Soft Skills e Hard Skills: o que são, como responder na entrevista

O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo, exigindo muitos tipos de competências dos profissionais, desde as comportamentais quanto as técnicas e práticas, que podem ser conhecidas como soft e hard skills.

Ao considerar ambos os tipos de competências, os profissionais de recursos humanos garantem uma análise mais completa do candidato e fazem escolhas mais assertivas, contratando profissionais que realmente têm todas as características necessárias para exercer o cargo e trabalhar na empresa (fit cultural).

O profissional que passa por um processo seletivo, precisa identificar quais são suas próprias softs e hard skills e deve saber apresentá-las aos recrutadores da melhor forma possível, considerando cada tipo de entrevistador e fase do processo. 

Siga a leitura para aprender a demonstrar suas skills e garantir uma ótima performance na entrevista.

O que são soft skills

As soft skills são competências comportamentais e sociais. Como são relacionadas ao comportamento, elas são intangíveis e não podem ser quantificadas e comprovadas com diplomas e certificados.  

No geral, elas são mais dificeis de serem captadas em uma entrevista. Os recrutadores fazem dinâmicas e perguntas específicas para que entendam o perfil emocional, social e comportamental do candidato, a fim de identificar se ele corresponde às características necessárias para o cargo. 

Exemplos de soft skills: 

  • Inteligência emocional
  • Empatia
  • Resiliência
  • Senso crítico
  • Capacidade anaílica
  • Liderança
  • Capacidade de comunicação
  • Persuasão

Leia também:

A importância da inteligência emocional no trabalho

Como dar feedback de forma correta

O que são hard skills

As hard skills são competências tangíveis e que podem ser quantificadas, pois são habilidades técnicas que geralmente são comprovadas com cursos, faculdades, capacitações, certificações, etc.

Antigamente no mercado de trabalho, o profissional que tinha uma certificação de atividade técnica, já possuía o bastante para conseguir uma oportunidade de trabalho. Hoje, elas só serão úteis para a empresa se estiverem acompanhadas de fortes soft skills e fit cultural.

Exemplos de hard skills:

  • Cursos livres em geral de qualquer habilidade
  • Graduação, pós graduação, MBA
  • Certificação em áreas específica de programação e desenvolvimento de tecnologia
  • Fluência em uma língua estrangeira
  • Certificação em utilização de softwares e aplicativos

Leia também:

Como se preparar para uma entrevista em inglês

O que o mercado tem buscado em relação às soft e hard skills?

Antigamente, as competências mais requisitadas pelo mercado de trabalho eram as hard skills, pois as empresas buscavam profissionais que já sabiam executar alguma atividade e tinham certificação para comprovar tal habilidade. Nesse momento de mercado, poucos profissionais tinham acesso à educação, pois o que democratizou a educação e o acesso a informações, foi a tecnologia e a internet.

A partir do momento que mais profissionais têm acesso à formação, educação e informação, o mercado que se auto regula automaticamente, passa a enxergar como diferencial outros aspectos – no caso, os comportamentais e o fit cultural – na hora de tomar a decisão a respeito de uma contratação.

A visão atual dos executivos e gerentes é valorizar as características comportamentais dos profissionais e se houver algum gap técnico, capacitá-los com o desenvolvimento de hard skills, se forem necessários.

Apesar das soft e hard skills serem bastante discutidas nos dias de hoje, as empresas sentem grande dificuldade de encontrar profissionais verdadeiramente completos, que tenham os dois tipos de competências no mesmo nível. 

Leia também:

Entrevista de emprego: dicas para os diferentes tipos

O perfil do profissional mais buscado no mercado

Como demonstrar as skills na entrevista

Após identificar suas skills, você precisa entender como mostrá-las de forma correta durante a entrevista, afinal, é necessário mostrar traços importantes do seu comportamento em um curto período de tempo. Veja como fazer abaixo.

Enumere as soft skills essenciais para o cargo almejado

Como comentamos, as empresas têm valorizado bastante os soft skills, pois buscam cada vez mais por profissionais confiáveis e independentes. 

Antes de ir para a entrevista, busque por referências que expliquem qual é o perfil do profissional que executa o cargo que você almeja, pesquise todas as informações que puder, inclusive em dados da própria empresa, como redes sociais, site institucional, vídeos empresariais, etc. 

Com esses dados, alinhe qual devem ser as principais características para exercer o cargo (dentro da empresa específica) e faça uma auto análise para identificar se você já tem essas competências ou se precisa desenvolvê-las e qual o grau delas. Após isso, enumere ao menos 2 situações em que você usou essas soft skills em experiências anteriores no trabalho. 

Apresente cases que demonstram as skills na entrevista 

Antes da entrevista, indicamos fortemente que você avalie suas experiências profissionais passadas para notar quais foram as competências que você utilizou em cada momento em que você alcançou o sucesso em suas tarefas e desafios, sejam elas soft ou hard skills.

Através dessas experiências você irá apresentar, de forma organizada, suas competências na hora da reunião. Através do formato STAR  (Situação, Tarefa, Ação, Resultado), una seus melhores cases de sucesso e explique como você superou desafios utilizando suas habilidades

Seu diferencial será mostrar na entrevista que você uniu suas competências técnicas com seu perfil comportamental para então solucionar ou superar problemas na empresa.

Exemplos de questões onde você pode mostrar seu comportamento e habilidades em situações vividas dentro da empresa: 

  • Compartilhe uma experiência na qual você assumiu a responsabilidade por uma atividade que não fazia parte de suas atribuições;
  • Descreva uma situação em que precisou dar um feedback difícil para um colaborador da equipe. Como foi a abordagem? Quais foram os resultados? ​ 

Sempre mostre duas facetas

Na entrevista, mostre que você é muito habilidoso no trabalho que executa, mas que também tem o comportamento e perfil ideal para trabalhar na empresa.

Lembre-se que não é quantidade de cursos que você faz, mas sim como todo este conhecimento é aplicado e como você se comporta no dia a dia representando todo seu conhecimento técnico. 

Para ser aprovado em suas entrevistas, conte com a driverh

É essencial que candidatos estejam preparados para todos os tipos de entrevistas do mercado de trabalho, organizando suas experiências de uma forma eficiente e profissional – apenas dessa forma poderão se destacar em suas entrevistas e processos seletivos.

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.