Como evitar líderes inadequados e que geram prejuízos na produtividade da organização? Como mostrar uma liderança autêntica e adequada aos valores centrais da empresa? Confira neste artigo.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os processos de seleção se tornaram mais complexos, principalmente a nível de liderança, onde existem várias etapas para selecionar o melhor candidato, além de soluções tecnológicas e metodologias que colaboram para a escolha do profissional certo para o determinado cargo.
Entretanto, mesmo com tecnologias disruptivas sendo aplicadas na área de recursos humanos, ainda vemos empresas tendo dificuldades para encontrar os melhores profissionais para liderar times: de acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company, menos de 30% das organizações encontram os profissionais certos para cargos C-level. Nesta mesma pesquisa ainda são citados os executivos recém-nomeados, que costumam demorar para se adaptar.
Neste artigo falaremos sobre os principais motivos desta inadequação dos líderes recém contratados e o que as empresas recrutadoras podem fazer para não enfrentarem este mesmo obstáculo que já é uma realidade de mercado.
3 desafios na contratação de novos líderes
Abaixo reunimos os principais desafios que acreditamos que se enfrentados, podem gerar contratações mais assertivas para a empresa:
Conhecer profundamente a cultura da organização
O primeiro desafio é relacionado à cultura da empresa, que hoje é assunto indispensável em qualquer processo seletivo, principalmente quando executivos e gestores globais participam das entrevistas.
Antes de dar início a um processo seletivo, as empresas precisam definir os principais valores da sua própria cultura e entender se estes valores são verdadeiramente praticados.
Muitas empresas possuem a descrição dos seus valores culturais, mas os colaboradores não sentem estes mesmos ideais na prática, no dia a dia da empresa.
Por isso, nossa recomendação inicial é diretamente para as empresas, que precisam traçar seu próprio perfil cultural com exatidão e contando com a opinião dos colaboradores, tanto para validarem os valores propostos quanto para agregarem novos pontos de vista.
A partir destes valores reais, a empresa pode traçar os pontos principais que movem a cultura organizacional e assim desenvolver o perfil ideal dos novos líderes – que serão os promotores desses mesmos valores.
Ir além do perfil comportamental: procure pelas motivações e valores
Existem metodologias completas para a captação do comportamento do profissional (como a entrevista por competências, quando bem aplicada), onde ele pode apresentar cases de sua carreira através de experiências anteriores, mostrando assim seu comportamento frente a adversidades do dia a dia de trabalho.
Entretanto, o desafio aqui é outro: sugerimos que durante o processo seletivo, o recrutador se aprofunde em questões relacionadas às motivações do líder.
Para isso, podem ser aplicadas perguntas que também remetem a experiências anteriores, mas é necessário uma percepção mais atenta para captar os valores e motivações apresentados pelo profissional, para que assim a empresa entenda o que faz o líder recompensar ou valorizar em sua equipe e empresa. Por exemplo:
Líderes que prezam por tradição
Este tipo de líder mostra um valor importante para a empresa, mas que pode se mostrar resistente a ambientes mais criativos, disruptivos e inovadores. Além disso, ele preza pela hierarquia da organização e pela frequente validação de certo e errado.
Reflexão: será que este perfil de líder se encaixaria em um startup, que está em frequente mudança de papéis e projetos?
Líderes que prezam por parceria
Este tipo de líder preza por criar verdadeiros laços com seu time e incentiva a frequente colaboração. Ele não tem problemas de comunicação e sabe se relacionar bem com as pessoas do time.
Reflexão: Este perfil de líder é adequado para uma empresa que é mais individualista e não tem o costume de ter relações próximas entre a equipe e equipes diferentes?
Líderes que prezam por altruísmo
Como o nome já diz, este líder preza por melhorar o mundo e está sempre em busca de ações que incentivem a responsabilidade social da empresa.
Reflexão: Este tipo de líder seria adequado em uma empresa que não tem programas de responsabilidade social e não tem este mesmo valor frizado em sua cultura?
Leia também:
O perfil do profissional mais buscado no mercado
Recolocação profissional de gerentes
Entender os limites da liderança em relação à cultura organizacional
Apesar dos novos líderes precisarem ser adequados à cultura organizacional da empresa, eles têm que entender também até onde eles podem colaborar com esta cultura.
Normalmente, executivos seniores, como gestores globais e regionais, são aqueles que mais incentivam a divulgação da cultura organizacional, além de também colaborarem para o desenvolvimento da mesma.
Por isso, se um líder recém contratado entrar com a intenção de agregar novos valores ou fazer melhorias na cultura, podem acontecer alguns cenários: ou ele será mal interpretado, ou será muito valorizado pela alta gestão, tudo depende do cenário da empresa, dos valores já estabelecidos na cultura e do limites também descritos.
Se o novo líder possui todos os valores contidos na cultura organizacional e apresenta um perfil extremamente disruptivo, criativo e comunicativo, pode ser que suas ideias sejam melhores recebidas e assim recebe grande destaque na empresa. Entretanto, o caminho também pode ser inverso e ultrapassar limites pré estabelecidos e não negociáveis, passando então a percepção de líder inadequado para a empresa.
Por isso, é necessário o esclarecimento destes limites para que o líder tenha um bom desempenho e se adeque ao seu cargo, à cultura atual e ao time liderado.
Leia também:
5 dicas de liderança para se tornar um gestor autêntico
Você é gestor e procura por uma recolocação profissional? Conheça a driverh
A driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.
Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).
©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.