A cada mudança de cenário, o mercado de trabalho se torna mais competitivo. Os candidatos têm se preparado mais para os diferentes tipos de processos seletivos do mercado de trabalho, a fim de ter a melhor performance nas entrevistas e garantir a vaga de emprego almejada.
Para que o candidato se prepare, é preciso entender as fases dos processos seletivos e os diferentes tipos de entrevistas que existem, e uma delas é a entrevista com fundos de investimentos.
Este tipo de entrevista é bastante desafiadora para o candidato e só acontece de forma rara, pois os representantes dos fundos somente participam de entrevistas quando o cargo em questão tem influência direta com a rentabilidade da empresa, como executivos de vendas, diretores financeiros (CFO), desenvolvedores de novos projetos, etc.
Se você é um profissional dentro deste perfil de cargos, recomendamos então que confira as dicas a seguir para poder se preparar para a entrevista com fundos de investimentos.
Fundos de investimentos e a sua importância na tomada de decisões
Toda empresa busca crescimento exponencial, mas nem todas se planejam para alcançá-lo. Muitos negócios, quando entendem sua capacidade de expansão, buscam por fundos de investimentos para alavancá-los e assim concretizar os planos para escalonar os seus resultados.
Os fundos de investimentos podem vir de diversos meios, como: grupos de acionistas, empresas especializadas em fundos de investimentos, bancos, etc, mas a opção mais comum é a última.
Estes fundos então só aplicarão dinheiro em uma empresa quando ela tem perspectiva para gerar lucro. Para receberem esta injeção de investimento, que por muitas vezes é milionária, as empresas interessadas apresentam os últimos resultados alcançados e suas perspectivas de crescimento. Por fim, de acordo com a análise do faturamento e receitas do negócio, a empresa então recebe o dinheiro do fundo de investimentos.
A partir do momento que o fundo aplica seu dinheiro em uma empresa, ele passa a ter influência no negócio, podendo alterar processos e pessoas, passando a ter um representante para tomar decisões internamente na empresa.
Tudo que for relacionado às decisões financeiras do negócio começa a passar pelo fundo de investimentos também, para que o mesmo valide as ações e garanta que as novas estratégias aplicadas sejam rentáveis e gerem lucro a médio ou longo prazo tanto para a empresa, quanto para o próprio fundo.
Quando os fundos de investimentos participam das entrevistas
Assim que um fundo aplica dinheiro em uma empresa, ele costuma oferecer mentorias e aconselhamento à liderança atual, a fim de direcioná-los para o caminho mais rentável. Neste aconselhamento entram diversos fatores operacionais e estratégicos, mas uma das principais questões revisadas é a equipe atual da empresa.
O fundo costuma indicar mudanças apenas para cargos C-Level, como CEO, CFO, presidente, executivo de vendas, ou cargos neste nível, pois são diretamente influentes para as finanças do negócio. Para que possa então ajudar nesta tomada de decisão, o fundo de investimento participa de rodadas de entrevistas, mas entram somente nas fases finais, onde já foram selecionados os melhores candidatos e os mesmos estão passando por etapas mais afuniladas do processo seletivo.
Como é o perfil de entrevistadores de fundos de investimentos
Os representantes do fundo de investimentos costumam ser muito exigentes em entrevistas, pois estão pensando a todo o momento no dinheiro investido na empresa e como podem melhorar a rentabilidade da mesma.
As exigências dos entrevistadores que representam o fundo de investimentos costumam ser diferentes das do CEO e do presidente da empresa.
Geralmente, os CEOs avaliam na entrevista os resultados que os candidatos podem trazer para a empresa e verificam a capacidade analítica e estratégica do mesmo. Além disso, eles verificam também se serão verdadeiros parceiros da liderança.
Já o fundo de investimentos busca por profissionais de confiança e que passam segurança em relação às informações financeiras da empresa. Então, ao entrevistar os candidatos, eles vão verificar se a pessoa é analítica também, mas principalmente se ela passa confiança, honestidade e se é capaz de ser leal.
Leia também:
O perfil do profissional mais buscado no mercado
Vai participar de uma entrevista com fundos de investimento? Confira as melhores práticas para garantir uma ótima performance
Esta é uma entrevista de alto nível e será bem focada nas finanças do negócio. Mesmo que a entrevista seja para um cargo operacional ou de vendas, o candidato deve mostrar que tem conhecimento financeiro.
Abaixo reunimos as melhores práticas abaixo para você se preparar para a entrevista:
Entenda o poder de decisão que o fundo de investimento tem dentro da empresa
A opinião do fundo de investimento pesa em diversos quesitos dentro da empresa, inclusive em processos seletivos. Suas opiniões podem valer mais do que a do CEO da empresa. Inclusive, o fundo de investimento pode até vetar candidatos selecionados pelo próprio CEO.
Mostrar que o seu maior compromisso será com o sucesso da empresa
Quando os CEOs selecionam candidatos para CFO (Chefe de Finanças), eles costumam buscar por profissionais que irão desenvolver uma grande parceria, a fim de um elevar o trabalho do outro através desta aliança e sempre manter a projeção de resultados alinhados com as estratégias da empresa.
Entretanto, o fundo de investimentos se preocupa em ter um profissional de finanças que seja confiável e não maquie resultados financeiros. Por isso, o candidato precisa buscar equilíbrio, pois precisa mostrar a aliança com o CEO e também com o fundo de investimentos.
Mostrar que é uma pessoa de confiança
O fundo de investimentos, ao entrevistar um profissional, entende que ele será contratado para ser como um representante deles dentro da empresa, por isso buscam um profissional extremamente confiável e é por isso que o candidato precisa transparecer essa confiança.
Na prática, o fundo quer saber se o profissional irá informá-los sobre o que acontece dentro da empresa e que não irá omitir e nem distorcer dados. Eles sempre vão buscar por profissionais que irão reportar as informações diretamente ao fundo.
Leia também:
Como ser aprovado na entrevista final
Dicas para entrevista de gestor
Está buscando uma recolocação? Conheça a driverh
A driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.
Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).
©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.