Todos os dias o mercado se reinventa e se atualiza. Uma nova tendência que tem marcado grandes empresas é a criação de boards, que é o conselho de administração.
Este conselho é formado apenas por profissionais de alto escalão e acionistas e costuma ter grande influência no negócio, pois é ele quem define o direcionamento que será seguido à longo prazo.
Por isso, neste artigo trouxemos explicações sobre os boards e qual a importância deles na seleção de talentos para a empresa.Continue a leitura e absorva as dicas para se preparar para uma entrevista direta com o board de uma empresa.
O que são boards e conselhos?
Eles são o conselho administrativo da empresa e trabalham para representar os acionistas e a visão da sociedade dentro do negócio. Desta forma, eles auxiliam a empresa a se tornar mais rentável e vendável na bolsa de valores.
Este conselho inclui profissionais bem específicos e escolhidos a dedo, como acionistas, executivos da própria empresa (visto com maus olhos no Brasil) ou ainda pessoas que se destacam no mercado de trabalho em geral (em diversas outras organizações).
Qual a importância dos boards para as empresas?
Os profissionais do conselho são responsáveis por trazerem pautas relevantes que farão a empresa ser mais rentável e ficar mais integrada no mercado, por isso, precisam estar por dentro das tendências, tanto nacionais quanto globais. O board então se torna muito importante para aumentar o valor de mercado da empresa.
Para que a empresa fique de fato mais rentável, na prática, o conselho se reúne com a presidência da empresa para conversar sobre as pautas principais que devem ser abordadas internamente. Em seguida, discutem como podem implementar a pauta e se é realmente um assunto que se enquadra e se é factível. Por fim, definem as estratégias a longo prazo, quanto será investido, e então inicia-se a implementação.
Um bom exemplo seria o caso da empresa Magazine Luiza. Uma dos temas mais trabalhados por eles é a igualdade de gênero, étnica e racial – criaram um programa de trainees apenas para pessoas negras, a fim de capacitá-los e então guiá-los para cargos maiores na empresa. Após alguns anos com este programa instalado, o número de colaboradores negros na empresa crescerá e aos poucos eles se tornarão a empresa com maior número de diversidade etnica e de genero do mercado.
Essa realidade, irá aumentar a aprovação popular das pessoas em relação à empresa e sua gestão, aumentando seu valor da bolsa de valores.
Quando o board participa de entrevistas
Como você pode perceber, o board é um grupo de profissionais estratégicos e focados no aumento do valor da empresa no mercado, por isso, eles também têm interação direta com profissionais de cargos importantes, como executivos e CFOs (diretores financeiros).
Cargos executivos e o CFO geralmente têm a responsabilidade de reportar frequentemente os resultados diretamente ao boards e ao fundo de investimentos (caso a empresa também tenha). Por isso, eles podem optar por fazer parte da rodada de entrevistas para então definir, juntamente da diretoria, a pessoa certa para o cargo.
Leia também:
Dicas para entrevista de gestor
Como ser aprovado na entrevista final
Qual o perfil de avaliação dos boards
Uma das principais questões que os board irão avaliar em candidatos à CFO e à executivos é a capacidade de reportar questões financeiras e de executar projetos a longo prazo. Eles não irão questionar as habilidades práticas e de execução, pois isso será analisado nas etapas iniciais do processo seletivo, por recrutadores.
No geral, eles irão priorizar profissionais que vão concordar com a visão deles em relação à implementação de novas pautas na empresa e que saberão como dar vida ao planejamento do conselho.
Leia também:
O perfil do profissional mais buscado no mercado
Como se preparar para entrevistas com boards
Estar atualizado com as principais pautas e tendências de mercado
As pautas e tendências de mercado, como já discutimos, influenciam bastante as empresas de capital aberto. Ao mostrar esta atualização, o profissional mostra que entende as melhores práticas de governança do mercado. Abaixo estão as principais pautas para que o candidato estude:
- sustentabilidade
- diversidade
- inclusão
- igualdade
- gênero
Recomendamos que o candidato pesquise quem faz parte do board da empresa para então mapear quais são as pautas mais relevantes para aqueles profissionais e então se aprofunde mais em cada temática individualmente.
Ter capacidade de fazer reports com transparência
A missão do board é manter sempre a empresa no direcionamento correto e para isso precisam de dados transparentes com os resultados da empresa.
Por isso, uma das grandes exigências feitas ao candidato é que ele tenha grande capacidade de reportar dados. Isso significa que ele precisa utilizar metodologias concretas e transparentes, além de ter boa postura para efetivamente fazer apresentações de resultados, sem omitir nenhuma informação.
Leia mais:
O perfil do profissional mais buscado no mercado
Entrevista de emprego: dicas para os diferentes tipos
Em busca de recolocação profissional? Conte com a driverh
A driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.
Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).
©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.