O que é um coach para recolocação profissional?

Você já ouviu falar no serviço de coach para recolocação profissional? 

Este serviço, que tem como objetivo desenvolver as habilidades de profissionais a fim de garantir melhorias em suas carreiras, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado especializado de recolocação profissional, e por isso explicaremos mais sobre este serviço neste artigo. Continue a leitura. 

Como surgiu o termo “coach para recolocação profissional” no mercado de trabalho?

O termo “coach” em inglês significa “treinador”. Em 1990, quando o termo coach chegou ao Brasil, novas empresas estavam surgindo e os empreendedores da época buscavam treinamentos e capacitações focados em habilidades comportamentais como comunicação, negociação, produtividade e etc. 

Em paralelo, outros empreendedores adaptaram a demanda destas empresas e criaram cursos e consultorias empresariais focadas no desenvolvimento destas habilidades que o mercado demandava. Assim se deu o início do coaching no mercado brasileiro.

Existem diversos tipos de coaching, que focam em determinadas áreas da vida (como coach para recolocação profissional, carreira, vendas, liderança, relacionamentos, comunicação, etc.), mas no geral os métodos utilizados para o desenvolvimento das habilidades foram construídos a partir de vários campos de estudos, como gestão de pessoas, programação neurolinguística (ou PNL), administração, psicologia, entre outros. 

Abaixo falaremos sobre o serviço de coaching para recolocação profissional e como o mesmo pode auxiliar em sua recolocação.

O que é, e o que faz um coach para recolocação profissional?

O coach para recolocação é um serviço focado no desenvolvimento de habilidades e competências que concentra-se unicamente na empregabilidade e na carreira de uma pessoa.

Ou seja, através de sessões, o “coach” (profissional especialista no processo de Coaching) ajuda seu cliente a entender e visualizar de forma mais assertiva seus próprios objetivos, desejos e necessidades e o conduz para a direção profissional mais correta, de acordo com seu próprio perfil, necessidades e aspirações profissionais.

Isso não quer dizer que o coach para recolocação profissional faz o trabalho de buscar ativamente por novas oportunidades no mercado de trabalho, mas sim fica responsável por cuidar de uma etapa “pré” recolocação, auxiliando com o posicionamento do profissional e o fazendo entender melhor onde suas próprias escolhas poderão levá-lo. 

Alguns dos serviços incluídos no processo de coach para recolocação profissional são: 

  • Análise do momento da carreira do profissional
  • Análise do histórico profissional e de experiências anteriores
  • Revisão de aspirações e objetivos
  • Análise de competências técnicas e comportamentais 
  • Apontamentos para desenvolvimento de soft e hard skills
  • Criação de plano de ação para carreira

Quem pode contratar o serviço de um coach para recolocação? 

O serviço de coach para recolocação profissional pode ser contratado por qualquer pessoa que esteja passando por mudanças na carreira, seja buscando por uma transição (mesmo ainda empregada) ou o profissional que foi desligado e precisa retornar ao mercado através de uma recolocação

Ou seja, o foco da prestação deste serviço são pessoas físicas que buscam por mudanças profissionais.

Coach para recolocação profissional x Job hunter: Principais diferenças 

Sabemos que quando se trata de recolocação profissional e carreira, existem diversos tipos de profissionais que prestam serviços ligeiramente diferentes, e aqui gostaríamos de diferenciar estes dois: Coach para Recolocação Profissional e o Jobhunter. 

Podemos separar cada um destes profissionais de recolocação profissional por etapas: o coach é focado na “pré” recolocação, onde o cliente está em busca de um direcionamento sobre sua carreira e precisa desenvolver habilidades que vão agregar em seu perfil e profissional e assim alavancar sua carreira.

Já o Jobhunter cuida da operação da recolocação e é focado em resultados objetivos, ou seja, após o profissional fazer seu preparo com o Coach, ele pode seguir com o trabalho do Jobhunter, que cuidará da parte prática e ajudará com a busca de oportunidades, com o aumento de visibilidade do currículo, com indicações assertivas para vagas abertas e confidencias, com o preparo para entrevistas, com etc. 

Ou seja, os trabalhos se complementam para auxiliar o profissional em sua recolocação profissional. Enquanto o Coach prepara e desenvolve o profissional para a nova fase em sua carreira, o Jobhunter coloca em prática todo o desenvolvimento e conhecimento agregado no coach para encontrar melhores oportunidades ao profissional.

Veja mais: 

O que deve ser considerado antes de contratar um coach para recolocação profissional 

Todo processo de coach desenvolve as habilidades das pessoas, e isso nem sempre pode ser mensurado em tempo ou em táticas objetivas. 

Além disso, o processo de coach depende totalmente da disciplina e aplicação do cliente, afinal, o processo é focado no direcionamento de carreira e na melhoria de habilidades, mas sem a dedicação os resultados esperados podem não vir. 

Ou seja, se você profissional está em busca de um processo de recolocação que traga resultados objetivos, através de indicações assertivas e do aumento de visibilidade de perfil frente ao mercado, então o Coach para Recolocação Profissional pode não ser o serviço correto para você. 

Se você precisa ampliar sua rede de networking e ter acesso a processos seletivos de grandes empresas (sejam eles abertos ou confidenciais),  então o serviço correto para você é Assessoria para Recolocação Profissional.

Entenda mais desse serviço: 

Contrate o melhor serviço para você de acordo com o momento da sua carreira 

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.