Entrevista em consultorias de recrutamento com o headhunter

Atualmente, as empresas têm contratado cada vez mais consultorias de recrutamento e seleção para ajudá-las a executar seus processos seletivos, por isso, se você está em busca de recolocação no mercado de trabalho, indicamos que entenda as diferenças entre cada uma das entrevistas – com as empresas contratantes vs. com as consultorias de recrutamento e seleção. Siga a leitura. 

O que são as consultorias de recrutamento e seleção

As consultorias de recrutamento e seleção são empresas contratadas pelas empresas que estão buscando por novos talentos. Portanto, o serviço das consultorias de recrutamento e seleção é recrutar, selecionar e apresentar os melhores candidatos do mercado para as vagas que foram repassadas à elas, pelas empresas contratantes.

Normalmente, as empresas que contratam este tipo de serviço utilizam diversas estratégias para atrair e identificar talentos, como: 

  • Anúncio de vagas diretamente nos perfis e site da empresa, assim como no site e redes da Consultoria de Recrutamento e Seleção;
  • Busca direta pelo profissional ideal para a vaga através das Consultorias de Recrutamento e Seleção;
  • Análise de currículos que já estão cadastrados no banco de dados da empresa;

5 razões pelas quais as empresas contratam consultorias de recrutamento e seleção 

O principal motivo para a contratação de uma consultoria de recrutamento é devido ao suporte operacional, grande expertise que elas oferecem às empresas contratantes para a execução de processos seletivos e também a garantia de encontrar candidatos perfeitos para as oportunidades abertas. 

Para detalhar melhor o cenário das empresas, abaixo reunimos as principais razões que as motivam a contratarem as consultorias de recrutamento e seleção, confira:

Centenas de perfis para analisar

Muitas vezes, quando as empresas contratantes abrem oportunidades no mercado e publicam uma vaga para todo o mercado, acabam recebendo milhares de currículos para analisar.

A consultoria de recrutamento e seleção pode ajudar a empresa que já pode estar sobrecarregada com outros processos gerenciados internamente, a selecionar os melhores candidatos para esta vaga em questão.

Vários processos seletivos abertos de uma vez só

Devido a cenários de sazonalidade do mercado, existem situações em que a empresa precisa contratar muitos profissionais para uma mesma área, ou então abrem diversas vagas em toda a empresa após uma reestruturação e alinhamento do planejamento estratégico. 

Isso acontece devido às situações pontuais que geram um “boom” na abertura de determinadas vagas. Por exemplo, durante a pandemia, diversas empresas passaram pela digitalização de processos e claramente, esse movimento gerou uma grande demanda por profissionais da área de Tecnologia (TI) no geral, fazendo com que as empresas abrissem inúmeros processos seletivos de uma vez só, para atender uma necessidade da empresa daquele momento. 

Busca por profissionais específicos

Este é um dos principais motivos para as empresas contratarem consultorias de recrutamento e seleção: a busca por profissionais muito específicos e de áreas novas no mercado. 

Pode até ser que as empresas já tenham recrutadores internos no setor de Recursos Humanos, mas neste caso ela opta por consultorias especialistas em segmentos específicos que vão oferecer mais segurança e garantia de encontrar o profissional ideal para a oportunidade. 

Geralmente, as melhores consultorias são organizadas em unidades de negócios especialistas em cada área. Então, dentro delas existem áreas de RH, Finanças, Vendas e Marketing, Tecnologia da Informação, Supply Chain, Logística, etc. Estas unidades de negócios são formadas por profissionais de recrutamento e seleção que têm experiências anteriores com a seleção de candidatos para determinado segmento, facilitando assim os trabalhos futuros. 

Quando a empresa precisa abrir uma vaga confidencial

Neste caso, a empresa está considerando contratar outro profissional para um determinado cargo, mas o profissional que está ocupando o cargo atualmente ainda não sabe desta situação.

Então, para manter os processos intactos até novas decisões serem tomadas, como a demissão do colaborador atual, as empresas contratantes optam por fazer um processo seletivo totalmente confidencial, onde inclusive pedem para que a consultoria não divulgue seu nome durante as entrevistas

Leia mais:

Vagas confidenciais: como funcionam?

Diferenças nas entrevistas com Consultorias versus Empresa Contratante 

No geral, as entrevistas com as consultorias de recrutamento e seleção são mais diretas, enquanto as entrevistas diretamente com a empresa contratante são mais flexíveis, mais longas e contam com uma maior proximidade do recrutador interno com o candidato. 

