O Outplacement e a estratégia de employer branding

Você sabia que a empresa que oferece um programa de Outplacement aos seus colaboradores já está automaticamente reforçando sua estratégia de Employer Branding? 

Contratar uma Consultoria de Outplacement para dar suporte aos seus colaboradores desligados transmite uma mensagem forte de que a intenção da empresa é tratar os profissionais com respeito. 

Além disso, a contratação deste serviço demonstra aos colaboradores que ficam, que a organização realmente se preocupa com o bem estar dos mesmos e não os trata de forma descartável.

Pensando nisso, resolvemos criar um conteúdo especial para mostrar a relação entre o serviço de Outplacement e as estratégias de Employer Branding, que vêm sendo utilizadas com sucesso entre as melhores e maiores empresas do mercado e garantindo ótimos resultados, como mais retenção de talentos e maior satisfação dos colaboradores. Continue a leitura.

O que é Outplacement e sua importância 

O Outplacement é um serviço prestado por consultorias especializadas e tem como meta humanizar o processo de demissão das empresas, oferecendo benefícios que auxiliarão o colaborador desligado a buscar novas oportunidades e se preparar para o mercado de trabalho. 

O Outplacement ajuda a empresa e os profissionais antes, durante e depois da demissão, a fim de diminuir impactos negativos tanto na vida e carreira do ex-colaborador quanto na imagem da empresa.

O serviço conta com diversas etapas que vão desde suporte emocional aos colaboradores até mesmo o processo de recolocação profissional no mercado de trabalho.

Quais são as estratégias usadas no serviço de Outplacement

Os principais benefícios do Outplacement para as empresas é a garantia de mais satisfação e melhoria da experiência dos colaboradores. Além disso, elas também podem evitar processos trabalhistas, manter o clima organizacional positivo mesmo após cortes, fortalecer o Employer Branding (marca empregadora), conservar a imagem da empresa, entre outros.

Os colaboradores também acessam diversos benefícios ao serem contemplados com um programa de Outplacement, como: 

  • Processo de desligamento mais empático e humanizado, 
  • Apoio emocional e psicológico, 
  • Possibilidade de participar de treinamento e capacitações, 
  • Consultoria de currículo e Coaching para Entrevistas com o auxílio de profissionais especialistas em mercado de trabalho,
  • Indicação para vagas em novas empresas (maiores e melhores do mercado), 
  • Auxílio no processo de recolocação profissional
  • Entre outros. 

Portanto, os programas de Outplacement são elaborados para fornecer ao mesmo tempo suporte emocional e prático durante a recolocação dos colaboradores desligados. 

Veja abaixo algumas das estratégias e atividades práticas desenvolvidas ao longo de um programa de Outplacement:

  • Identificação de novas oportunidades potenciais, em segmentos e áreas corporativas diferentes ou complementares à atual;
  • Criação de um currículo eficaz que gere oportunidades de entrevistas alinhadas com os objetivos de carreira;
  • Aprimoramento de habilidades de entrevista e de narrativa de carreira;
  • Desenvolvimento e execução de um plano estratégico para busca de emprego no mercado de trabalho digital;
  • Desenvolvimento de relacionamentos eficazes com recrutadores e outros aliados na procura de emprego – dentro de consultorias de recrutamento e seleção e junto às empresas contratantes;
  • Gestão das redes sociais profissionais;
  • Desenvolvimento de estratégias para construir sua marca profissional e aumentar a credibilidade no segmento de atuação;
  • Avaliação de ofertas de emprego em potencial e planejamento de estratégias para negociação salarial.

Leia também: 

O que é Outplacement?

Outplacement – como funciona?

Employer Branding: o que significa?

Employer Branding é uma junção de estratégias e técnicas focadas em melhorar a experiência e a percepção dos profissionais em relação à empresa onde trabalham. Isso significa que esta estratégia reúne forças dos setores de Recursos Humanos e Marketing para entregar mais valor aos profissionais que trabalham em uma determinada empresa. 

O termo em inglês significa “marca empregadora” e surgiu nos anos 90, quando foi citado pela primeira vez por Simon Barrow (CEO da empresa People In Business) em uma conferência. 

