Você quer saber como fazer um plano de carreira? Então está no lugar certo.
Quando consideramos o mercado atual, em que as empresas têm um budget cada vez mais enxuto e restrito em termos de investimentos, infelizmente, uma das primeiras iniciativas a serem cortadas são as de desenvolvimento profissional e plano de carreira.
Portanto, todo profissional deve adotar uma atitude proativa e independente em relação ao seu plano de carreira, sem ficar dependendo de conversas internas na empresa, ou incentivos de gestores diretos.
Adicionalmente, quando pensamos em profissionais que estão em busca de uma recolocação ou uma movimentação profissional (transição profissional), essa afirmação se torna uma realidade absoluta, afinal, o profissional está apenas sem um contrato de trabalho, mas não deve se esquecer de planejar e desenvolver sua carreira.
Por esse motivo, a driverh estruturou um guia para o desenvolvimento de um plano de carreira que pode ser utilizado por profissionais de diferentes senioridades e segmentos do mercado corporativo. Veja abaixo o nosso passo a passo:
Determine quais são suas metas e achievements
Veja o exemplo abaixo.
Meta: Assumir uma posição de Gestão Comercial Sênior em 3 anos.
Achievements:
- Desenvolver um relacionamento de confiança e rentável com distribuidores, gerando um resultado médio de X a cada trimestre, durante ao menos 3 anos.
- Aumentar em 15%/ano o resultado de contas estratégicas, através de incentivos diretamente no ponto de venda, gerando uma maior entrada e um relacionamento rentável para ambos os lados.
- Capacitar e treinar 15 colaboradores para que sejam multiplicadores chave de subgrupos, gerando um saving de tempo na interface com colaboradores indiretos e terceiros – Utilizar esse saving de tempo para interface com a liderança C-Level da companhia.
- Planejamento de sucessão de liderança: Aprofundar em uma mentoria com 3 colaboradores que deverão atingir resultados específicos para uma possível promoção.
Procure por pontos cegos em sua performance
Aumente sua produtividade a cada mês
Liste todas as suas atividades profissionais e documente o tempo e energia gasto para executar suas atividades, inclusive as negociações (com seu time, pares e clientes) e as atividades de gestão de pessoas.
Exemplo: Quanto tempo você gasta para estruturar uma proposta comercial? Para fazer uma visita a um cliente? Para fazer uma reunião de gestão com sua equipe? Como você pode melhorar em termos de eficiência em cada atividade e atingir os resultados esperados? Existe alguma atividade que você possa delegar?
A cada mês você e seu time deverão ficar cada vez mais produtivos e eficientes. Isso gerará tempo para que você tenha interações mais estratégicas e que te darão visibilidade executiva para sua promoção.
Procure por um mentor adequado
Interaja com seus pares
Use bem o seu saving de tempo
Torne-se um profissional completo
Busque adquirir conhecimentos em gestão de negócios em modalidades diferentes. Recomendamos que você invista em um MBA em gestão de negócios.
Ao seguir nossas orientações, você garante seu desenvolvimento profissional e consequentemente seu crescimento e promoção.
© 2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.