Confira abaixo o formato de cada uma delas para entender mais sobre as diferenças: 

Como são as entrevistas com a empresa contratante 

Em entrevistas diretas com a empresa contratante, o candidato acaba falando com um recrutador interno, que tem um perfil mais junior ou pleno e não é tão especializado em áreas determinadas. Por exemplo, pode ser que ele tenha experiência em recrutar candidatos da equipe de vendas, finanças e logística. 

Por outro lado, o recrutador interno já é um colaborador da empresa contratante e por isso pode oferecer um feeling maior em relação ao perfil do profissional que a empresa precisa, pois ele saberá selecionar os candidatos que tem a comunicação mais adequada para a empresa, que conta com o posicionamento mais aderente (fit cultural), etc. 

O candidato também tem mais vantagens conversando com um recrutador interno da empresa, pois poderá perceber o perfil do profissional que trabalha internamente e entender mais profundamente qual o tipo de pessoa que a empresa busca. Além disso, o candidato também tem acesso a mais informações da empresa contratante, pois os recrutadores internos são mais abertos e compartilham mais dados sobre a empresa e o processo seletivo.

A duração das entrevistas gira em torno de 1 hora.

Como são as entrevistas com consultorias de recrutamento e seleção

O fator principal é que o candidato “fica no escuro”: ele não saberá quem é a empresa contratante por trás da consultoria de recrutamento e seleção, pois muitas das empresas optam por fazer processos seletivos confidenciais, obrigando assim as consultorias a preservarem essa informação. 

Ao não saber qual é a empresa, a performance do candidato na entrevista pode cair, pois ele não conseguirá encontrar o melhor posicionamento para responder os questionamentos feitos pelo headhunter.

As entrevistas têm duração de aproximadamente 30-40 minutos e são mais superficiais, rápidas e assertivas se comparadas com as entrevistas feitas diretamente na empresa contratante. Os recrutadores costumam ser diretos e esclarecer questões objetivas, como a pretenção salarial do contato, local de moradia, expectativas em relação ao job description –  pontos de atrito entre o candidato e a empresa contratante. 

Como encantar headhunters em consultorias de recrutamento e seleção

Quando uma consultoria de recrutamento apresenta a “short list” (lista com os 5 melhores candidatos encontrados) para a empresa contratante, ela seleciona apenas os candidatos melhor posicionados nas entrevistas.

Então, se o profissional quer encantar os recrutadores e headhunters das consultorias, deve seguir as dicas abaixo: 

Posicionamento profissional

O bom posicionamento no mercado de trabalho proporciona reconhecimento e mais chances na hora de se tornar referência no segmento em que atua.

O posicionamento abrange todos os detalhes contidos no candidato no dia da entrevista: desde como se veste, como expressa suas ideias, como se comunica, como se comporta frente ao entrevistador, como se posiciona emocionalmente, etc.

As consultorias buscarão candidatos que não irão prejudicar a sua própria imagem, por isso, o candidato deve se esforçar não apenas para ser o melhor tecnicamente, mas para demonstrar isso de forma clara e objetiva. Apenas a competência técnica não basta, é necessário saber demonstrar isso através de comportamentos verbais e não verbais.

Tenha um perfil comercial

Novamente, é necessário que o candidato demonstre ter um perfil atrativo e saiba se vender a todo o tempo, sem culpas e falsas modéstias.

O profissional deve se atentar ao fato de que ir bem em uma entrevista com uma consultoria de recrutamento e seleção abre portas para que o mesmo seja apresentado para outros processos seletivos que podem estar inclusive, acontecendo confidencialmente e paralelamente ao processo seletivo que o mesmo está sendo entrevistado. 

Já ter uma performance negativa, pode atrapalhar o profissional em outros processos, que provavelmente nem chegarão ao seu conhecimento.

Seja objetivo 

O padrão é que as entrevistas com consultorias tenham em média 30-40 minutos, então, os recrutadores não vão ter tempo para aprofundar com candidatos que são prolixos para responder perguntas ou que não saibam se expressar. 

Esses candidatos simplesmente perdem a chance de participar do processo seletivo, mesmo que sejam bons candidatos –  pois além de ser um bom candidato, é importante se adaptar à realidade do entrevistador – que nesse caso, está entrevistando o dia todo e acaba ficando com uma agenda muito concorrida.

É importante ser rápido e objetivo, responder exatamente o que os recrutadores perguntam. Porém, também é importante dar abertura para mais perguntas e esclarecimentos caso o recrutador necessite de mais informações. 

Leia também:

O perfil do profissional mais buscado no mercado

Entrevista de emprego: dicas para os diferentes tipos

Contrate a assessoria para recolocação profissional da driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

driverh
driverh