Os Bastidores de um Processo Seletivo

Os Bastidores de um Processo Seletivo

Você já parou para se perguntar como é criado e executado um processo seletivo? Quais são os passos anteriores da abertura da vaga para o mercado de trabalho?

Pois bem, esses steps anteriores à criação de uma vaga no mercado são -  nada mais, nada menos do que os principais pontos que irão definir o conteúdo do Job Description, o Fluxo do Processo Seletivo, e a Cadeia de Aprovação do Processo Seletivo. 

E adivinhe - é muito importante que você entenda o que exatamente influencia todos os aspectos das oportunidades que são abertas no mercado, pois esse entendimento irá te levar à um nível superior de compreensão das necessidades da empresa em relação à essa oportunidade, e saber disso -  é, e deve ser utilizado por você como uma vantagem competitiva durante todos os processos seletivos que você participar.

Parênteses: Publicamos na semana passada um vídeo no nosso canal do YouTube que aborda esse tema sobre os bastidores de um Processo Seletivo (para assistir, clique AQUI) e tivemos um retorno muito positivo de profissionais que pediram um conteúdo adicional sobre esse tema, então...

Vamos começar!

1 - O Conteúdo do Job Description

O conteúdo do Job Description é absolutamente dependente do planejamento estratégico da empresa. A forma com que uma empresa busca alcançar seus objetivos reflete no tipo de profissional que a empresa busca!

Você deve se perguntar o que a empresa busca alcançar com "o profissional descrito na oportunidade" - dependendo do seu nível de senioridade e experiência, apenas lendo o JD você poderá ter uma idéia do nível de maturidade daquela área especifica dentro da empresa e do que é esperado desse profissional que ocupará a vaga.

Esteja sempre alinhado com os objetivos da empresa, procure demonstrar que você não é apenas aderente à oportunidade, mas ao momento da empresa contratante.

2 - O Fluxo do Processo Seletivo

O fluxo do processo seletivo é outra característica que fica evidente em um JD. Dependendo do nível de senioridade da oportunidade, e do como ela está inserida dentro do organograma da empresa, você poderá ter uma idéia clara de como será o fluxo desse processo seletivo, e o tempo que esse processo demorará para ser concluído.

JDs escritos com um maior número de aspectos exclusivos (exclusão de pré-candidatos), são normalmente fruto de um fluxo mais organizado - a empresa sabe exatamente o que quer e espera desse profissional, fora que um JD bem escrito demonstra ser de uma empresa que leva a sério o trabalho de R&S.

Já um JD mal escrito e muito generalista, aponta para um fluxo desorganizado e uma empresa que não sabe exatamente o que quer, ou seja - maiores chances dessa oportunidade ser congelada ou cancelada.

Busque focar e gastar suas energias em oportunidades que estão estruturadas de uma forma mais organizada e você verá sua conversão da taxa de sucesso de entrevistas subir.

3 - A Cadeia de Aprovação do Processo Seletivo

A cadeia de aprovação do processo seletivo é outro aspecto que fica claro quando observamos um JD atentamente - as responsabilidades listadas e a obrigatoriedade de um idioma apontam para um contexto de reporte especifico dentro da empresa. Se a vaga pede por um profissional que fale fluentemente um idioma, provavelmente você encontrará um profissional de fora do BR que estará no fluxo de aprovação desse processo, pois provavelmente você trabalhará em parceria com esse profissional.

Basicamente, todas as pessoas que irão estar ligadas diretamente ou indiretamente e que estejam em uma posição de liderança participarão desse processo seletivo - portanto, fique atento às responsabilidades do JD que indiquem um fluxo de trabalho em parceria com outras áreas internas da empresa.

Quanto maior o nível de interação que você deverá ter com outras áreas, maior deve ser o seu nível de dinamismo e flexibilidade em seu discurso e comportamento na entrevista.

_______________________________________________________________________

Esses são os 3 pontos que são muito influenciáveis por aspectos estratégicos e características internas da empresa que abre uma oportunidade no mercado de trabalho - esses 3 pontos devem ser estudados para cada oportunidade, com o objetivo de que você alcance bons resultados em suas entrevistas.

Comente! Faça uma análise sobre a forma que você avalia oportunidades! Você tem prestado atenção nos JDs, ou tem se inscrito em oportunidades de forma automática e sem ao menos ler o conteúdo da vaga?

E, se inscreva em nosso canal do YouTube, pois teremos vídeos novos sobre Processo Seletivo todas as Terças e Quintas.