Quem busca se recolocar em uma posição de gestão no mercado, pode acabar encontrando algumas dificuldades específicas que são muito comuns em processos seletivos de gestores, supervisores e coordenadores. É importante que o profissional que esteja em busca de posições de gestão saiba que os processos seletivos e entrevistas para a área de gestão são completamente diferentes do que os processos para vagas de analista e especialista.

Portanto, o artigo de hoje é uma excelente fonte de dicas e orientações do mercado de trabalho para:
  • Analistas que procuram entender as expectativas de uma empresa em relação ao seu próprio posicionamento quando for concorrer por vagas de gestão;
  • Gestores que procuram fazer uma autoavaliação tanto de seus processos quanto de sua atuação numa atual ou futura recolocação profissional;
  • Profissionais em fase de transição para a área de gestão.

O processo seletivo para uma vaga de gerente/ gestão

Os processos seletivos para gestores são comumente mais bem estruturados, uma vez que envolvem muitos riscos e questões impactantes para o resultado da empresa. Dessa forma, a empresa tem um cuidado maior na hora de definir o profissional ideal para a vaga (job description), tendo em vista o histórico da empresa, a concorrência e todo o ambiente do mercado.

Estes processos de gestão possuem normalmente fases bem definidas. O profissional que disputa uma vaga de gestão normalmente vai passar por entrevistas com 4 ou 5 tomadores de decisão diferentes. Ou seja, é interessante estar preparado para um processo que tem muitas fases complexas.

Além disso, é importante ressaltar que a visão de cada entrevistador a respeito do seu perfil e o que eles vão reportar sobre a sua entrevista para os superiores têm sempre relevância – independente de seus cargos.

De gestor para gestor

Em um processo seletivo para uma posição de gestão, as perguntas e a avaliação são feitas em cima da visão que esse profissional tem sobre pautas voltadas à gestão. Não entenda uma oportunidade de gestão como um processo seletivo no qual a pessoa que será aprovada é a que mais sabe sobre aspectos táticos do dia a dia do trabalho.

Exemplo:

O futuro gerente de uma fictícia área de marketing não é aquele que sabe fazer uma pesquisa de mercado com maestria e domina cada fase e etapa da mesma, mas sim, o profissional que tem uma visão estratégica da razão pela qual essas pesquisas devem ser feitas, como devem ser feitas e com qual parceiro deverá ser feito. Além disso, esse gestor compreende a importância dessa pesquisa para o próximo passa da empresa, quais e como esses dados devem ser reportados para a alta gestão da empresa.

Esse profissional não é um especialista, e não deve se vender como tal, pois não estará sendo avaliado como especialista, mas sim, como gestor, um profissional que tem uma visão holística da empresa, seus serviços e produtos, concorrência de mercado e tendências globais (oportunidades de desenvolvimento da empresa).

Saiba se vender de acordo com a vaga que concorre

Em uma entrevista para a área de gestão, evite vender-se como um especialista. Neste momento, a empresa espera de você um posicionamento que não é tático, mas estratégico, de gestão.

Visão ampla

No fim das contas, obter uma visão ampla de tendências de mercado pode ser a chave para o sucesso na sua carreira de gestão. Antes de participar da entrevista, procure saber o que os concorrentes dessa empresa estão fazendo, como estão atuando, e isso vale para as empresas que estejam fora do Brasil também.

Nesse sentido, a participação em eventos são muito úteis. Ao participar de encontros, seminários, workshops e afins, o profissional que busca por uma posição de gestão, conhecerá pessoas com conteúdo real e histórias de sucesso que foram implementadas em outras empresas que são referência no mercado.

Como levar a empresa para o próximo passo?

Gerentes são entrevistados por altos executivos, ou seja, profissionais extremamente objetivos. Eles querem identificar durante a entrevista se o profissional consegue acompanhar o forte ritmo de seu próprio trabalho. As entrevistas com executivos envolvem uma objetividade muito grande, conectada com uma grande capacidade de gerar empatia e confiança.

Portanto, esteja preparado para passar muita credibilidade durante sua entrevista.

Faça a seguinte pergunta: como através da minha posição Y eu posso levar a empresa para o próximo passo?

Algumas empresas têm inclusive nos relatórios de investimento, as suas as metas de médio e longo prazo. É interessante ler este material caso ele esteja disponível no site da empresa que você está participando do processo seletivo, e além de ler esse material, utilize esse conteúdo quando estiver interagindo com um executivo.


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

driverh
driverh
💬 Precisa de ajuda?
✨ Olá, seja bem vindo(a) à driverh!

Você é gestor e busca uma nova posição no mercado?

Conheça nossos serviços.