Como mudar de empresa em 2021

Se antes da pandemia as suas atividades iam te garantir uma promoção e aumento no fim do ano, agora esse cenário mudou. Sem dúvidas, as empresas serão mais seletivas quanto às promoções e vão segurá-las o quanto puderem, para que assim tenham mais tempo de se reestruturarem financeiramente. 

Infelizmente, esta estratégia acaba desgastando a relação entre colaborador e empresa, sem contar que a pandemia favorece a reflexão – muitos profissionais fizeram uma auto avaliação, refletindo sobre possíveis movimentações de entre empresas, mesmo em meio a pandemia. 

Quer mudar de empresa em 2021?

Sempre ensinamos aos nossos assessorados que fazer uma movimentação de carreira de forma não planejada é um grande erro. Antes de efetivamente começar buscar por oportunidades do mercado, você precisa entender seus próprios motivos pelo qual quer fazer essa movimentação na sua carreira.

Faça o seguinte exercício:

  • Pegue um caderno ou uma planilha; 
  • Anote o que está te incomodando na empresa atual: ambiente de trabalho, plano de carreira, atividades atuais, relação com colegas e líderes, salário, benefícios, cultura da empresa, distância entre escritório e casa, etc. Ou seja, escreva os “contras” da sua empresa atual;
  • Em seguida, anota também os prós da empresa, para que você possa analisar também o que gosta e porque valeria a pena ficar onde está neste momento.

Depois de anotar essas informações, comece a fazer comparativos com empresas em que gostaria de trabalhar e perceba se realmente vale a pena fazer uma movimentação neste momento.

Sempre que receber uma proposta de emprego, retorne a esta lista e relembre os motivos por você querer fazer a movimentação de carreira, e análise desta forma se vale a pena, caso contrário, você pode correr o risco de trocar “6 por meia dúzia”.

Leia mais:

6 dicas para mudar de emprego

Mudar de emprego – por onde começar?

3 orientações para mudar de empresa em 2021

Busque por empresas que remuneram de acordo com a performance

Com a tendência do home office como modelo de trabalho, indicamos fortemente que você busque por empresas que vão remunerar seu trabalho de acordo com a sua performance e entregas.

Apesar de acreditarmos que o home office ficará estabelecido de forma parcial em 2021 (em formato de rodízio de colaboradores nos escritórios), entendemos que o formato de trabalho remoto estará muito mais presente no dia de trabalho dos brasileiros, por isso, a forma de gerir os colaboradores também irá mudar.

Geralmente, empresas com esse perfil não são aquelas “desconfiadas” e que ficarão te perseguindo durante toda a rotina de trabalho, mas sim são aquelas que confiam em seus colaboradores, os influenciando a terem foco em resultados e estabelecendo um clima meritocrático.

Busque por empresas que tenham flexibilidade com a ida ao escritório

Permitir essa flexibilidade é essencial, pois uma boa parte dos profissionais preferem trabalhar presencialmente. De acordo com o Estadão, 76% das pessoas que estão trabalhando em casa sentem falta da interação com colegas de trabalho. 

Apesar do home office ser o formato de trabalho mais popular neste momento e realmente ter vantagens, o trabalho presencial no escritório também tem suas qualidades indispensáveis, como:

  • gera a oportunidade de fortalecimento do networking,
  • conhecer os profissionais que você interage no dia a dia do trabalho, 
  • garantir interações valiosas e críticas de forma presencial.

Para os profissionais que ocupam cargos de liderança (como gestores e executivos), é essencial que as empresa tenham espaços disponíveis para reunir suas equipes e engaja-los em situações mais críticas.

Entenda como trabalhar seu networking lendo estes artigos:

Networking na hora certa

Como fazer networking

Busque empresas que valorizam avaliações de desempenho

Mais uma das nossas orientações para o profissional que quer mudar de empresa, é buscar por companhias que valorizam as avaliações de desempenho e tenham isso em suas rotina, mesmo no contexto de pandemia (muitas empresas simplesmente suspenderam suas avaliações).

Devido à pandemia, muitos processos tiveram que ser reestruturados e empresas acabaram deixando de lado a avaliação de desempenho, fazendo assim com que os colaboradores parassem de receber feedbacks valiosos. 

A ferramenta de avaliação de desempenho é indispensável para o desenvolvimento da empresa, tanto para o colaborador quanto para a gestão. É através dela que as metas são estabelecidas e que os colaboradores podem acompanhar o crescimento da sua carreira.

Então, antes de fazer sua movimentação, busque por empresas que mantiveram ou manterão suas políticas preservadas durante os últimos trimestres de 2020.

Quero mudar de empresa em 2021: qual é a melhor hora para começar?

Os profissionais que desejam fazer uma mudança de empresa no início de 2021, nossa indicação é que comecem a trabalhar em suas mudanças de empresa agora mesmo. 

Como dissemos, é primordial que você invista tempo em sua movimentação de carreira. Se você quer mudar em 2021 para uma empresa maior e melhor, com salário e benefícios mais vantajosos, com uma cultura empresarial que você aprecia e com um plano de carreira muito bom, é necessário planejamento e expertise. 

Conte com a driverh, somos especialistas em recolocação e mudança de empresa

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647.


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.