Como ser aprovado nas entrevistas em Startups e Unicórnios

Ao participar de um processo seletivo, é importante que o profissional entenda tudo sobre o cenário em que a empresa contratante está inserida e qual o posicionamento adotado por ela, pois estas informações farão a diferença no resultado do processo e podem garantir a aprovação e contratação.  

Pensando nisso, reunimos neste artigo as principais informações sobre empresas Startups e Unicórnios, passando por seus respectivos significados, exemplos mundiais e nacionais, skills mais requisitadas e formato do processo seletivo nestes tipos de empresas. Siga a leitura. 

O que são Startups

Startups são empresas que contam com um modelo de negócio de grande destaque e prestígio. Geralmente elas desenvolvem e oferecem ao mercado soluções que são consideradas altamente escaláveis e que geram crescimento exponencial para a empresa, pois contam com alta lucratividade mas sem custos elevados por conta da natureza de seus serviços e produtos.

Estas soluções, geralmente, são baseadas em tecnologia, inovação e disrupção e resolvem problemas cotidianos, principalmente das gerações mais atuais. Um exemplo de startup que oferece uma solução de baixo custo e que é altamente escalável (pois conta com milhares de clientes) é a empresa ContaAzul, que fornece um sistema de gestão online para pequenas empresas controlarem as finanças empresariais. 

Mais exemplos de Startups que possuem alto valor de mercado: Dr. Consulta, Neon, Petlove, Contabilizei, Pipefy e Fazenda Futuro. 

O que são empresas Unicórnios 

As empresas Unicórnios geralmente iniciaram como Startups, mas nem toda Startup torna-se Unicórnio. As Unicórnios são caracterizadas pela sua valorização de mercado: elas valem mais de 1 bilhão de dólares mesmo sem abrir capital na bolsa de valores.

Este tipo de empresa inicia como Startup: também com um modelo de negócio escalável e altamente lucrativo. Entretanto, seu sucesso nos negócios é tão alto que mesmo sem vender ações na bolsa de valores, ela já arrecada muito dinheiro com suas soluções. 

Quais são as Startups Unicórnios mais valiosas do mundo?

Para exemplificar as empresas unicórnios, trouxemos alguns exemplos daquelas que são as mais valiosas mundialmente. 

Uma delas é a empresa Space X, fundada por Elon Musk. Sua solução é desenvolver,  estudar e fornecer transporte espacial, tornando-o acessível para todos. 

Outro exemplo de uma das Unicórnios mais valiosas mundialmente é a Nubank, fintech brasileira fundada por David Vélez em 2013. Você já deve conhecer, mas as soluções da Nubank são focadas em desburocratizar serviços financeiros e atualmente eles contam com 34 milhões de clientes pelo mundo. 

Quais são as maiores Startups Unicórnios brasileiras?

Atualmente notamos que mais Startups brasileiras têm se tornado Unicórnios. Abaixo fizemos uma lista com alguns exemplos: 

  • Movile;
  • Madeira Madeira; 
  • C6 Bank; 
  • Gympass;
  • Ifood;
  • Creditas; 
  • Quinto andar;
  • Loft;
  • Loggi;

Quais são as hard e soft skills ideais para trabalhar em Startups Unicórnios

O ambiente de trabalho em Startups e Unicórnios é totalmente diferente de empresas multinacionais, por exemplo. 

Ao contrário de uma multinacional que tem todos os processos documentados e hierarquia bem estabelecida, as Startups e Unicórnios estão em um cenário de construção e definição de cada processo, afinal, enquanto estão definindo detalhes de gestão, a empresa está rodando e já está vendendo a solução de forma escalável. 

Por isso, quando um profissional estiver interessado em trabalhar em uma Startup ou Unicórnio, ele precisa levar este cenário em consideração e entender que certas skills são indispensáveis para executar um bom trabalho neste estilo de empresa. Citamos algumas delas abaixo: 

Saber trabalhar com flexibilidade e mudanças

Como dissemos, este tipo de empresa ainda está estudando e estabelecendo seus processos,  por isso, estão em frequente aperfeiçoamento. 

Logo, as empresas exigem que seus profissionais saibam lidar com a flexibilidade e com a constante mudança no dia-a-dia. Para isso, é necessário o autodesenvolvimento dos profissionais, e auto crítica e inteligência emocional. 

