Na reta final de todo processo seletivo, você terá uma entrevista com o gestor da área contratante, ou o diretor, dependendo do nível do cargo para o qual você está se candidatando. Em todo caso, se você chegou até a entrevista final de um processo seletivo, é possível afirmar categoricamente que a empresa:
- Já concorda quanto à sua pretensão salarial;
- Está ciente de suas competências e habilidades;
- Conhece toda a sua trajetória profissional e principais cases de sucesso.
Contudo, agora que você chegou até a fase final deste processo seletivo, o que afinal de contas, está em jogo? A resposta é bastante simples e você vai entender lendo este artigo até o final.
Empatia e visão estratégica
A entrevista final, geralmente é feita por alguém que está dentro da sua área de negócios e quer conhecer o profissional com quem vai trabalhar. A expectativa desse gestor é falar sobre negócios, sobre o mercado.
Cargos como analista ou coordenador podem acabar tratando de assuntos mais operacionais. Entretanto, se você tem um nível executivo ou C-level, será necessário colocar na mesa seus conhecimentos atrelados à sua visão sobre o mercado.
Faça a sua pesquisa de mercado
Um outro ponto importante: se você chegou até a entrevista final, o seu entrevistador tem expectativas de que você saiba quais são os concorrentes, como eles atuam no mercado, quais os diferenciais competitivos, metas operacionais e de negócios da empresa, a estrutura, o relacionamento com o mercado, entre outros.
Portanto, você precisa ter um conhecimento melhor sobre como a empresa funciona internamente em relação ao mercado. Quanto mais você conseguir conversar de igual pra igual com um profissional executivo ou C-level, melhores são as suas chances.
Afinal de contas, você está dando uma amostra sobre como será seu relacionamento no dia a dia com esse profissional.
Exponha seu conhecimento de forma estratégica
Pode parecer chocante, mas é verdade: não basta ser bom, apenas.
Entender como as habilidades que você adquiriu com o tempo podem ajudar a empresa pela qual você está concorrendo a uma vaga, pode ser determinante para o sucesso de sua aprovação no processo seletivo.
Então, saia do mindset operacional e comece a demonstrar suas competências de forma mais estratégica.
O que você faria?
Uma das perguntas que são comuns neste tipo de entrevista é aquela que coloca o candidato em uma situação hipotética. Isso serve para testar seu processo de tomada de decisão e sua consideração em relação aos processos da empresa.
Exponha a sua proposta
Para este tipo de entrevista, como falamos no começo deste artigo, a empresa já sabe praticamente tudo o que precisa sobre você. Portanto, evite falar sobre salário e detalhes operacionais de sua contratação (deixe isso para o departamento pessoal, após a entrega de sua offer letter), e foque em falar sobre o que você tem a oferecer para esta empresa.
Ou seja, se você chegou a uma entrevista final, entregue a melhor proposta que você tem para a vaga e para a empresa. Apresente uma boa proposta e a remuneração e aprovação serão uma consequência.
© 2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.