Como contratar uma consultoria de Outplacement

O serviço de Outplacement agrega grande valor às corporações que o contratam, devido ao significado que vem por trás da aquisição do serviço: o cuidado prestado aos colaboradores, mesmo durante o desligamento.

Para quem ainda não conhece, este serviço é aquele que oferece maior humanização e empatia aos colaboradores de uma empresa quando os mesmos precisam ser desligados. O serviço é contratado pela empresa que irá desligar e ele pode ser oferecido por outras empresas terceiras focadas em processos de recolocação profissional.

Como funciona o serviço de Outplacement?

Empresas que oferecem a consultoria de Outplacement estão prontas para atender outras empresas, ou seja, ele é oferecido para companhias, trata-se de um serviço B2B.

Ele pode ser contratado por empresas de pequeno, médio ou grande porte e o segmento delas não interfere na prestação da consultoria para os colaboradores desligados.

O departamento que costuma perceber a necessidade deste serviço geralmente é o de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, ou ainda outros setores que lidam com cultura corporativa e qualidade de vida.

Não existe um momento exato para a contratação do serviço, visto que o mesmo é perene e pode ser utilizado em qualquer momento do ano e em todas as fases que a empresa estiver passando. Por isso, se a empresa precisar desligar um ou cem colaboradores, o serviço será útil da mesma forma. Falaremos mais sobre o momento da contratação nos próximos tópicos do artigo.

Para finalizar, este serviço é extremamente completo e pode ser prestado a partir do momento que a empresa toma a decisão de desligar os funcionários (podendo inclusive, deixar esta função para a consultoria realizar).

Mas como escolher a melhor opção de consultoria de Outplacement para a sua empresa?

Existem algumas variáveis que são obrigatórias na hora de fazer a seleção das opções no mercado. Continue a leitura e veja quais são elas.

Como contratar uma consultoria de Outplacement: as principais características para avaliação

Para selecionar um novo fornecedor para sua empresa, é essencial que vários cuidados sejam tomados. Se a empresa ainda não possui um procedimento fixo para a contratação de um novo serviço, o primeiro passo é a implementação do mesmo, afinal, são estas regras que guiarão todas as contratações futuras e trarão maior segurança e padronização dos processos da empresa. Inclusive, as regras abaixo já podem ser um guia inicial para a criação dos procedimentos de contratação.

Como o serviço de Outplacement é contratado em um momento delicado, a cautela a ser tomada nesta decisão deve ser redobrada. Siga os passos abaixo e escolha a melhor empresa de consultoria:

Avalie o momento da empresa e a necessidade do serviço

Antes de contratar o serviço de Outplacement e até mesmo de pesquisar as opções do mercado, entenda o momento em que a sua empresa está passando: é mesmo necessário a contratação deste tipo de consultoria? A empresa fará desligamentos nos próximos meses? Qual a cultura atual praticada de desligamento?

É importante que estas perguntas sejam respondidas para avaliar se é o momento certo para a contratação deste serviço, pois não é simplesmente um novo serviço que entrará na empresa e sim uma mudança de cultura e de processos que vão alterar a imagem da empresa perante os colaboradores atuais.

Por isso, avalie muito bem se é o momento certo e se a resposta for sim, prepare o terreno: informe gestores e líderes da empresa, divulgue entre os colaboradores, altere o manual de comportamento e de melhores práticas da empresa, entre outros.

Peça indicações de empresas parceiras, busque por empresas no LinkedIn e no Google

Depois de selecionar as empresas, não deixe de fazer um processo de seleção que esteja de acordo com as políticas da sua empresa. Geralmente, para a entrada de um novo fornecedor, é necessária a verificação de segurança de informações e dados, comprovações perante a lei, entre outros.

Preze por empresas que ofertam várias frentes e modalidades de serviços

Um dos parâmetros que você precisa analisar antes de contratar o Outplacement é a gama de serviços oferecidos pela consultoria.

Um serviço de Outplacement envolve várias etapas da recolocação, que vão desde o apoio emocional ao colaborador que foi desligado até mesmo à processos como a busca de novas oportunidades (Jobhunting), por isso, esta análise torna-se essencial para que você contrate a empresa que irá te atender de forma completa.

Além disso, é necessário considerar se a empresa presta serviços personalizados. O mercado atual é complexo e cada empresa necessita, ou pode arcar financeiramente, com  um tipo específico de suporte para seus colaboradores desligados. A empresa consegue prestar um serviço personalizado e ao mesmo tempo, com qualidade?

Para não ter erros, veja abaixo a lista dos serviços que estão dentro do Outplacement e que podem ser oferecidos:

  • Desligamento dos profissionais.
  • Planejamento e mapeamento de oportunidades para a carreira dos colaboradores desligados.
  • Preparação dos profissionais para a recolocação através de cursos, workshops, palestras, coaching, etc.
  • Busca efetiva da recolocação profissional no mercado de trabalho, através de indicações pró ativas e busca de vagas.

Após verificar os serviços ofertados pela consultoria, passe para o próximo passo, que é conhecer mais de perto a empresa que você pretende contratar.

Não confie em promessas

Mesmo com um serviço muito bem estruturado, alguns profissionais podem vir a não alcançar sua recolocação no final do processo.

O Outplacement é um serviço focado no crescimento e desenvolvimento do profissional, por isso, seu ideal é deixar mais do que somente um novo emprego no final do processo, ou seja, deixar um profissional muito mais preparado e autoconfiante para as oportunidades que virão durante toda a sua carreira.

Por isso, se uma consultoria está prometendo a recolocação do seu antigo profissional até um determinado período de tempo ou mesmo que a pessoa não sairá da consultoria sem estar recolocada, descarte essa opção.

Está em busca de recolocação profissional? Contrate a assessoria da driverh

Sabemos que os serviços de consultoria de Outplacement são muito atrativos e que você pode estar se perguntando: será que existe um serviço destes para pessoas físicas? A resposta é sim, existe, e ele se chama Assessoria para Recolocação Profissional.

Ou seja, se você foi desligado mas sua empresa antiga não lhe ofereceu o serviço de Outplacement como suporte para sua próxima recolocação, não se preocupe, ainda existe uma opção que pode te trazer muitos benefícios.

A driverh é uma das melhores consultorias de recolocação profissional do Brasil, com centenas de casos de sucesso. Confira os depoimentos enviados por assessorados da driverh e entenda como nossos serviços fazem a diferença para o alcance das suas metas profissionais.

Conheça nossos serviços de recolocação profissional e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe através de um call objetivo, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento:

contato@driverh.com.br
11 3130 6975
11 9.5481 6647 (WhatsApp)


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.