O Perfil do Profissional de T.I. no Brasil - Parte 3

O Perfil do Profissional de T.I. no Brasil – Parte 3

Capítulo 2 – A aquisição de Tecnologia da Informação e sua relação com o mercado de trabalho

De acordo com Wainer (2003), a aquisição de T.I. por empresas visa o aumento da produtividade que o trabalhador terá ao ter maior acesso a ferramentas computacionais para executar suas tarefas, ou seja, o lucro que que será gerado à longo prazo.

As aquisições podem ter como objetivo a atualização de versões de sistemas já utilizados pela empresa, implantação de um sistema novo ou atualização de nova tecnologia de telecomunicações – essas aquisições modificam profundamente a estrutura das empresas que as adquirem, sendo necessário muitas vezes uma redefinição dos processos internos da empresa, assim como descritivos de cargos e salários, podem gerar demanda de profissionais que possuam experiência em trabalhar com a tecnologia e a necessidade da empresa capacitar os profissionais que atuarão como usuários ou como profissionais da área de T.I. de suporte.

O processo que irá implantar a tecnologia na empresa chama-se “projeto” e de acordo com PMI - Project Management Institute (PMI, 2012, p. 5), um projeto pode ser definido como “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo e o gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de atender seus requisitos”.

Ainda de acordo com PMI (2012), os grupos de processos na gestão de projetos são:

    1. Iniciação
    2. Planejamento
    3. Execução
    4. Monitoramento e Controle
    5. Encerramento

Durante cada diferente fase, haverá uma variação da quantidade e qualidade técnica de recursos humanos utilizados na operação.

Durante a fase de Iniciação e Planejamento haverá maior número de profissionais de TI que apresentem senioridade técnica e de gestão de Tempo, Custo, Qualidade, Risco e Escopo – são eles que irão organizar e decidir essas variáveis – quanto tempo, qual custo, com qual qualidade – aquisição de tecnologia será implantada.

Já durante a fase de execução, se terá maior número de profissionais especialistas, pois serão eles que implementarão a nova tecnologia e para isso, é necessário um grande conhecimento técnico da mesma – durante essa fase, a gerencia de projetos faz o Controle e Monitoramento de qualidade do que está sendo feito, além de observância aos prazos que foram estabelecidos para cada fase da implantação da nova aquisição tecnológica.

Durante a fase de encerramento, é muito comum que os especialistas em sua maioria sejam migrados para outro projeto na mesma empresa ou em outra – nessa fase perduram poucos especialistas, mas a grande maioria se trata de profissionais de suporte, pequenas melhorias e configurações – nessa fase, esses profissionais prestarão auxilio, suporte e farão pequenos reparos para os usuários da nova tecnologia na empresa.

Portanto, após o final da aquisição de uma tecnologia por uma empresa, será necessário que a mesma normalmente tenha um profissional capacitado para prestar suporte, e configurar melhorias em seus sistemas – esse profissional pode ser interno ou será apenas um ponto do focal que a empresa que vendeu a tecnologia disponibilizará (internamente ou remotamente).

Podemos então, definir o profissional de tecnologia como apontado pelo Guia do Estudante (2013):

"O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Ele avalia os sistemas de informação, segurança e bancos de dados, implementa sistemas de automação no gerenciamento da informação e determina estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também são de sua responsabilidade o diagnóstico de disfunções do sistema, a solução dos problemas de rede e a escolha dos projetos de informática que devem ser adotados na empresa. Para isso, ele deve estar sempre em dia com as novas tecnologias de informação e com os novos softwares do mercado (www.guia doestudante.com.br, 2013)"


A primeira parte da pesquisa, você encontra AQUI. 
A segunda parte - AQUI.