A primeira entrevista em um processo seletivo é a Triagem: através da triagem, o recrutador/ headhunter confirmará se o profissional que está em busca de uma Recolocação ou Transição no mercado, tem o perfil que a empresa está buscando para a oportunidade em aberto.
Como ser aprovado na entrevista de triagem, por telefone?
Atualmente, é muito improvável que um recrutador convoque um candidato para uma entrevista presencial a não ser que o mesmo tenha certeza de sua aderência mínima com a vaga, pois os profissionais são obrigados a otimizar o tempo deles (os times estão cada vez mais enxutos) – fazendo com que essa pequena e breve interação com o recrutador por telefone, seja MUITO importante e decisiva.
Como já foi dito em outros artigos, recomendamos fortemente que o profissional que está buscando uma recolocação mantenha um arquivo Word com todos os Job Descriptions de cada vaga aderente encontrada, pois algumas vagas saem do ar e o entendimento do profissional sobre a posição ficará limitado ao nome da vaga.
Confira abaixo um step-by-step da conversa de triagem e saiba como se preparar para ser aprovado para a próxima fase do processo seletivo:
Quantidade de anos de experiência com um requisito X
Quantidade de anos de experiência em gestão de pessoas
Range de atuação como profissional
Disponibilidade para a mudança
Ultima remuneração
Pretensão salarial
Se o profissional está desempregado, recomendamos que o profissional cite sua última remuneração e que está aberto a ouvir oportunidades nessa faixa.Se o profissional está empregado e está confortável em sua posição, pode dizer que aceita propostas a partir de seu salário atual. Se o mesmo está empregado e está querendo trocar de emprego com urgência, recomendamos que o profissional diga seu salário atual, mas que hoje “está focado na mudança e na transição, por isso está aberto a ouvir propostas da empresa”.
Se a empresa insistir em ouvir um valor fechado, o profissional pode baixar 20 – 25% do seu salário e dizer que – “a partir dessa faixa me interessa”, ou aumentar 20 – 25% do atual salário se estiver empregado e confortável onde está trabalhando no momento.
Lembrando que: o profissional deve estar preparado para uma entrevista de triagem, da mesma forma que se prepara para uma entrevista final, pois é nesse momento do processo seletivo que o mesmo tem um número maior de concorrentes! Para se preparar para as próximas fases e entrevistas do processo seletivo, recomendamos que o profissional leia esse artigo sobre os diferentes tipos de entrevistas.
Contrate a assessoria para recolocação da driverh
A driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.
Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647.
©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.