Como fazer networking em eventos

Para que um profissional encontre uma nova oportunidade, se recoloque no mercado ou consiga fazer aquela movimentação profissional tão sonhada, é necessário que o mesmo tenha a consciência que deverá construir e cultivar uma rede de networking de forma autentica e eficaz.

Utilize os eventos para fazer networking

Os eventos, são ótimas oportunidades para se fazer networking com profissionais que têm os mesmos interesses que você, portanto, além de absorver os conteúdos de cada agenda do evento, você deve dedicar um tempo para interagir com profissionais – inclusive, os que você não conhece.

Em um evento, interagir significa entrar e sair de conversas de forma eficaz e eficiente. E isso requer prática e planejamento. Veja abaixo, as orientações da driverh para os profissionais que precisam saber como fazer networking em eventos corporativos.

As fases de uma interação em eventos

Primeiramente, interaja de forma rápida, mas garanta sua saída da conversa se necessário. Isso pode ser feito mencionando que o evento está ótimo e que há “muitos profissionais que você está ansioso por conhecer ou encontrar”.

Em um segundo momento, troque informações sobre o que você faz, a empresa que trabalha, ou o segmento, área de atuação. Fale sobre seu expertise e pergunte para o profissional que você está interagindo o que o mesmo faz, em qual empresa, etc.

No terceiro momento, você pode aprofundar mais em seu trabalho, função, objetivos profissionais, mas tenha cuidado para não cair na armadilha de falar demais, entenda que você não está a frente de um monologo, mas em uma conversa construtiva com a outra parte. Ouça a outra pessoa, faça comentários bem-humorados e leves.

O quarto momento é onde você vai aprofundar para determinar se a pessoa com quem conversa é uma pessoa que pode adicionar valor aos seus objetivos ou uma pessoa que você pode ajudar. Pergunte o que esse profissional pensa sobre algumas das suas preocupações centrais. Exemplo:

Como você vê que está o mercado para nosso segmento?
Você acredita que tal situação econômica poderá afetar os negócios?
Você consegue enxergar sua companhia abrindo novas oportunidades nesse quarter? Na sua visão, qual a maior tendência de nosso mercado no momento?

Outra sugestão: Arrisque.
Faça perguntas realmente relevantes e que são diferentes das conversas superficiais em um evento.

Faça uma prévia de perguntas difíceis com um aviso no seguinte sentido: “Permita-me fazer uma pergunta mais abrangente…” ou “Isso pode ser meio fora da linha do assunto, mas…”.  Elas indicarão que uma grande pergunta está por vir, suavizando o impacto.

Invista apenas nos profissionais corretos

As respostas podem mostrar se essa pessoa está aberta a realmente construir uma rede de networking, ou se ela tem acesso a informações que possam adicionar valor para sua carreira – ou que você possa ajuda-la também (as vezes, o networking começa com uma pessoa fazendo algo por você e muitas vezes, essa ordem se inverte).

Em qualquer um desses pontos, se achar que a pessoa com quem está falando é perfeitamente gentil, mas não se adequa às suas necessidades ou você não poderá ajuda-la ou adicionar valor para sua carreira — cite que você ainda tem muitas pessoas para encontrar, troque cartões, adicione-a na sua rede de LinkedIn (amanha esse contato poderá fazer mais sentido) agradeça, aperte a mão e siga em frente.

Não hesite em partir para o próximo contato, e não se sinta transacional… esse tipo de movimento poupa o tempo de ambos os lados e é extremamente honesto.

Conclusão

Planeje-se antes de ir à um evento. Tenha uma lista prévia de pessoas que você gostaria de encontrar e ao mesmo tempo, esteja aberto para iniciar uma conversa aberta, com um profissional que você ainda não conhece.

E lembre-se que o importante é saber navegar: entrar e sair de conversas de forma educada, transparente e profissional.


© 2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.