Contratação de Outplacement para analistas e especialistas 

Se você é um profissional responsável pelos setores de Recursos Humanos, Departamento Pessoal ou  “People”, sem dúvidas já ouviu o termo “Outplacement”.

Pensando em melhorar processos internos e agregar mais humanização principalmente nas demissões de colaboradores, as empresas têm buscado cada vez mais programas de Outplacement personalizados. 

No passado, as empresas tinham a ideia errada de que este serviço podia ser oferecido apenas para executivos e gerentes. Entretanto, com o tempo, mais empresas entenderam os benefícios do Outplacement e que na verdade ele é muito rico para todos os tipos de profissionais.

Por isso, neste artigo reunimos os principais benefícios em contratar um programa de Outplacement para Analistas e Especialistas. Siga a leitura. 

Como as empresas perceberam a importância do Outplacement para analistas e especialistas

Como os métodos e melhores práticas do Employer Branding ainda não existiam, a visão e imagem das empresas era compartilhada apenas com o boca a boca de profissionais com cargos de alto nível, como gerentes, diretores e executivos. Logo, todos os esforços e benefícios, com o serviço de Outplacement, eram restritos apenas a estes profissionais, afinal, eram eles que divulgavam a empresa para o mercado.

Com o tempo, a internet se estabeleceu e tornou-se a fonte principal para coleta de informações sobre as empresas. Logo, através de redes sociais, o espaço no mercado de trabalho ficou mais popularizado e democratizou a voz do colaborador, ou seja, outros profissionais passaram a ser mais ouvidos e não somente diretores e executivos. 

Desta forma, os analistas e especialistas garantiram seu espaço na internet e ganharam relevância também, passando a serem ouvidos por mais profissionais, o que incentivou as empresas a valorizarem também este nível de profissional e ouvi-los com mais cuidado, afinal, eles também ganharam relevância e também estavam compartilhando suas próprias visões sobre as empresas.

Motivos para contratar o serviço de Outplacement para analistas e especialistas

Além de garantir benefícios para a vida e carreira do colaborador, contratar um serviço de Outplacement oferece diversos benefícios também para a empresa.

Primeiro de tudo, podemos notar que este serviço traz grande reforço no Employer Branding do negócio, melhorando assim a imagem da empresa frente ao mercado, concorrentes e ainda com os próprios colaboradores. 

Além disso, a contratação do Outplacement para Analistas e Especialistas também ajuda a empresa a: 

  • Reduzir taxa de processos trabalhistas;
  • Reduzir o clima negativo após demissão;
  • Reduzir a multa do FGTS da empresa;
  • Atrair os melhores profissionais do mercado e reter os melhores colaboradores;
  • Melhorar a percepção da marca empregadora dentro e fora da empresa;
  • Divulgar espontaneamente a marca.

Desafios ao implementar um programa de Outplacement para analistas e especialistas e como superá-los

Antes de contratar o programa de Outplacement, a empresa precisa estar ciente de alguns desafios que podem ocorrer internamente para a implementação do serviço. 

No entanto, todos os desafios citados abaixo são facilmente superados com a ajuda da própria consultoria de Outplacement, através de um planejamento completo que cobre até mesmo a implementação e divulgação do serviço internamente. 

Confira alguns dos principais desafios: 

1 – Resistência do colaborador em participar do programa

Apesar do programa ter diversas vantagens para a vida do profissional, a demissão não deixa de ser um momento muito delicado e que pode impactar os profissionais de diferentes formas. 

Por isso, em nossos anos de experiência aplicando programas de Outplacement, notamos que os profissionais analistas e especialistas podem demonstrar resistência na participação por diversos motivos.

Para superar este desafio, recomendamos que você contrate um programa de Outplacement que ajude sua empresa a divulgar o serviço internamente e explique, da forma correta, quais são as vantagens e as atividades oferecidas aos profissionais. 

Por isso, com a comunicação e divulgação corretas e bem alinhadas, os profissionais se sentirão mais confortáveis em participar do programa e assim tirar o máximo proveito dele, afinal, os direcionamentos oferecidos garantem a recolocação mais rápida no mercado de trabalho. 

2 – A crença de que a recolocação de analistas e especialistas é mais fácil

Um dos principais motivos de resistência na participação do programa é o fato dos analistas e especialistas acreditarem que sua recolocação no mercado de trabalho é mais fácil, por existirem mais vagas disponíveis.

De fato, o processo de recolocação destes profissionais não é tão complexo como cargos de liderança, como diretores e executivos, entretanto, a participação no programa a de Outplacement pode acelerar ainda mais o processo de recolocação e tornar os profissionais  muito mais preparados para participar de processos de empresas maiores e melhores.

Por isso, para superar este desafio, a empresa precisa buscar uma consultoria de Outplacement boa e que conte com um apoio ao processo de recolocação maduro e avançado, que garanta não somente a capacitação dos profissionais, mas sim o crescimento e desenvolvimento da carreira dos mesmos. 

Opções do serviço: Outplacement em Grupo ou individual para analistas e especialistas

O serviço de Outplacement para Analistas e Especialistas possui variações que são em Grupo ou Individual. 