Ser responsável, independente e autônomo

Ao contrário de uma empresa multinacional que possui hierarquia estabelecida e autorizações para cada um dos processos, em Startups e Unicórnios a liderança é horizontal e exige maior responsabilidade do profissional, pois ele é mais independente e autônomo em relação ao seu trabalho, organização e decisões. 

Este tipo de empresa busca por profissionais capazes de entregar grandes resultados sem depender de liderança que aplicam a microgestão e precisam cobrar a todo momento entregas.

Saber resolver problemas e lidar com incertezas

Com um ambiente em frequente mudança, o profissional precisa lidar com cenários totalmente diferentes diariamente. Seu dia a dia conta com desafios que o tiram de sua zona de conforto, mas que ao mesmo tempo, promovem grande desenvolvimento ao profissional.

Leia mais:

O perfil do profissional mais buscado no mercado

6 erros fatais que reprovam nas entrevistas

Como ser aprovado na entrevista final

O que você precisa saber sobre entrevistas em Startups e empresas Unicórnios

O ambiente da empresa não é previsível 

Já comentamos que as Startups e empresas Unicórnios contam com um ambiente que é de grande inovação, entretanto, a inovação está em construção. 

Ao trabalhar em uma empresa desse estilo, você encontrará um ambiente nada previsível. A inovação está em construção pois os produtos, serviços e processos estão sendo definidos juntamente dos colaboradores que já fazem parte do time. Então, vá preparado para este cenário ao participar de uma entrevista em Startups e empresas unicórnios. 

A entrevista pode contar com a presença de investidores

Com um ambiente em constante evolução e mudança, as Startups iniciam seus trabalhos mesmo sem ter tudo definido, entregando somente o Produto Viável Mínimo (MVP). Entretanto, mesmo ainda não gerando lucros nos negócios, a Startup pode contar com investidores que já injetaram dinheiro no modelo de negócio.

Estes investidores podem ser fundos de investimentos, empresas especialistas em investimentos de empresas, investidores anjo, empresários, etc. Estes investidores têm grande influência interna nas Startups, inclusive em processos seletivos. 

Por isso, ao participar de uma entrevista, busque por informações de investimentos da determinada Startup para ir mais preparado à conversa. 

Se mostrar um profissional aberto e flexível em relação à cargos

Startups estão em busca de profissionais flexíveis, que podem agregar aos resultados gerais da empresa, e  não somente à uma determinada vaga.

Em alguns casos, ainda não existem políticas estabelecidas de recursos humanos, como salários, cargos, plano de carreira, etc, pois a empresa está focada em escalar o negócio e não consegue prever todos os cenários.

Para participar de um processo seletivo em uma Startup e ter um bom desempenho nas entrevistas, o candidato precisa mostrar que entende o cenário imprevisível da empresa, mas que está aberto para encarar os desafios, inclusive o de colaborar com todas as áreas da empresa.

Mostre-se um profissional dinâmico e que saiba lidar com projetos de curto e médio prazo, para assim ter uma melhor performance na entrevista. 

Entrevista mais participativa

Não espere uma entrevista onde somente o recrutador perguntar e você candidato irá responder. As entrevistas em Startups e Unicórnios são muito participativas, com muita troca de informações entre entrevistadores e candidatos, a fim de captar dados para o benchmarking, e informações de mercado, melhores práticas e processos, governança de outras empresas, etc. 

Mostrar que não tem tanto foco em processos, mas sim em resultados

Por fim, uma característica ideal para trabalhar em uma Startup é mostrar que tem interesse em alcançar os melhores resultados, e não somente estabelecer novos processos.

Candidatos que mostram na entrevista que são extremamente apegados a políticas, hierarquias e processos não conseguem um bom desempenho e costumam não passar no processo, pois as Startups e Unicórnios tem o foco de escalar o negócio e gerar lucro antes de estabelecer novos processos. 

Mostre na entrevista que tem muita competência, que entende o cenário e que terá foco em fazer sempre o que é melhor pela empresa, para garantir sua lucratividade exponencial. 

Está em busca de recolocação profissional? Conte a consultoria especializada da driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.