Como e por que empoderar seus colaboradores 

Delegar não é uma missão fácil. Atualmente, a maioria dos líderes sofre grande pressão ao serem tomadores de decisões nas empresas e a principal questão é: a quantidade de decisões a serem tomadas é imensa. De acordo com pesquisa da Mckinsey, as tomadas de decisão tomam 70% do tempo de executivos em nível de diretoria. 

Para poder superar o desafio mundial que foi a pandemia, muitas empresas uniram as forças de líderes e colaboradores-chave para se reestruturarem, a fim de criar redes de equipes para otimizar a produtividade, gerar soluções mais rapidamente e ainda obter novas opiniões em tomadas de decisões, a fim de combater a dificuldade de tomadas de decisões em curto período de tempo e com a ausência de dados.

Este movimento demonstrou a importância de empoderar os colaboradores a tomarem decisões e provou aos líderes que não precisam centralizar este tipo de missão, podendo sim compartilhar com profissionais de confiança, que também farão um bom trabalho.  Siga a leitura para entender mais vantagens em empoderar colaboradores. 

Desafios da liderança ao delegar decisões

Falta de informações oferecidas aos colaboradores 

Um dos maiores desafios que notamos entre os líderes que delegam decisões é a falta de informações e direcionamento aos colaboradores. 

Como dissemos, muitas empresas adotaram o movimento de delegar decisões mais específicas para colaboradores mais próximos e integrados da decisão em si. Entretanto, quando precisam de fato tomar tal decisão, os colaboradores não sabem quais são seus limites, o que podem de fato fazer e qual a opinião do seu líder. 

Aplicar microgestão em todos os casos

Outro desafio que precisa ser enfrentado é a microgestão. Devido à insegurança dos líderes e por imaginar que os colaboradores podem não tomar as melhores decisões por não terem as capacitações necessárias, a liderança  faz a microgestão e assim perde um dos benefícios de delegar tomadas de decisões que é a otimização do tempo. 

Uma forma de superar este desafio é capacitando os colaboradores, pois desta forma não precisarão de microgestão, serão mais independentes e saberão lidar melhor com tomadas de decisões. Falaremos mais abaixo sobre esta questão. 

Leia também: 

5 dicas de liderança para se tornar um gestor autêntico

Como delegar tarefas corretamente

Como implementar e incentivar a delegação de tarefas aos colaboradores  

Definir estratégias e os papéis entre líderes e colaboradores

Para que os líderes possam delegar decisões e receber resultados efetivos, todos envolvidos precisam estar alinhados em relação aos objetivos da empresa. 

Se toda a equipe estiver caminhando pela mesma direção e entender quais são as metas de curto, médio e longo prazo da organização, a delegação de tarefas se tornará mais prática e obterá resultados mais assertivos. 

Além disso, é necessário deixar claro quais são os papéis de cada líder e colaborador, estabelecendo os limites de cada um e definindo qual deve ser a contribuição de cada pessoa na determinada decisão. Sem esta definição, as decisões serão adiadas e as soluções não serão tomadas no prazo exigido. 

Incentivar a cultura de empoderamento de colaboradores

Os líderes que querem delegar tomadas de decisões precisam entender que não podem fazer isso de forma espontânea e inesperada.

O empoderamento dos colaboradores precisa ser incentivado a todo tempo e precisa estar enraizado na cultura da empresa, para que estes estejam verdadeiramente prontos para liderarem soluções específicas e saberem tomar as melhores decisões, pensando sempre em prol de toda a empresa. 

Capacitar os colaboradores 

Além do empoderamento e independência, é interessante incentivar também a capacitação frequente dos colaboradores, principalmente aqueles mais engajados e que já apresentam um perfil de liderança.

Ao capacitar estes profissionais e prepará-los estrategicamente para tomadas de decisões pontuais, a organização garante grande assertividade nos resultados e maior integração entre liderança e equipes. Um exemplo de capacitação importante seria a de resolução de problemas.  

Esta iniciativa precisa vir da liderança em questão, que deve apresentar a importância e as vantagens em delegar e empoderar os colaboradores e assim garantir o investimento e tempos necessários para treinamentos e capacitações. 

Processo de Recolocação de Executivos: Conte com a assessoria da driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.