Quando pensamos no grupo de profissionais que são Analistas e Especialistas, notamos que é possível aplicar qualquer uma destas variações, tudo depende da situação da empresa.

Entretanto, o mais comum é que as empresas contratem Outplacement em Grupo para Analistas e Especialistas e deixem o Outplacement Individual para gerentes, diretores e executivos. 

É claro que existem casos exclusivos, como analistas que possuem muito tempo de casa e já trouxeram resultados importantes para a empresa, por exemplo. 

Veja abaixo mais especificações sobre cada uma das variações do serviços de Outplacement para analistas e especialistas. 

Contratação de Outplacement individual e personalizado

O programa de Outplacement individual e personalizado é direcionado a apenas um profissional por vez, a fim de tornar o processo mais customizável para as necessidades do colaborador.

O mais comum é que este tipo de programa seja contratado para profissionais que são gerentes, executivos ou diretores, ou seja, aqueles que possuem cargos altos na hierarquia da empresa. Entretanto, há também casos onde a empresa opta por contratar o Outplacement individual e personalizado para analistas e especialistas também, principalmente para aqueles que tiveram grande relevância nos resultados da empresa. 

Contando com o auxílio de especialistas em carreira, a consultoria de Outplacement pode personalizar o programa de acordo com as expectativas do profissional, independentemente se ele vai se aposentar, mudar de área, mudar de segmento, começar um empreendimento, etc. 

As etapas mais comuns do programa de Outplacement Individual e Personalizado são: 

  • Amparo e apoio emocional ao profissional após demissão;
  • Avaliação e incentivo à auto reflexão da carreira;
  • Coaching de carreira, aconselhamento e direcionamentos;
  • Planejamento dos próximos passos em relação à carreira;
  • Desenvolvimento e planejamento estratégico de recolocação profissional; 
  • Identificação de oportunidades potenciais;
  • Desenvolvimento de habilidades de entrevista e de narrativa de carreira;
  • Criação ou ajustes de currículo, para torná-lo mais eficaz 
  • Melhoria na rede de contatos e networking, a fim de construir um relacionamento eficaz com recrutadores e outros aliados na busca de oportunidades;
  • Gestão das redes sociais profissionais como LinkedIn e Glassdoor;
  • Avaliação de oportunidades em potencial e planejamento de estratégias para negociação salarial;

Contratação de Outplacement em Grupo

O Outplacement em grupo é um programa pensado para atender dois ou mais profissionais que foram demitidos.

Geralmente, este tipo de serviço é contratado quando a empresa está passando por downsizing, turnaround, fusão, aquisição, reestruturação ou qualquer outro cenário onde seja necessário a demissão de muitos colaboradores de uma vez. 

Neste caso, o programa de Outplacement precisa ser pensado para atender muitos profissionais de uma vez e por isso não é possível ser tão personalizado como o Outplacement individual, entretanto, ele não perde sua qualidade e vantagens. 

No Outplacement em Grupo, o foco é compartilhar com os profissionais o máximo de conteúdo e capacitação, a fim de atualizá-los em relação ao mercado de trabalho, novidades em processos seletivos, etc. 

Em relação às etapas do Outplacement em Grupo, você nota que se assemelham muito com as do Outplacement Individual, com exceção apenas de atividades que são feitas de forma mais personalizada devido ao espaço e tempo maior que o programa individual oferece. 

Abaixo reunimos as etapas principais do Outplacement e Grupo, veja:

  • Palestras e workshops para suporte emocional após a demissão;
  • Treinamentos e capacitações sobre carreira, mercado de trabalho, desenvolvimento de currículos, etc.;
  • Desenvolvimento de habilidades de entrevista e de narrativa de carreira;
  • Planejamento dos próximos passos em relação à carreira;
  • Desenvolvimento e planejamento estratégico de recolocação profissional; 
  • Criação ou ajustes de currículo;
  • Melhoria na rede de contatos e networking, a fim de construir um relacionamento eficaz com recrutadores e outros aliados na busca de oportunidades;
  • Avaliação de oportunidades em potencial;

Leia também: 

O que é Outplacement?

Outplacement – como funciona?

Conheça as modalidades de programas de Outplacement da driverh

Você está em busca de um programa de Outplacement para Analistas e Especialistas para sua empresa? Então conheça a driverh, que é uma das melhores empresas de Outplacement e recolocação profissional do Brasil. 

Contamos com centenas de casos de sucesso no atendimento de colaboradores desligados, você e sua empresa podem conferir em nossa página de depoimentos a visão dos profissionais assessorados pela driverh.

Aqui na driverh, os colaboradores da sua empresa encontram um programa completo de Outplacement, que conta com um diferencial: ações voltadas ao mercado e que geram resultados concretos para suas carreiras e recolocação. Os assessorados do Outplacement da driverh têm acesso a uma rede de empresas e contatos prontas para receber as indicações de seus perfis.

Para saber mais sobre a nossa metodologia de Outplacement, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, ou pelos telefones: (11) 3130 6975 ou (11) 9.5481 6647 (WhatsApp).

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.