Os benefícios do Employer Branding e como implementá-lo na empresa

As maiores e melhores empresas do mercado têm criado marcas empregadoras fortes através das estratégias de Employer Branding, e com isso agregam vários benefícios, tanto para a própria empresa, quanto para os colaboradores, como: 

Benefícios para a empresa

  • Atrair os melhores profissionais do mercado
  • Reter os melhores colaboradores na empresa
  • Melhor gestão da própria marca frente ao mercado
  • Maior destaque entre as empresas concorrentes
  • Melhoria da percepção da marca: dentro e fora da empresa
  • Divulgação espontânea da marca

Benefícios para os colaboradores

  • Mais engajamento
  • Mais produtividade no dia-a-dia
  • Melhor clima organizacional
  • Mais integração entre times e liderança
  • Mais e melhores benefícios profissionais
  • Mais valorização profissional

Como implementar estratégias de Employer Branding

Para criar e reforçar a marca da empresa, é necessário um trabalho extenso que possui várias etapas, principalmente porque envolve a revisão de todos os processos de Recursos Humanos e Marketing. 

Apesar disso, abaixo destacamos quais são as estratégias principais para iniciar a implementação do Employer Branding nas empresas: 

  • Fazer um diagnóstico do cenário da empresa através de pesquisas com os colaboradores atuais;
  • Alinhar e revisar o DNA da marca;
  • Revisar a cultura empresarial;
  • Criação de materiais para os candidatos e colaboradores que tenham as boas práticas da empresa, além dos principais fatores da cultura e DNA;
  • Criar a persona ideal para os futuros candidatos e profissionais da empresa;
  • Criação da Proposta de Valor ao Empregado (EVP);
  • Reforçar a divulgação da marca nas mídias digitais;
  • Contratar um programa de Outplacement;

Qual a ligação entre o Outplacement e sua estratégia de Employer Branding

Como vimos, o Outplacement é um serviço que ajuda a reforçar a estratégia de Employer Branding da empresa, por isso, a ligação destes termos é grande. 

Para a empresa, é importante manter sua reputação e relacionamentos positivos com todos os profissionais associados à marca, sejam eles colaboradores atuais, ex-colaboradores ou futuros (aqueles interessados em trabalhar na empresa). 

Uma empresa com bom histórico e uma marca respeitada pode ser danificada de forma surpreendentemente rápida por conta das mídias sociais, pois nada mais danoso para a imagem de uma empresa do que uma experiências negativa de desligamento sendo repassada boca a boca pelos seus colaboradores mais experientes e com maior credibilidade, como no caso dos gestores e executivos.

Por isso, recomendamos que a empresa que deseja evitar crises de imagem e construir e manter uma boa estratégia de Employer Branding (marca empregadora) mantenha uma postura e posicionamento coerente perante seus colaboradores, incluindo os que escolhe desligar. 

Lembre-se que quando um colaborador é desligado, o mesmo poderá deixar de atuar dentro da empresa, mas continua sendo um profissional atuante de uma área ou segmento específico do mercado, e experiências de desligamento negativas podem ser levadas à frente e infelizmente compartilhadas em novas oportunidades.

Conheça o programa de Outplacement da driverh

Você está em busca de um programa de Outplacement para sua empresa? Então conheça a driverh, que é uma das melhores empresas de Outplacement e recolocação profissional do Brasil.

Contamos com centenas de casos de sucesso no atendimento de colaboradores desligados, você e sua empresa podem conferir em nossa página de depoimentos a visão dos profissionais assessorados pela driverh.

Aqui na driverh, os colaboradores da sua empresa encontram um programa completo de Outplacement, que conta com um diferencial: ações voltadas ao mercado e que geram resultados concretos para suas carreiras e recolocação. Os assessorados do Outplacement da driverh têm acesso a uma rede de empresas e contatos prontas para receber as indicações de seus perfis.  

Para saber mais sobre a nossa metodologia de Outplacement, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, ou pelos telefones: (11) 3130 6975 ou (11) 9.5481 6647 (WhatsApp). 


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.