Dicas para todos os tipos de entrevistas

Nesse artigo, você conhecerá os diferentes tipos de entrevista e os desafios que cada uma delas representa para o profissional que está buscando por uma Recolocação ou Transição Profissional (mudança de empresa) no mercado.

Os diferentes tipos de entrevista nos processos seletivos

Alguns fatores que diferenciam uma entrevista da outra são: tipo de carreira do entrevistador, posição que o entrevistador ocupa dentro da companhia, se a vaga é regional ou nacional, modelo de reporte e próximo passo da posição no organograma da companhia, se a empresa é uma multinacional ou nacional, se é uma empresa familiar (ou, se já foi uma empresa familiar), nacionalidade da companhia e do entrevistador, e muitos outros fatores são decisivos quando o assunto é: Preparação para uma Entrevista.

Abaixo, será exposto alguns tipos de entrevistas e pontos que são decisivos para que um profissional esteja bem preparado no momento que houver um agendamento de entrevista.

Entrevista Presencial – Diretor e Gerente de Recursos Humanos

entrevista com um Diretor/ Gestor de Recursos Humanos é tão importante ou mais do importante do que as outras entrevistas.
É importante não cair na ilusão de que pelo fato de ser uma entrevista com Recursos Humanos esse é um desafio de menor complexidade, e que esse profissional não terá condições de avaliar um candidato tecnicamente. Ele avaliará o perfil do candidato, mas não necessariamente da forma que os mesmos estão esperando.
O tomador de decisão de Recursos Humanos compreende a empresa de uma forma estratégica, e muitas vezes, melhor do que o Gestor da Oportunidade, pois está absolutamente focado nos melhores interesses da empresa que representa, e não apenas nas necessidades imediatas da área do Gestor da Oportunidade.
Esse profissional avaliará o match do perfil profissional com aspectos estratégicos e culturais da empresa, avaliará o nível de confiabilidade e estabilidade, a trajetória profissional, referencias, e irá balizar esses dados comportamentais e técnicos com as necessidades e objetivos da empresa que representa.
É importante nunca subestimar a visão estratégica de um profissional sênior de Recursos Humanos, pois o mesmo pode não saber de todos os detalhes técnicos da área contratante, mas pode saber mais informações estratégicas do que o futuro gestor. Nessa entrevista, o profissional terá a oportunidade de entender melhor o desafio da posição pela perspectiva de um profissional de Recursos Humanos, e depois balizar essa visão de carreira (mais ampla) com a do Gestor da Oportunidade (focado apenas em sua área contratante e em suas necessidades imediatas).

Entrevista Presencial com Gestor da Vaga

O principal ponto de tensão de uma entrevista com o Gestor Contratante é a confiança. O gestor da vaga quer saber se pode confiar no profissional que está avaliando.

Se o profissional é capaz de desenvolver um relacionamento construtivo com a equipe – ele procurará por sinais de que o profissional avaliado o respeita, admira e caso ele desconfie que o profissional avaliado não o estima profissionalmente, o mesmo estará eliminado, pois o gestor não trará um potencial sabotador para dentro de sua equipe.

No meio dessas questões de confiabilidade comportamental, serão feitas perguntas e questões técnicas especificas, e pode ser que perguntas sobre o segmento e mercado de atuação da companhia também estejam presentes.

Se o profissional está sendo entrevistado para uma oportunidade de Gestão, o futuro gestor avaliará se o profissional conseguiria gerenciar e alavancar resultados do time interno que apenas ele conhece – O entrevistador não avaliará se o profissional é um bom ou péssimo gestor, mas se o profissional se adaptaria à situação, estrutura e contexto desse time interno.

Exemplo:

O profissional é um especialista em gerar resultado com times difíceis, em ambientes hostis? Ou é um gestor mais habituado a trabalhar com times com maior coesão? Qual a visão sobre demissão? Como o profissional pretende mudar drasticamente o curso do vôo dessa equipe e estratégia sem deixar o “avião cair”? – como ele pretende fazer mudanças estruturais nesse time, sem que a performance e os resultados do time caiam drasticamente?
É importante que o profissional que está sendo entrevistado, tenha essas respostas “na ponta da língua” antes de ir para uma entrevista com o gestor contratante.

Entrevista Online/Presencial com Gestor LATAM

Essa entrevista tem se tornado frequente pois as empresas precisam de uma maior interação em seus times verticais para gerar resultados de maior amplitude dentro da companhia, e com o menor esforço interno. Uma empresa não quer atender outra empresa global apenas em um país, mas ao longo da cadeia vertical inteira, em outros países e isso força as empresas a buscarem profissionais que conseguem lidar com demandas que não são apenas nacionais e locais.

É importante que o profissional a ser entrevistado, ensaie uma apresentação profissional de seu perfil focando nos pontos:

  1. relacionamento e interação com times remotos,
  2. gestão remota de atividades,
  3. melhores práticas globais e,
  4. projetos de melhoria.
Tudo isso, na língua oficial da empresa – mesmo que esse entrevistador seja um brasileiro, se a língua oficial da empresa é o Inglês, é importante preparar-se para uma entrevista em Inglês.

Outro ponto importante, é focar no relacionamento com esse profissional, mostrar-se alinhado com os objetivos da empresa, e demonstrar ser um profissional capaz de crescer verticalmente e regionalmente, pois os profissionais regionais sempre acreditam ser os “experts” a respeito do DNA cultural da empresa.

Conheça a assessoria para recolocação profissional da driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.