A recolocação profissional de executivos 

Você é um executivo e precisa se recolocar no mercado? Confira as dicas que reunimos para ajudar você neste processo. 

Sabemos o quão desafiador é alcançar um cargo executivo em uma carreira, então, seguindo o mesmo caminho, a recolocação profissional deste cargo também não é tão simples, e é cheia de desafios. Para compreender a razão pela qual uma recolocação executiva tem desafios bem particulares, precisamos entender o papel do executivo dentro das organizações.

O executivo é um profissional considerado extremamente estratégico para as empresas, que buscam por profissionais cada vez mais preparados e com grande expertise de mercado. Essa realidade de alta competitividade entre as empresas acaba por aumentar a competitividade nos processos seletivos.

Como são os executivos e qual seu perfil profissional? 

Um executivo é, sobretudo, um profissional importantíssimo para a gestão e liderança da empresa e precisa ter os skills indispensáveis ao cargo, como ter perfil analítico e estratégico, saber liderar e gerenciar times por resultados, se sentir confortável ao assumir responsabilidades, entre outros. 

No mercado de trabalho, o executivo, quando está empregado, costuma ser muito sondado por recrutadores e headhunters, pois é um perfil extremamente atrativo e de grande interesse pelas grandes empresas. 

Geralmente, empresas concorrentes entre segmentos têm muito interesse em profissionais executivos principalmente por poderem aproveitar a experiência já adquirida no setor de atuação. 

Ou seja, se um executivo trabalha em uma empresa de bens de consumos, provavelmente ele será sondado por headhunters que representam uma empresa concorrente deste mesmo segmento. 

Veja também: 

5 dicas de liderança para se tornar um gestor autêntico

O perfil do profissional mais buscado no mercado

Qual a percepção do executivo quando volta a estar disponível no mercado de trabalho? 

Ser um executivo e ter um perfil muito interessante para recrutadores e para as empresas infelizmente não significa simplesmente a garantia de uma recolocação fácil e rápida. 

Isso quer dizer que quando os executivos são desligados de suas empresas, eles enfrentam um novo desafio que é o mercado de trabalho concorrido e extremamente preparado. 

Enquanto o executivo que foi recentemente desligado estava focado em desenvolver suas habilidades dentro de uma determinada empresa, os executivos que estão em busca de recolocação profissional se prepararam a todo tempo para grandes oportunidades, entrevistas, processos seletivos e sondagens. 

Assessorias com a driverh oferecem serviços que auxiliam o executivo a se preparar para o processo de recolocação profissional. Conheça mais aqui. 

Como é um processo de recolocação profissional de executivos?

No geral, o nível do processo seletivo e das entrevistas para executivos é muito alto, pois a quantidade de vagas para estes profissionais é mais escassa, por serem vagas de alta gerência e liderança. Abaixo organizamos algumas das principais características presentes no processo de recolocação profissional de executivos: 

Maior competitividade devido a escassez de vagas neste nível

Não existem tantas vagas para executivos no mercado de trabalho e isso acontece por diversos fatores.

Na crise de 2013 para 2014 a quantidade de executivos caiu drasticamente dentro das empresas com o intuito de reduzir custos (realidade do mercado brasileiro). Com a pandemia não foi diferente: muitos foram desligados devido às alterações na gestão e cortes de custos que existiram em todos os setores da economia. 

Portanto, no Brasil (na última década), as empresas tomaram a decisão de reduzir seus quadros de colaboradores executivos, centralizando mais responsabilidades nas mãos de lideranças intermediárias. Esse cenário torna as vagas para executivos extremamente competitivas e faz com que os profissionais tenham que se preparar ainda mais para serem aprovados em oportunidades nas maiores e melhores empresas do mercado. 

Veja mais:

Como se recolocar no mercado pós pandemia

Presença de gestores globais em entrevistas do processo seletivo 

A recolocação profissional de executivos tem grandes diferenças se compararmos com processos de gestores ou analistas, e a entrevista é um fator que muda bastante. 

Nas entrevistas de executivos de alto nível, é bem comum a presença de gestores globais entrevistando o candidato.

Entrevista focada na visão estratégica de negócios

O executivo precisa ter uma visão de negócio extremamente boa e conhecer de perto a empresa para a qual está concorrendo.

Com a presença de c-levels na entrevista, será necessário mostrar ainda comprometimento com as diretrizes globais da empresa e não somente das regionais, estabelecendo assim maior confiança entre a alta gestão e o novo executivo. 

Veja mais:

6 erros fatais que reprovam nas entrevistas

Como ser aprovado na entrevista final

Processos que exigem duas ou até três línguas diferentes do executivo 

Quando se trata da recolocação profissional de executivo, esse fator ganha mais pontos de importância. 

As empresas globais são as que mais demandam vagas de executivos, por isso a importância de outras línguas. Essa exigência aparecerá ainda no começo do processo seletivo e se estenderá até a entrevista final, pois como citamos, elas podem acontecer com gestores globais da companhia. 

Veja mais:

Como se preparar para uma entrevista em inglês

Mais executivos sendo assessorados por consultorias de recolocação profissional

Conforme aumenta a exigência das empresas e a competitividade para a recolocação profissional, mais adeptos os profissionais se tornam de uma assessoria profissional. 

Como o executivo que busca recolocação precisa se preparar, nada melhor do que contar com uma ajuda especializada no assunto. 

Uma consultoria de recolocação profissional para executivos conta com vários benefícios, como: 

  • Acesso à uma rede de networking qualificada (maiores e melhores empresas)
  • Acesso à vagas de confidenciais das maiores e melhores empresas
  • Expertise para direcionamento do profissional em relação sua performance em entrevistas 
  • Auxílio para tornar qualquer processo de movimentação de carreira confidencial e seguro

Recolocação profissional de executivos: conte com a assessoria da driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

driverh
driverh