Como se recolocar no mercado pós-pandemia

O novo cenário que se formou devido à pandemia fez com que as empresas mudassem suas prioridades para superar os novos desafios que chegaram. Continue a leitura.

Como se recolocar no mercado pós-pandemia?

Em meio à este novo contexto, a situação dos profissionais também mudou: aqueles que estão em busca de recolocação profissional perceberam grandes mudanças nos processos seletivos, além da maior competitividade do mercado, que está com um número maior de pessoas disponíveis e disputando por essas oportunidades.

Neste artigo, falaremos sobre como você pode se destacar em meio à tantas mudanças no mercado de trabalho e como é possível alcançar a sua recolocação profissional mesmo após uma pandemia mundial.

Para começar, reflita sobre sua carreira e últimas experiências

É importante se perguntar os motivos pelos quais você foi desligado, principalmente em meio a pandemia. Pergunte-se “por que você não foi considerado com uma peça chave para a continuidade do negócio?” e “por que escolheram você e não outro colaborador do mesmo setor?”.

Perceba se mostrou profissionalismo em todas as situações nas últimas empresas que trabalhou.

Você se mostrou aberto aos desafios e aos diferentes cenários que surgiram recentemente? Mostrou iniciativa, proatividade e atitude?

Esse tipo de análise não deve ser feita para trazer sentimentos de inferioridade, mas sim para que sejam pontuados os possíveis erros e acertos nas experiências antigas, para que o profissional possa ajustar seu comportamento e estruturar um bom speech de entrevistas quando for questionado sobre seu desligamento.

Leia também este artigo para obter mais dicas para sua recolocação profissional: Guia prático para recolocação profissional

Como se recolocar no mercado pós-pandemia e se mostrar um profissional relevante

O cenário atual está bem diferente de como prevemos no começo de 2020, mas felizmente muitas empresas estão aquecidas e voltaram a fazer contratações.
Por isso, reunimos aqui dicas de como o profissional deve se portar frente ao mercado de trabalho neste novo cenário para ter maior relevância.

Seja um profissional direcionado a resultados

Ser um profissional focado em resultados é saber medir a performance do seu trabalho através de tarefas, entregas e por KPIs (Keys Performance Indicator). Se você quer se destacar no mercado, aprenda como medir seu trabalho através de KPIs.

Mesmo que não esteja trabalhando atualmente, lembre-se dos projetos que acompanhou em experiências anteriores ou mesmo em projetos pessoais durante a pandemia.

Mostre que você sabe ser um profissional direcionado a resultados através do alcance de metas estabelecidas e do acompanhamento das mesmas: qual estratégia usou para estabelecer tais KPIs, como fez para medir os resultados e como foi a experiência de alcançá-las.

Esse tipo de posicionamento destaca o trabalho do profissional que está sendo avaliado e os gestores que estão contratando se interessam muito por este tipo de perfil.

Aumente suas habilidades e competências voltadas ao trabalho sob pressão e em um ambiente instável e concorrido

Com tantas mudanças de rotina e na forma geral de fazer negócio, sem dúvidas novos problemas aparecem também. E é aí que a flexibilidade deve entrar.

O profissional precisa estar preparado para lidar com situações inesperadas e saber principalmente como se portar perante tais cenários. Um posicionamento que sem dúvidas se destaca nos processos seletivos é daquele profissional que sabe lidar com qualquer adversidade sempre priorizando os interesses da empresa.

Ou seja, apesar dos novos desafios, sua forma de pensar será sempre voltada ao bem da empresa e seus interesses, e por isso, sua reação à novos desafios geralmente é mais aderente às expectativas da própria empresa.

Leia também: A importância da inteligência emocional no trabalho

Mostre que você é um profissional independente

Com o trabalho remoto, os profissionais tiveram que desenvolver maior autonomia nas suas rotinas.
Aqueles que eram totalmente dependentes da gestão viram seu desempenho cair nos últimos meses, enquanto aqueles que eram mais independentes, tiveram um maior destaque e melhores resultados.

Ou seja, desenvolver a habilidade de se organizar e trabalhar de forma autônoma é importante para os novos formatos de trabalho.
Uma grande tendência que vamos ver daqui para frente são gestões que tenham o foco na entrega de resultados (como apontamos no primeiro tópico). Os gestores irão liberar uma maior independência aos colaboradores.

Então, aqueles que já tem essa característica de forma natural e melhor trabalhada, terão maior relevância nos negócios e equipes e consequentemente, nos processos seletivos.

Em contrapartida, saiba também pedir ajuda e se mostrar aberto ao trabalho colaborativo. Existem profissionais que acham que precisam mostrar que já sabem de tudo, e isso também é um erro, principalmente em um cenário novo (pós-pandemia).

Seja competitivo

As empresas aprenderam a trabalhar em equipes menores durante a pandemia, por isso, estão retornando de forma mais lenta e com um menor número de pessoas, focando somente na contratação de colaboradores high potential e que sejam realmente relevantes.

Se você está em busca de recolocação profissional, prepare-se para um mercado de trabalho muito competitivo e agressivo, pois durante a pandemia, todo o tipo de profissional foi desligado.

Isso quer dizer que as empresas tiveram que deixar ir também os bons colaboradores devido à situação financeira.

Espere encontrar pessoas de grande potencial durante processos seletivos, por isso, trabalhe você também nas suas soft skills e nos pontos que destacamos durante o artigo para poder também se tornar um profissional competitivo.

Não esqueça também de se adaptar às novidades nos processos como entrevistas online e até mesmo processos 100% remotos.

Veja mais:

Dicas para entrevistas presenciais ou online
Videoconferência: como se comunicar melhor

Contrate a assessoria para recolocação da driverh.

A driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647.


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.