Como fazer networking de forma online

Você é um profissional que está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então você precisa ter a consciência de que criar e cultivar uma rede de contatos é essencial para seu processo de recolocação profissional. 

Durante a pandemia mundial, os profissionais precisaram desenvolver novas formas de manter sua rede de networking ativa, afinal, não eram mais possíveis encontros para tomar um café ou participar de eventos e treinamentos presenciais.

Neste artigo compartilharemos dicas para que você siga desenvolvendo sua rede de contatos de forma online, para assim possa conquistar a recolocação profissional ou a movimentação de carreira. 

Dicas para fazer networking de forma online

Unimos a seguir os principais direcionamentos para fazer networking de forma online. O meio principal que indicamos para cultivar essa rede de contatos é o LinkedIn, mas você pode aplicar as dicas em outros canais que achar apropriado. Confira: 

Vá direto ao ponto: crie seu pitch

Você como profissional precisa saber seu principal objetivo ao fazer networking de forma online: pode ser para atrair um novo lead, para fechar uma venda ou para conseguir novas oportunidades de emprego. 

Nosso foco aqui é falar como você desenvolve seu networking para conseguir se recolocar no mercado de trabalho, por isso, nossa dica inicial é que você crie um pitch de apresentação e mostre qual seu real interesse ao conversar com determinada pessoa.

Pitch significa uma apresentação sintética de algo, como um novo negócio ou mesmo sua própria apresentação como profissional.

Criar seu pitch de apresentação não significa que você não deva ser empático e criar uma conexão real com a pessoa do outro lado da tela, mas sim que tenha o assunto a ser tratado na ponta da língua, para otimizar tempo para ambos os lados. 

Guia prático para recolocação profissional

Seja ativo no LinkedIn 

Para manter o networking de forma online ativo, você precisa se fazer presente no LinkedIn. Não basta apenas criar seu perfil, colocar uma foto profissional e fazer conexões que ficarão na sua lista de forma abandonada.

Se você está em busca de recolocação profissional, é quase obrigatório que você seja ativo no LinkedIn e engaje com com publicações e artigos da rede. Isso significa que é necessário organizar sua agenda e separar um tempo diário para navegar entre as publicações e comentar aquelas que você mais gostou, além de compartilhar seus próprios insights também em novos posts.

Mostre real interesse pelos outros profissionais e tenha a iniciativa de se conectar todo dia com novas pessoas. Não deixe ainda de puxar conversas com estas conexões e de conhecer mais sobre pessoas que trabalham no mesmo segmento que você ou em áreas que aprecia e que agregam no seu trabalho. 

Leia também:

Como aumentar a visibilidade do seu Linkedin

Como usar o linkedin para procurar emprego

Organize seus contatos e converse primeiro com os de 1º e 2º grau

Para colocar em prática o networking de forma online, você precisa perder a vergonha e conversar com seus contatos. 

Para que se sinta mais confortável, converse primeiro com pessoas que você já tem contato de 1º e 2º grau, que são profissionais que já estudaram ou trabalharam com você em algum momento, ou apenas pessoas que são da sua vida pessoal e que são sua conexão no LinkedIn. 

Estes contatos automaticamente já possuem mais proximidade com você e valem mais a pena o investimento de tempo no primeiro momento. 

Caso queira aumentar sua rede de contatos, inicie por contatos de 2º grau, ou seja, aqueles profissionais que suas conexões já conhecem, mas que você ainda não conhece. Organize uma conversa que te conecta às pessoas que você quer conhecer e não deixe de pedir ajuda a antigos colegas de trabalho.

Siga as boas práticas do networking comum

Você conseguiu fazer novas conexões e agora precisa conversar com elas? Perfeito! 

O primeiro passo ao praticar o networking de forma online é se lembrar de regras básicas de comunicação e empatia. Seja sempre cortês, educado, profissional e simpático, não esquecendo de ouvir mais e falar menos. 

É importante frisar alguns pontos também para que a conversa flua, mesmo que de forma online: 

    • Não fale mal da sua empresa atual ou de empresas que já trabalhou: isso atrapalha a conversa e passa um posicionamento negativo à pessoa que está do outro lado da conversa;
    • Omita opiniões consideradas polêmicas: essa ação evita constrangimentos nos primeiros contatos com uma nova conexão. Mantenha a conversa sempre leve, com assuntos comuns da rotina;
    • Não tente ser uma pessoa que você não é: se você está em busca de uma recolocação profissional, mostre suas experiências anteriores e não invente cargos e projetos em que não participou. Essa atitude pode te prejudicar caso o profissional ofereça uma oportunidade para você.

Leia também:

Como fazer networking

Networking na hora certa

Como criar uma rede de networking

Tenha conhecimento em ferramentas de videoconferência

Se a sua rede de networking estiver verdadeiramente ativa, você receberá convites para conversas por videoconferência, por isso, conheça as ferramentas disponíveis no mercado e não permita que um bate-papo remoto seja um empecilho para uma nova conexão e oportunidade de emprego.

Caso esteja inseguro, pratique fazer bate-papos com amigos próximos através de videoconferências por Teams, Zoom, Hangouts, etc. Assim, você já aproveita para praticar seu pitch de apresentação e treina como melhorar seu networking de forma online, através de ferramentas muito usadas pelo mercado hoje.

Leia também:

Videoconferência: como se comunicar melhor

Em busca de recolocação profissional? Conte com a driverh

Como está sua rede de networking? Você sabe quais são as melhores práticas para aumentar sua visibilidade no LinkedIn? Se você está em busca de recolocação profissional, saiba que trabalhar nestes dois pontos é essencial para o alcance do sucesso na sua vida profissional. 

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.