Contratação de programa de Outplacement em grupo

Conheça mais sobre o programa de Outplacement em Grupo e entenda como oferecer processos mais humanizados mesmo para demissões de grupos de colaboradores.

Sua empresa precisa demitir um grupo de colaboradores e você recebeu a missão de melhorar este processo interno? Então recomendamos que você conheça o serviço de Outplacement em Grupo. 

Com o objetivo de humanizar processos internos e amenizar os impactos negativos da demissão, as maiores e melhores empresas do mercado tem investido em programas de Outplacement em grupo, reforçando assim seu employer branding e garantindo uma experiência mais positiva e humana aos colaboradores. 

Neste artigo, explicaremos o que é o serviço de Outplacement, quando as empresas devem contratá-los e mais detalhes sobre sua implementação. Siga a leitura!

O que é Outplacement em grupo?

O serviço de Outplacement é um benefício oferecido pelas empresas contratantes, que geralmente o implementam quando precisam desligar colaboradores e para também melhorar a imagem da empresa. 

O Outplacement no geral é oferecido por consultorias especialistas em carreira e recolocação profissional e seu programa tem como principal objetivo prestar suporte emocional e profissional aos colaboradores que acabaram de ser demitidos, além de oferecer direcionamentos para que a transição seja mais fácil e para que eles possam conquistar mais rapidamente a próxima oportunidade no mercado de trabalho. 

Após grande procura do mercado, as consultorias criaram duas versões do programa: o Outplacement Individual e o Outplacement em Grupo.

O Outplacement Individual é focado em apenas para um colaborador de cada vez e geralmente é oferecido somente para profissionais que possuem cargos mais altos, como diretores e executivos.

o Outplacement em Grupo é oferecido para um maior número de colaboradores de uma vez, que pode ser de 2 até 20 profissionais em um mesmo grupo. Os cargos mais comuns que participam desta modalidade do programa são analistas e especialistas.

Leia também: 

O que é Outplacement?

Outplacement – como funciona? 

Quando a empresa deve contratar um Outplacement em grupo?

Na verdade, o serviço de Outplacement em Grupo pode ser contratado a qualquer momento, por se tratar de um benefício muito rico para os colaboradores e que traz benefícios tanto para os profissionais, quanto para a própria empresa que o contrata. 

Entretanto, muitas empresas buscam pelo Outplacement em grupo quando estão passando por algum dos seguintes cenários: 

  • Fusão: União de duas empresas distintas para formar uma terceira empresa, ocasionando a unificação de diversos processos e cargos e assim necessitando a redução do quadro de colaboradores;
  • Aquisição: Acontece quando uma grande empresa compra uma segunda, que geralmente é menor do que a primeira;
  • Turnaround: Grande mudança no direcionamento da empresa a fim de recuperar seu valor e retomar o crescimento;
  • Downsizing: redução de tamanho da empresa para diminuição de despesas;
  • Encerramento de atividades: como por exemplo por falência;
  • Aquisição de novas tecnologias: geralmente, tais tecnologias podem substituir atividades pontuais, o que ocasiona a redução de colaboradores;

Além destes citados, também é recomendada a contratação do Outplacement em Grupo em qualquer outro cenário onde seja terão grandes reestruturações da empresa e como consequência é necessária a demissão de muitos colaboradores de uma vez. 

Para qual profissional é recomendado o serviço de Outplacement em grupo?

Como comentamos, este benefício pode ser oferecido a qualquer colaborador da empresa, entretanto, quando pensamos na modalidade do Outplacement em Grupo, o ideal é que ele seja aplicado para profissionais analistas e especialistas. 

Outplacement em grupo: como funciona

O Outplacement em Grupo é aplicado em turmas de 2 a 20 pessoas (presencialmente ou remotamente) e seu principal foco é capacitar estes profissionais que serão desligados e passar o máximo de informações e conteúdos possíveis para eles, como atualizações do mercado de trabalho, recomendações de networking, treinamentos, etc.

Na verdade, o programa inicia-se antes da demissão com a sua divulgação interna, que é feita pela própria empresa mas com o auxílio da consultoria contratada para aplicar o Outplacement. Além disso, no próprio dia da demissão, a empresa pode optar por oferecer um plantão de apoio, que será aplicado pela consultoria. 

Em relação às etapas seguintes do Outplacement em Grupo: elas se assemelham muito com as etapas oferecidas no Outplacement Individual, com exceção apenas de atividades que são feitas de forma mais personalizada devido ao espaço maior que o programa individual oferece. 

Dito isso, as principais etapas do programa de Outplacement em Grupo são:  

  • Palestras e workshops para suporte emocional após a demissão; 
  • Treinamentos e capacitações sobre diversos assuntos, como mercado de trabalho, carreira, desenvolvimento de currículos, networking, marketing pessoal, inteligência emocional, etc; 
  • Desenvolvimento de habilidades de entrevista;
  • Planejamento dos próximos passos da carreira;
  • Planejamento estratégico do processo de recolocação profissional; 
  • Criação ou ajustes de currículo;
  • Melhoria na rede de contatos e networking;
  • Avaliação de oportunidades em potencial;

As principais vantagens do Outplacement em grupo

Implementar um programa de Outplacement em Grupo gera vantagens tanto para a empresa contratante, quanto para os colaboradores que serão desligados. Veja a seguir as principais: 

Vantagens para a empresa

  • Clima negativo minimizado após demissão de um grupo de colaboradores;
  • Redução da taxa de processos trabalhistas;
  • Redução do valor da multa do FGTS que a empresa precisa pagar; 
  • Atração dos melhores profissionais do mercado;
  • Retenção dos melhores colaboradores da empresa;
  • Melhoria da visão da marca, tanto dentro quanto fora da empresa;
  • Divulgação espontânea da empresa nas redes sociais e no boca a boca; 
  • Melhoria e maior desenvolvimento da marca empregadora (Employer Branding);

Vantagens para os colaboradores

  • Processo de desligamento mais humanizado e empático;
  • Atividades para suporte emocional, psicológico e profissional; 
  • Auto desenvolvimento através de treinamentos, workshops, coaching e capacitações;
  • Consultoria de currículo e coaching para Entrevistas com o apoio de profissionais especialistas em carreira e recolocação profissional;
  • Melhoria no networking e aumento da visibilidade nas redes sociais profissionais, como LinkedIn;
  • Suporte no processo de transição de carreira e recolocação profissional
  • Entre outros; 

Conheça o programa de Outplacement em grupo da driverh

Você está em busca de um programa de Outplacement para sua empresa? Então conheça a driverh, que é uma das melhores empresas de Outplacement e recolocação profissional do Brasil.

Contamos com centenas de casos de sucesso no atendimento de colaboradores desligados, você e sua empresa podem conferir em nossa página de depoimentos a visão dos profissionais assessorados pela driverh.

Aqui na driverh, os colaboradores da sua empresa encontram um programa completo de Outplacement, que conta com um diferencial: ações voltadas ao mercado e que geram resultados concretos para suas carreiras e recolocação. Os assessorados do Outplacement da driverh têm acesso a uma rede de empresas e contatos prontas para receber as indicações de seus perfis.

Para saber mais sobre a nossa metodologia de Outplacement, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, ou pelos telefones: (11) 3130 6975 ou (11) 9.5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

driverh
driverh