Outplacement para executivos: o que realmente importa?

As empresas que tem em sua cultura melhorar o bem estar dos colaboradores e humanizar seus processos, sem dúvidas precisam aderir um programa de Outplacement.

Com o principal objetivo de humanizar e minimizar os impactos negativos das demissões, o Outplacement entra como grande benefício nas empresas e aliado das equipes de Recursos Humanos. 

O Outplacement para executivos

O programa de Outplacement é recomendado para qualquer cargo, entretanto, ele é extremamente indicado principalmente para cargos de alta gerência, como gerentes e executivos

Neste artigo explicaremos os desafios na recolocação profissional dos executivos e como o programa de Outplacement pode ajudar, colaborando tanto com a carreira do profissional desligado, quanto com a imagem da empresa. Siga a leitura para entender. 

Desafios na recolocação de executivos

Executivos de grandes empresas geralmente passaram anos se esforçando para alcançar este cargo. São profissionais extremamente eficazes, com foco na entrega de resultados e que possuem muita experiência e conhecimento no mercado onde atuam. 

Como tantos atributos, você deve estar pensando que “este tipo de profissional consegue se recolocar facilmente no mercado de trabalho”, entretanto, não é assim que funciona. Aliás, este profissional é um dos mais complexos para se recolocar. 

Existem vários desafios existentes na recolocação profissional de executivos, como: 

  • Poucos cargos disponíveis de executivos no mercado de trabalho;
  • Salários altos e muitos benefícios ;
  • Profissional há muitos anos longe do mercado de trabalho, desacostumados a buscarem emprego;
  • Profissional muito focado em um segmento de mercado, reduzindo assim a quantidade de oportunidades de trabalho;

Leia também: 

Recolocação profissional de gerentes

Motivos para aderir um programa de Outplacement para executivos 

Acima citamos diversos desafios que os executivos enfrentam quando voltam ao mercado de trabalho e qualquer um deles já poderia ser um motivo para as empresas aderirem a um programa de Outplacement.

Um dos fatores principais que a equipe de Recursos Humanos e alta gerência precisam ter em mente é que os executivos são peça-chave para a corporação mas também possuem a recolocação mais complexa do mercado, por isso merecem atenção redobrada caso tenham que ser desligados. 

Pensando nisso, além de principalmente auxiliar o profissional executivo que dedicou anos de trabalho à corporação, ao contratar um programa de Outplacement, a empresa também garante: 

  • Melhoria na própria imagem;
  • Humanização do processo de demissão;
  • Benefício extremamente importante para o colaborador;
  • Minimiza os fatores negativos em um processo de demissão;
  • Mantém o clima organizacional tranquilo e sem mal entendidos; 
  • Garante o bem-estar do colaborador mesmo após a demissão;
  • Assegura que a recolocação do executivo será mais prática e eficaz; 
  • Garante o desenvolvimento da carreira do profissional desligado;

O que realmente importa no Outplacement para executivos

O programa de Outplacement traz benefícios indispensáveis tanto para a empresa contratante, quanto para o profissional que é demitido. 

Como dissemos anteriormente, o executivo é um dos cargos mais difíceis para recolocar no mercado, por isso, precisa de muita atenção e também de um programa de Outplacement totalmente especializado para ele. 

Geralmente, os programas de Outplacement possuem etapas que fazem grande diferença na carreira de qualquer profissional, entretanto, alguns deles são indispensáveis para os executivos. Em seguida destacamos os serviços que realmente importam para os executivos que passam por um programa de Outplacement:

Apoio total antes, durante e após a demissão

O programa ideal de Outplacement de Executivos precisa oferecer suporte para a empresa e para o profissional durante todo o processo de demissão. Isso significa que precisa ajudar em todas as etapas, oferecendo o melhor direcionamento para cada parte do processo. 

Os melhores programas ajudam desde o planejamento da demissão, recomendando quanto tempo antes ela deve ser planejada, auxiliando na organização de burocracias e direitos trabalhistas, etc. 

É importante ainda que o programa de Outplacement auxilie no planejamento do discurso da demissão, apontando qual é o posicionamento ideal para a empresa tomar. 

Por fim, o programa também deve ser responsável pelo pós demissão, que é de fato quando o suporte ao profissional desligado se inicia. 

Resumidamente, a empresa deve contratar um programa de Outplacement que será um verdadeiro parceiro do setor de Recursos Humanos e que garante apoio total durante todo o processo de demissão.

Leia também: 

Outplacement – como funciona?

O que é Outplacement?

Contar com profissionais de recolocação profissional de alto nível

Além de oferecer suporte completo durante todas as etapas, a empresa que oferece o programa de Outplacement deve ser formada apenas por profissionais de alto nível, como Headhunters e recrutadores com muita experiência de mercado, Coaches, psicológicos, profissionais especializados em recursos humanos, etc. 

Estes profissionais guiarão todo o programa de Outplacement e executarão uma das partes mais importantes do processo: auxiliar na reciclagem profissional do executivo.

Pensando nisso, a empresa contratante precisa avaliar a experiência dos recrutadores e Headhunters do programa de Outplacement e contratar profissionais de alto nível, pensando principalmente que eles vão lidar também com um profissional de alto nível, que são os executivos. 

Leia também:

Semelhanças entre candidato e entrevistador

O que é um Headhunter?

Atendimento personalizado

Para garantir que o programa de Outplacement será eficaz e trará resultados na vida do Executivo, é essencial que a empresa contratante garanta atendimento personalizado.

Isso significa que o ideal é que o programa de Outplacement seja aplicado de forma individual e totalmente focada no perfil do profissional que está sendo desligado, garantindo o apoio total às suas necessidades durante um longo período, que pode ser de 2 a 12 meses.

Ao oferecer um atendimento e programa personalizado, o executivo receberá  direcionamentos pensados em seu cargo e mercado. Além disso, ele será guiado a avaliar toda sua carreira para que o programa a direcione da melhor forma possível.  

Conheça o programa de Outplacement da driverh

Você está em busca de um programa de Outplacement para sua empresa e seus colaboradores? Então conheça a driverh, que é uma das melhores empresas de Outplacement e recolocação profissional do Brasil. 

Contamos com centenas de casos de sucesso no atendimento de colaboradores desligados, você e sua empresa podem conferir em nossa página de depoimentos a visão dos profissionais assessorados pela driverh.

Aqui na driverh, os colaboradores da sua empresa encontram um programa completo de Outplacement, que conta com um diferencial: ações voltadas ao mercado e que geram resultados concretos para suas carreiras e recolocação. Os assessorados do Outplacement da driverh têm acesso a uma rede de empresas e contatos prontas para receber as indicações de seus perfis.  

Para saber mais sobre a nossa metodologia de Outplacement, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, ou pelos telefones: (11) 3130 6975 ou (11) 9.5481 6647 (WhatsApp). 


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.