Quero mudar de emprego: conto ao meu gestor?

Afinal, quando um profissional está buscando uma nova oportunidade no mercado, deve ou não – contar ao seu gestor direto?
Ser transparente é realmente a melhor decisão a ser tomada? Como considerar a empresa e o time nessa tomada de decisão?

Nesse artigo, você encontrará algumas considerações para que você possa tomar a melhor decisão para sua carreira e sua empresa atual.

Reflita sobre a natureza de seu relacionamento com seu gestor

Em primeiro lugar, procure avaliar como se dá a relação direta com seu gestor. Avalie se ele é aberto a conversas que não o favorecem, e tente se lembrar como ele tratou casos semelhantes no passado. Caso você identifique que existe uma possibilidade de conversa transparente, deixe para conversar sobre o tema quando o seu processo seletivo estiver absolutamente adiantado e prestes a ser encerrado com você como contratado.

Porém, se você for um gestor de uma operação complexa, e se sua ausência for impactar consideravelmente e negativamente a operação da empresa e o time, recomendamos que você seja transparente sobre sua avaliação do mercado com uma certa antecedência, mas não há necessidade de ser explícito. Nunca conte detalhes de processos que esteja participando.

Seja discreto

Se você optar por não contar ao seu gestor que está procurando uma nova oportunidade, certifique-se de ser discreto e respeitoso em seu ambiente de trabalho. Em resumo: não use a Internet da empresa para procurar novas oportunidades e trocar e-mails com possíveis empresas contratantes (muitos empregadores controlam o uso das redes) e, caso precise fazer ou receber uma ligação, faça isso de seu celular e, de preferência, fora do prédio.

Evite divulgar explicitamente nas mídias sociais que você está procurando novas oportunidades de trabalho. Os empregadores potenciais podem considerar sua falta de discrição como uma falta de empatia com seus gestores e equipe.

Conheça a assessoria para mudança de empresa da driverh

Caso você esteja empregado e buscando uma nova oportunidade, conheça a assessoria de Transição Profissional da driverh – nossa especialidade é promover nossos assessorados empregados de forma absolutamente profissional, competitiva e de uma forma que preserva suas credibilidade no mercado.

Para concluir, é importante citar que Independentemente do que você decidir, não se esqueça de manter o seu profissionalismo e trabalhar da melhor maneira possível até o dia em que aceitar uma proposta profissional. A sua atitude sobre como você deve lidar com as últimas semanas ou meses dentro da companhia pode contar positivamente pela sua reputação e credibilidade profissional.


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.