Como tomar decisões em momentos de incerteza no mercado

Liderar não é uma missão simples: sabemos quantos desafios os gestores e líderes precisam superar diariamente para manter a performance das equipes e garantir resultados. 

Essa pressão às lideranças das empresas triplicou no período de pandemia. Com o cenário incerto que se instaurou pelo mundo, as empresas precisaram de todas as formas manter suas atividades e passar pela crise, por isso, muitas decisões tiveram que ser tomadas às pressas. 

No dia-a-dia do gestor, existem 3 tipos principais de decisões: aquelas que são isentas de risco, as de baixo e as de alto risco. Em dias normais, é possível ponderar cada uma das decisões e dedicar tempo e recursos corretos para resolver suas questões. Entretanto, em uma situação de emergência, praticamente todas as decisões têm riscos e precisam ser feitas com velocidade.

Como esta não é uma tarefa fácil, trouxemos neste artigo as melhores práticas para os líderes utilizarem em tomadas de decisões em tempos incertos. Siga a leitura. 

Fazer pausas para obter perspectivas mais abrangentes

Pode soar como uma estratégia simples, mas ela auxilia o gestor a entender o cenário global da situação, tomando assim a melhor decisão para sua equipe e empresa.

Mesmo que seja por alguns segundos – como o tempo para fazer pelo menos 3 respirações profundas – fazer esta pausa em meio a corrente de informações é essencial para evitar tomadas de decisões automáticas e feitas devido à pressão e ao ímpeto do momento. 

Destaque as decisões urgentes quando fizer esta pausa e foque seus esforços em resolvê-las primeiro. 

Inclua mais pessoas na tomada de decisões e forme redes de equipes

É muito difícil tomar decisões em meio a uma crise, principalmente se a responsabilidade cai sobre os ombros de apenas alguns líderes. 

Neste caso, por mais que a obrigação da decisão final seja sua, convide pessoas que são consideradas chave no planejamento estratégico da empresa para oxigenar as ideias, aumentar a perspectiva e gerar novas soluções através de uma reunião focada em uma decisão. 

Devem estar presentes nesta “mesa decisora”, também conhecida como “aquário”, os seguintes profissionais da empresa: 

  • O tomador da decisão em questão
  • Diversos stakeholders relevantes para a empresa
  • Alguns especialistas no assunto 

Além da estratégia do aquário, indicamos ainda a criação de redes de equipes ágeis e multifuncionais e focadas na resolução de desafios e criação de soluções também é uma ótima estratégia para envolver mais pessoas. 

Estas redes de equipes devem ser mescladas e contar com membros de departamentos diversos, para que assim a resposta aos momentos incertos venha com mais velocidade. 

Na prática, os líderes tomadores de decisões e as redes de equipes trabalham como se estivessem em um projeto específico, tendo como foco a resolução de um desafio relacionado à crise. Para ajudar de fato, estas redes de equipes precisam ter autonomia e liberdade para tomar suas próprias decisões. 

Leia também:

Como delegar tarefas corretamente

Não releve o potencial de decisões simples

Relevar o potencial de qualquer decisão, por menor que seja, pode atrapalhar o gestor. Em tempos incertos, uma simples decisão que aparentemente será apenas para curto prazo poderá ser crucial para ultrapassar o momento difícil e até mesmo pode proporcionar crescimento para a empresa no longo prazo. 

Por isso, é interessante que o líder analise todas as pequenas decisões que precisa tomar e tenha uma perspectiva a longo prazo, já levando em consideração como estas ações poderão auxiliar na estratégia e quais benefícios serão colhidos no futuro. 

Na prática, indicamos as seguintes estratégias: 

  • Antes de tomar uma decisão, por mais simples que seja, analise qual será a repercussão dela e quais serão os desdobramentos. Desta forma, você consegue antever situações que poderão ajudá-lo a tomar a decisão final
  • Conte com a ajuda de mais pessoas para receber insights com diferentes visões

Leia também:

5 dicas de liderança para se tornar um gestor autêntico

Tenha as pessoas certas na liderança

Ao analisar, você irá perceber que certos tipos de liderança não são apropriados para enfrentarem um momento incerto como uma crise. 

Você conhece aquele perfil de líder mais motivacional, que está sempre olhando as situações pelo lado positivo e tem sempre uma comunicação mais otimista? Pois bem, talvez esta não seja a melhor liderança para uma crise.

Ao selecionar as pessoas chave que irão liderar equipes focadas em soluções contra a crise, é necessário olhar mais a fundo no perfil do futuro líder e entender como é seu caráter e discernimento. Opte por pessoas que conseguirão divulgar notícias difíceis mas que saberão separar tais situações do restante do trabalho e de suas questões pessoais. É possível avaliar este perfil através de experiências anteriores, como por exemplo:

  • Profissionais que já enfrentaram um momento difícil no trabalho ou na vida pessoal e souberam ultrapassá-lo
  • Profissionais que já tiveram decisões difíceis para tomar 
  • Profissionais que receberam a missão de dar más notícias na empresa e conseguiram enfrentar este momento

Analise os líderes já presentes na empresa e perceba se possuem este perfil. Caso não encontre, busque por pessoas-chave que farão parte da liderança das redes de equipes (como comentamos no tópico 2) e empodere-as, capacitando e guiando para o caminho da liderança e tomada de decisões conscientes. 

Você é gestor e procura por uma recolocação profissional? Conheça a driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.