Demissão em massa: como fazer corretamente

O setor de Recursos Humanos possui grandes responsabilidades no dia a dia, mas um dos maiores desafios ainda é a demissão de colaboradores.

Pensando em capacitar os responsáveis de RH, criamos este artigo focado principalmente na demissão de grupos de colaboradores, que é uma grande dificuldade enfrentada pelas equipes de RH mas que pode ser estudada e enfrentada de forma mais eficaz e menos traumática para ambos os lados, afinal, sabemos que é um cenário difícil tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

Siga a leitura para entender mais do que é a demissão em massa, como enfrentá-la e quais os principais cuidados que a empresa deve tomar.

Você sabe o que é demissão em massa? 

A demissão de um grupo de colaboradores, também conhecida como demissão ou dispensa em massa, é uma ação que a empresa toma quando está passando por um cenário delicado, como crises financeiras ou grandes mudanças estratégicas, a fim de reduzir significativamente o quadro de colaboradores de uma só vez.

Antigamente, para demitir um grande grupo de colaboradores de uma vez, as empresas precisavam fazer acordos e negociar diretamente com os respectivos sindicatos, a fim de minimizar os danos tanto na vida dos profissionais, quanto na economia.

Hoje, de acordo com as leis da CLT, a demissão em massa se iguala à demissão individual e garante assim todos os direitos comuns proporcionados ao trabalhador, como seguro desemprego (para os que têm este direito), indenização do FGTS, férias não gozadas, etc.

Motivos mais comuns que obrigam uma empresa a desligar um grupo de colaboradores

Os cenários mais comuns que levam as empresas a optarem pela demissão em massa são: 

  • Crise financeira: crises como a pandemia de 2020 devido a COVID 19 influenciam as finanças das empresas de todo o mundo, que optam por reduzir o quadro de colaboradores para se manterem no mercado;
  • Encerramento de atividades: como por exemplo por falência;
  • Aquisição de novas tecnologias: novas tecnologias agregam muito valor aos negócios, entretanto, elas substituem atividades humanas pontuais, levando assim à redução do quadro de colaboradores;
  • Fusão: União de duas empresas distintas para formar uma terceira empresa, ocasionando a unificação de diversos processos e cargos e assim ocasionando a redução do quadro de colaboradores;
  • Aquisição: Acontece quando uma grande empresa compra uma segunda, que geralmente é menor do que a primeira;
  • Turnaround: Grande mudança no direcionamento da empresa a fim de recuperar seu valor e retomar o crescimento;
  • Downsizing: redução de tamanho da empresa no geral para diminuição de despesas;

Cuidados que devem ser tomados antes de desligar um grupo de colaboradores

Mas afinal, como desligar um grupo de colaboradores? Agora que você já conferiu os principais cenários, vamos ver as melhores práticas desta ação: 

Reavalie todas as saídas possíveis 

Antes de desligar um grupo de colaboradores, pense em todas as saídas possíveis que podem adiar ou cancelar esta decisão. 

Para isso, vale fazer brainstorming com a equipe de RH e outros líderes, a fim de encontrar novas soluções para o desafio de reduzir o quadro de colaboradores. 

Definição do posicionamento e planejamento da demissão

Você e sua equipe não encontraram novas saídas para este desafio? Então está na hora de conversar sobre qual posicionamento a empresa irá tomar ao desligar um grupo de colaboradores. 

O ideal é que todos os envolvidos revejam qual é o real motivo para a demissão em massa (como crise, downsizing, fusão, etc.) e entendam qual será a mensagem que passarão aos profissionais que serão desligados e também para aqueles que ficarão na empresa, afinal, o posicionamento precisará ser apresentado para ambos.

O ideal é que a empresa seja o mais transparente possível e conte a verdade a todos os profissionais, a fim de deixar tudo esclarecido mesmo na demissão. Entretanto, caso exista um motivo que precisa ser omitido, como um projeto maior, então o posicionamento precisa ser alinhado entre o RH e os líderes responsáveis pelas demissões, a fim de seguirem o mesmo direcionamento e não existirem falhas na comunicação. 

