Como contratar um headhunter para pessoa física

Já abordamos aqui em nossa área de artigos sobre os serviços do profissional Headhunter e sempre reforçamos como este profissional trabalha exclusivamente para empresas.

Por isso, hoje vamos explicar um pouco mais sobre quais são as funções do Headhunter e qual é o serviço ideal para as pessoas que estão em busca de recolocação profissional. 

O que faz um Headhunter 

O trabalho do Headhunter é encontrar novos talentos para oportunidades específicas disponibilizadas por empresas. Geralmente, as empresas chamam os Headhunters quando a vaga é para um cargo mais complexo e por isso estão com dificuldades de encontrar o perfil correto para preenchê-la. 

Este tipo de serviço foi desenvolvido para atender 100% das necessidades de empresas, e não de pessoas físicas. 

Com o crescimento de consultorias especialistas em recolocação profissional, a busca por Headhunters aumentou, pois as pessoas acreditam que este profissional pode auxiliá-las em recolocações, entretanto, não é assim que funciona.

Já que o trabalho do Headhunter é específico para empresas, torna-se antiético para este profissional prestar serviços para pessoas físicas. 

Veja também:

O que é um headhunter?

Qual profissional contratar: Headhunter ou Jobhunter?

Este tópico é indispensável se você está em busca de um serviço para recolocação profissional

Antes de tudo, precisamos esclarecer uma informação: o termo “Headhunter” é utilizado erroneamente por profissionais do mercado. 

Muitas pessoas buscam por serviços de recolocação profissional e imaginam que os prestadores deste serviço são conhecidos como “Headhunter para recolocação”, entretanto, o profissional correto para auxiliar em uma recolocação é o Jobhunter ou assessores de recolocação profissional, encontrados em assessorias especializadas neste serviço. 

O profissional que é assessor de recolocação, ou Jobhunter, é especializado em auxiliar os profissionais em todas as fases da busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, passando por revisão de currículo, treinamento para entrevistas, busca ativa de oportunidades, aumento de visibilidade no Linkedin, etc.

Qual é o serviço ideal para pessoas físicas que buscam recolocação profissional

Se você é um profissional que está empregado e busca por uma movimentação de carreira, ou então você foi desligado e quer voltar ao mercado, o serviço ideal é a assessoria de recolocação profissional, e não um Headhunter. 

Reforçamos que os Headhunters não podem oferecer serviços de recolocação profissional para o mercado, pois isso é uma prática antiética.

A melhor escolha nestes cenários é a contratação de uma assessoria de recolocação profissional que conte com profissionais Jobhunters e assessores de recolocação especializados para executar o serviço. Além disso, é indispensável que a assessoria seja transparente e que conte com reputação positiva no mercado, como a driverh

Veja mais:

O que é um jobhunter?

Como contratar os serviços de jobhunter

Como contratar um headhunter para recolocação profissional

Como contratar Assessoria para Recolocação Profissional para Pessoa Física em 3 passos

Para finalizarmos, se você percebeu que o ideal são os serviços de uma assessoria de recolocação profissional especializado em pessoas físicas, então vamos indicar alguns passos para você escolher a melhor empresa para executar seu projeto de recolocação, confira: 

Opte por assessorias especializadas em recolocação profissional

Se você optou por contratar serviços completos para recolocação profissional, então pesquise por empresas especializadas neste serviço e que já contem com ótima reputação no mercado e anos de experiência. 

Na sua pesquisa, você encontrará diversos profissionais autônomos que prestam serviços de recolocação, mas também encontrará boas empresas que prestam assessorias completas. Tenha preferência sempre pelas empresas.

Indicamos a escolha de empresas porque profissionais autônomos podem estar em movimentação de carreira e fazendo apenas trabalhos temporários. Ou seja, enquanto o Jobhunter autônomo está sem projetos grandes com empresas, ele executa pequenos projetos para pessoas físicas, podendo assim deixar o profissional na mão a qualquer momento, por ser apenas um “projeto pontual”.

Avalie a metodologia de trabalho utilizado pela assessoria

Para prestar qualquer serviço relacionado a carreira e recolocação, a empresa precisa ter formatos de trabalho, metodologias e ferramentas para executá-lo.

Então, ao selecionar empresas que oferecem o serviço de assessoria para recolocação, não deixe de fazer as seguintes perguntas:

  • Como funciona o trabalho?
  • Quais são as etapas estipuladas para executar o serviço?
  • Quais são os prazos de entrega?
  • Existe um cronograma do serviço?
  • Quais serão as responsabilidades do contratante e da contratada?
  • Terão reuniões para alinhamento das expectativas? 

Cada uma destas perguntas refletem a metodologia e a transparência da assessoria e irão ajudar na escolha da melhor empresa para o trabalho.

Analise os cases de sucesso

Esta etapa é indispensável: peça para ver cases de sucesso da assessoria, independente  se os serviços prestados anteriormente foram simples ou complexos. 

Confira se a assessoria já foi contratada por outras pessoas para uma revisão ou criação de currículo ou mesmo se já teve assessorados dos quais aconselhou, assim, você poderá ver a opinião destas pessoas para fazer a melhor escolha da empresa.

Fique atento: se a empresa nunca executou serviços ou não tem nenhum case de sucesso, descarte-a da sua lista de contratação. Contratar empresas sem expertise neste mercado será como dar um tiro no pé: dificilmente você alcançará os resultados esperados e será um desperdício de tempo e dinheiro. 

Opte pelo serviço correto para a sua recolocação profissional 

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

 

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.