para os diferentes tipos

Como ser aprovado na entrevista final

Quais são as principais competências avaliadas em entrevistas ?

Competências individuais

Os entrevistadores buscam entender, neste tipo de competência, qualidades pessoais do candidato, como: persistência, independência, conhecimento, inteligência emocional, autocontrole, comprometimento, etc. 

Questão frequente em entrevistas: Você pode compartilhar uma situação de quando seu trabalho foi desafiador? 

Competências administrativas 

Estas são as competências que mostram como o candidato organiza suas tarefas e como lidera pessoas. Os entrevistadores buscam qualidades como visão estratégica, gestão de projetos e controle administrativo. 

Questão frequente em entrevistas: Compartilhe uma situação em que você orientou um time ao alcance de uma meta. 

Competências analíticas 

Essas são as qualidades do candidato relacionadas à tomadas de decisões e envolvem pensamentos analíticos, desenvolvimento de soluções, ser ágil no aprendizado, ter facilidade para trabalhar com grande volume de dados, saber replicar o raciocínio, etc.

Questão frequente em entrevistas: Compartilhe uma situação em que você percebeu uma nova dificuldade ao se aproximar de um cenário específico.  

Competências interpessoais 

São as qualidades colaborativas do candidato que mostram a capacidade de lidar com projetos e equipes diversas, como: flexibilidade, adaptabilidade, comunicação transparente, respeito, negociação, etc. 

Questão frequente em entrevistas: Compartilhe um momento em que você engajou pessoas diversas a executarem um projeto juntas. 

Competências motivacionais

São as qualidades que o candidato precisa ter para se automotivar e motivar também aqueles ao seu redor, como: resistência, resiliência, dedicação, oferecer feedbacks positivos e negativos da forma correta, foco em manter a qualidade nas tarefas, etc. 

Questão frequente em entrevistas: Compartilhe comigo um momento em que você se sentiu satisfeito pelo seu trabalho. 

Para ser aprovado em suas entrevistas, conte com a experiência de uma assessoria especializada em Recolocação Profissional 

É essencial que candidatos estejam preparados para todos os tipos de entrevistas do mercado de trabalho, organizando suas experiências de uma forma eficiente e profissional – apenas dessa forma poderão se destacar em suas entrevistas e processos seletivos.

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.