Como funciona um processo seletivo

Nesse artigo você irá compreender como um Processo Seletivo funciona e vai aprender a utilizar cada informação a favor de sua Recolocação ou Transição Profissional.

Como funciona um processo seletivo?

Pois bem, esses steps anteriores à criação de uma vaga no mercado são –  nada mais, nada menos, do que os principais pontos que irão definir o Conteúdo do Job Description, o Fluxo do Processo Seletivo, e a Cadeia de Aprovação do Processo Seletivo. 

É muito importante que o profissional que está buscando uma Recolocação Profissional entenda o que exatamente influencia todos os aspectos das oportunidades que são abertas no mercado, pois esse entendimento irá leva-lo à uma maior compreensão das necessidades da empresa em relação à essa oportunidade, e saber disso –  é, e deve ser utilizado como uma vantagem competitiva durante todos os processos seletivos que esse profissional participar.

Vamos começar:

O Conteúdo do Job Description

O conteúdo do Job Description é absolutamente dependente do planejamento estratégico da empresa. A forma com que uma empresa busca alcançar seus objetivos reflete no tipo de profissional que a empresa busca no mercado.
O profissional deve se perguntar o que a empresa busca alcançar com “o profissional descrito na oportunidade” – dependendo do nível de senioridade e experiência, do profissional, apenas lendo o JD, o mesmo poderá ter uma idéia do nível de maturidade daquela área especifica dentro da empresa e do que é esperado desse profissional que ocupará a vaga.
O profissional que está buscando uma nova oportunidade deverá estar sempre alinhado com os objetivos da empresa, procurar demonstrar que não é apenas aderente à oportunidade, mas ao momento e aos objetivos da empresa contratante.

O Fluxo do Processo Seletivo

O fluxo do processo seletivo é outra característica que fica evidente em um JD. Dependendo do nível de senioridade da oportunidade, e do como ela está inserida dentro do organograma da empresa, o profissional poderá ter uma idéia clara de como será o fluxo desse processo seletivo, e o tempo que esse processo demorará para ser concluído.
JDs escritos com um maior número de aspectos exclusivos (exclusão de pré-candidatos), são normalmente fruto de um fluxo mais organizado, pois a empresa sabe exatamente o que quer e espera desse profissional, fora que um JD bem escrito demonstra ser de uma empresa que leva a sério o trabalho de R&S.
Já um JD mal escrito e muito generalista, aponta para um fluxo desorganizado e uma empresa que não sabe exatamente o que quer, ou seja – maiores chances dessa oportunidade ser congelada ou cancelada.
O profissional deve buscar focar e gastar suas energias em oportunidades que estão estruturadas de uma forma mais organizada, dessa forma, verá sua conversão de entrevistas subir.

A Cadeia de Aprovação do Processo Seletivo

A cadeia de aprovação do processo seletivo é outro aspecto que fica claro quando observamos um JD atentamente – as responsabilidades listadas e a obrigatoriedade de um idioma apontam para um contexto de reporte especifico dentro da empresa. Se a vaga pede por um profissional que fale fluentemente um idioma, provavelmente, um profissional de fora do BR estará no fluxo de aprovação desse processo.

Conclusão

Esses são os 3 pontos que são muito influenciáveis por aspectos estratégicos e características internas da empresa que abre uma oportunidade no mercado de trabalho – esses 3 pontos devem ser estudados para cada oportunidade, com o objetivo de que o profissional que busca por uma nova oportunidade, alcance bons resultados em suas entrevistas.

Contrate a assessoria para recolocação da driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647.


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

driverh
driverh