Devido à pandemia mundial ocasionada pelo coronavírus e a grande pausa que diversos mercados tiveram que fazer, milhares de empresas entraram em situações financeiras muito delicadas, onde tiveram que buscar opções para manter as atividades, como por exemplo fazer redução de despesas e diminuir o quadro de colaboradores.
A fim de auxiliar a economia e manter o mercado de trabalho ativo apesar dos desligamentos, o governo criou um incentivo às empresas, relacionado à multa do FGTS e também a fim de incentivar a contratação de empregos formais, com carteira assinada.
Leia o artigo para entender mais sobre esta notícia e como sua empresa pode aproveitar o incentivo oferecido.
O fato: as empresas que auxiliarem colaboradores desligados em sua recolocação profissional terão incentivo no FGTS
De acordo com informações na mídia que circularam em março de 2021, o governo quer dar um incentivo às empresas que apoiarem a recolocação profissional dos seus colaboradores desligados..
Segundo o Estadão/Broadcast, a empresa que demitir um colaborador, mas apoiá-lo em sua recolocação profissional através da contratação de serviços especializados na busca de vagas e candidatos, receberá o incentivo de redução da multa do FGTS: em vez de ser 40%, ela cairá para 20%.
É importante frisar que o desconto só é concedido se o profissional for recontratado com o auxílio do serviço oferecido pela empresa anterior.
Leia também:
Como funciona a recolocação profissional
O que é uma assessoria para recolocação profissional?
Quais serão os benefícios oferecidos às empresas contratantes?
Além do incentivo oferecido à empresa que demitiu o profissional mas que o auxiliou com sua recolocação, as empresas que efetuarem a contratação destes profissionais também obtém incentivos.
Se uma empresa contratar um profissional que ainda está no prazo de aviso prévio, ela poderá recolher uma alíquota mensal menor do FGTS: a contribuição mensal para o fundo de garantia cairá de 8% para 2% no período do aviso.
Quais são as regras para conseguir o incentivo no FGTS?
Vamos enumerar abaixo algumas das principais regras relacionadas ao incentivo, confira:
Regras e informações para empresas
- O serviço especialista para ajudar na Recolocação Profissional deve ser contratado pela empresa que demitiu o colaborador durante o período de aviso prévio do mesmo (de 30 até 90 dias);
- Para garantir o incentivo no FGTS, as empresas deverão comprovar a contratação do serviço para prestar o suporte para a recolocação profissional;
- Para empresas contratantes reduzirem a alíquota mensal de contribuição do fundo de garantia de 8% para 2%, elas devem contratar um trabalhador que está dentro do período de aviso prévio;
- Empresas que demitirem profissionais antes deles finalizarem o período de 12 meses trabalhado, precisarão pagar o reembolso da diferença da contribuição do fundo de garantia que não foi recolhida, que é 6%;
- Empresas que manterem os profissionais por mais de 12 meses, serão isentas de pagar tal reembolso;
Regras e informações para profissionais
- O profissional que conseguir recolocação profissional ainda no prazo de aviso prévio vai receber 50% do valor referente à sua primeira parcela do seguro-desemprego;
Quais são os serviços que ajudam na recolocação profissional?
Como você viu, o governo criou incentivos para aquecer o mercado e que ajudam os profissionais a obterem suporte especialista para se recolocarem no mercado de trabalho. Mas afinal, quais são os serviços que prestam esta ajuda?
Abaixo vamos apresentar os dois principais: os serviços de um Jobhunter ou então o serviço de Outplacement.
Jobhunter
O Jobhunter é um profissional especialista em encontrar oportunidade no mercado de trabalho.
Trabalhando de forma focada com um profissional, ele primeiramente analisa a carreira e revisa seu posicionamento no currículo e Linkedin. Em seguida, o Jobhunter foca seus esforços em melhorar a visibilidade do profissional nas redes sociais, a fim de encontrar as melhores oportunidades de trabalho para ele, de acordo com suas expectativas e objetivos.
Este é um serviço que pode ser considerado para auxiliar a recolocação profissional. Leia mais sobre ele:
Como contratar os serviços de Jobhunter
Contratação do serviço de Outplacement
Com o foco de oferecer um processo de desligamento mais humanizado, as empresas têm contratado serviços de Outplacement, que é um programa que envolve várias etapas que tem como objetivo dar suporte emocional e profissional ao colaborador desligado.
Ou seja, através de etapas como aconselhamento, treinamento, coaching, capacitação, revisão de carreira, ajustes em currículo e LinkedIn e ainda direcionamento e indicações a novas vagas, as empresas que oferecem os serviços de Outplacement costumam ser consultadas especialistas em carreira e recolocação profissional.
Leia mais sobre este serviço:
Conheça o programa de Outplacement da driverh
Quer garantir incentivos do FGTS para sua empresa? Então conheça os serviços da driverh, que é uma das melhores empresas de Outplacement e recolocação profissional do Brasil. Contamos com centenas de casos de sucesso, que você pode conferir em nossa página de depoimentos enviados por nossos assessorados.
Aqui na driverh, os colaboradores da sua empresa encontram um programa completo de Outplacement, que conta com um diferencial: ações realmente eficientes que geram resultados concretos para a carreira do profissional.
Isso quer dizer que os assessorados do Outplacement da driverh não recebem apenas apoio psicológico, mas também têm acesso a uma rede de empresas e contatos prontas para receber indicações de seus perfis.
Para saber mais sobre a nossa metodologia de Outplacement, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, ou pelos telefones: 11 3130 6975 ou 11 9.5481 6647.
©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.