Por fim, planeje como será feita a demissão em massa em relação ao dia, local e responsáveis, além de alinhar as questões burocráticas de cada colaborador.

Definição correta do responsável pelo anúncio da demissão

Destacamos este tópico pois é essencial a escolha correta do responsável para comunicar a demissão aos colaboradores. 

Os profissionais de RH devem ficar responsáveis somente pela parte burocrática da demissão, deixando a comunicação da mesma para os gestores de cada profissional ou time, afinal, são eles que fazem o acompanhamento diário dos colaboradores e que oferecem feedbacks, promoções, etc

Entretanto, os profissionais de RH podem ajudar a liderança oferecendo direcionamentos em relação à postura e posicionamento ideal para comunicar a demissão. 

Preparação para possíveis situações e perguntas após as demissões em massa

Além dos cuidados com a demissão em massa, a empresa precisa se preparar também para as situações que vão se desencadear a partir dela, como novas demissões espontâneas, questionamento sobre as escolhas dos colaboradores desligados, conversas paralelas em relação à situação financeira da empresa, descontentamento da equipe, clima negativo, etc. 

Para isso, novamente reforçamos a importância de obter um planejamento e posicionamento único, tanto para o time de RH quanto para a liderança da empresa, a fim de esclarecer todas as possíveis situações posteriores. 

Implementação de um programa de Outplacement em grupo

Por fim, a contratação de um programa de Outplacement em Grupo garante vantagens tanto para a empresa, quanto para os profissionais desligados, além de solucionar a maior parte dos desafios citados neste artigo. 

Este programa visa minimizar as situações negativas vindas da demissão em massa. Ou seja, através de profissionais especialistas em Outplacement, a consultoria escolhida oferece apoio à empresa desde os processos pré demissão, ajudando no preparo de todos os detalhes e inclusive dando direcionamentos de como conduzir a dispensa em massa.

Além disso, o Outplacement em Grupo também oferece suporte aos profissionais desligados, garantindo apoio emocional, oferecendo programas de capacitação e treinamentos e ainda auxiliando com a carreira destes colaboradores, através de indicações à oportunidades e ajuda com a recolocação profissional.

Ter um programa de Outplacement em Grupo implementado, além de auxiliar a empresa na hora de executar os processos de dispensa, também ajuda nos cenários pós demissão, como reforço na imagem da empresa e a redução do clima negativo, afinal, os profissionais que seguiram trabalhando na empresa sabem que os colegas de trabalho estão sendo assistidos mesmo no momento difícil. 

Resumidamente, o Outplacement em Grupo é muito válido para empresas que precisam desligar um grupo de colaboradores, mas querem oferecer mais apoio aos profissionais e humanizar todo o processo. 

Leia também: 

O que é Outplacement?

Outplacement – como funciona?

Conheça o programa de Outplacement da driverh

Você está em busca de um programa de Outplacement em Grupo para sua empresa? Então conheça a driverh, que é uma das melhores empresas de Outplacement e recolocação profissional do Brasil.

Contamos com centenas de casos de sucesso no atendimento de colaboradores desligados, você e sua empresa podem conferir em nossa página de depoimentos a visão dos profissionais assessorados pela driverh.

Aqui na driverh, os colaboradores da sua empresa encontram um programa completo de Outplacement, que conta com um diferencial: ações voltadas ao mercado e que geram resultados concretos para suas carreiras e recolocação. Os assessorados do Outplacement da driverh têm acesso a uma rede de empresas e contatos prontas para receber as indicações de seus perfis.

Para saber mais sobre a nossa metodologia de Outplacement, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, ou pelos telefones: (11) 3130 6975 ou (11) 9.5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

driverh
driverh