Como procurar emprego da forma correta

Nesse artigo, serão abordados pontos importantes para que o profissional que está em busca de uma Recolocação ou Transição Profissional encontre sua nova oportunidade em um menor tempo e de forma mais eficiente.

Como procurar emprego da forma correta?

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, e da disponibilidade de vagas e oportunidades pela internet, muitos profissionais estão sim conectados, mas utilizam a tecnologia e a internet de forma errada na hora de buscar por uma oportunidade, não entendendo como a tecnologia deve ser empregada nas novas relações profissionais.

Fonte e Frequência

O profissional que está em busca de uma nova oportunidade, deve utilizar sites gratuitos de vagas, de preferência os melhores sites de busca/redes que estão listados nesse artigo aqui.

Além disso, o profissional deve buscar por oportunidades nos sites das empresas que gostaria/ e que pode trabalhar (50 empresas no máximo) com regularidade também – recomendamos que o profissional favorite a página de vagas de cada empresa e visite todas essas paginas diariamente.

Além disso, quanto mais o profissional puder buscar por vagas, melhor. O ideal é que o profissional busque por vagas diariamente e não desanime, mesmo que os resultados encontrados com a busca não sejam os esperados. A inteligência emocional no processo de Recolocação Profissional é essencial.

Investimento em Posições Menores 

Esse raciocínio parece familiar?

“Vou me cadastrar em uma oportunidade menor, assim eu terei mais chances de ser aprovado”.

O profissional que valoriza sua trajetória profissional e seu tempo de trabalho na busca por oportunidades, deve esquecer essa mentalidade – pois as empresas não irão contratar um gerente para uma posição de analista, por exemplo.

Uma empresa faz uma contratação considerando o médio-longo prazo, investe tempo e dinheiro no novo colaborador e ele… vai embora na primeira oportunidade que ofereça um cargo e salário condizente com seu nível de senioridade (quem pode culpa-los?).

Isso afeta negativamente uma equipe, o trabalho no dia a dia, o projeto, e é por esse motivo que as empresas não fazem esse tipo de contratação.

Além disso, o que recomendamos é que o profissional que está em busca – por mais que esteja com maior tempo livre – não perca seu tempo investindo nesse tipo de posição, pois poderia estar fazendo um trabalho de aprofundamento nas vagas que são realmente aderentes ao seu perfil.

SPAM

Muitos profissionais enviam seus Currículos para listas de contatos que eles ao menos sabem quem são ou de qual empresa são e isso é inadequado – alguns pensam que “mal não irá fazer”, mas não é bem assim… Caso o profissional de RH que receba esse e-mail não goste dessa abordagem ele colocará o e-mail do profissional no SPAM.

E isso dificultará a comunicação entre empresa e candidato mesmo quando houver uma vaga e interesse no perfil do profissional! Então, muito cuidado com o SPAM.

O profissional que se comporta dessa forma, está perdendo seu próprio tempo e se queimando no mercado. O tempo, quando se está buscando uma oportunidade é precioso, pois com tempo disponível o profissional pode focar em atividades que irão trazer retorno real e positivo, e consequentemente bem-estar psicológico.

Quando o profissional está fora do mercado e gasta seu tempo com atividades como essas… o retorno é muito baixo, gerando um sentimento de inadequação – o profissional começa a pensar que existe algo de errado com seu perfil.

E isso desencadeia uma série de más decisões quando na interação com o mercado: diminuição de pretensão salarial, baixa performance nas entrevistas (sente-se pressionado) e a probabilidade do profissional aceitar “qualquer coisa” aumenta drasticamente.

É necessário que o profissional que busca por uma oportunidade, dedique tempo para conhecer os contatos que indica seu perfil e não apenas mande mensagens avulsas para os mesmos.

Dessa forma, além do e-mail do profissional não parar na caixa de spam, o mesmo gera a oportunidade de fazer networking de forma real.

Contrate a assessoria para recolocação da driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647.


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.