Atenção antes de implementar um Programa de Outplacement  

Ultimamente, as organizações têm recebido de forma positiva um método que procura reduzir os impactos da demissão. É o programa de outplacement, uma expressão que pode ser interpretada pelas expressões “realinhamento de carreira” ou “recolocação profissional”.

Na realidade, o Outplacement é um suporte qualificado para que o colaborador desligado encontre uma oportunidade, ou seja, uma nova vaga no mercado para seguir em frente, evitando o trauma da demissão.

Por isso, decidimos criar um artigo didático onde serão apresentadas as melhores estratégias para que os líderes de Recursos Humanos façam a implementação do programa de Outplacement. Continue lendo!

Por que investir em Outplacement?

Aqui estão cinco razões pelas quais as empresas devem abraçar o investimento em um programa de Outplacement e valorizar os colaboradores da sua empresa, em vez de simplesmente deixá-los ir sem nenhum suporte:

A empresa investe na relação com os colaboradores

Mesmo desligados, estes colaboradores também contribuíram para o sucesso do negócio, por isso, é essencial valorizá-los. 

Os serviços de Outplacement com Recolocação Profissional ajudam as organizações a manter relacionamentos saudáveis ​​com os colaboradores afetados, oferecendo-lhes a melhor orientação e treinamento que precisam para conseguir uma nova oportunidade no mercado e desenvolver sua carreira.

Ajuda a reduzir o desemprego

O programa de Outplacement conta com serviços que desenvolvem a carreira do profissional, como a revisão de currículo feita por um especialista, aconselhamento de um treinador de carreira, seleção de oportunidades feitas por um Jobhunter, entre outros. 

Estes serviços funcionam em conjunto para garantir que todos os colaboradores afetados pelo processo de demissão da sua empresa possam competir pelos melhores empregos, e ainda de forma mais rápida do que seria se estivessem por conta própria.

Leia também:

O que é um Jobhunter?

Como contratar os serviços de Jobhunter

Proteção da responsabilidade

Ao reduzir a força de trabalho da sua empresa (downsizing), lembre-se de cumprir as promessas feitas aos colaboradores e também de colocar os valores corporativos em prática durante todo o processo, pois somente assim você manterá a reputação do negócio e conseguirá atrair os melhores talentos do mercado de trabalho. 

Além disso, certificar-se de que seus colaboradores tenham suporte e serviços para ajudá-los a encontrar um novo emprego reduz a probabilidade deles buscarem por recursos legais para obter compensação da empresa.

Conseguir que os colaboradores se concentrem em seus próximos passos na carreira ajuda a empresa a se proteger dos recursos jurídicos frequentemente procurados por profissionais insatisfeitos que foram desligados. 

Por meio da contratação de empresas prestadoras de serviços de recolocação e Outplacement, as empresas contratantes aprendem as melhores práticas para entregar as notificações aos colaboradores e, ao mesmo tempo, obter os serviços para que eles tenham uma transição profissional mais suave. 

Leia também: 

Como fazer um plano de carreira

Aumenta a produtividade dos colaboradores atuais

As empresas de Outplacement especialistas possuem as melhores práticas para lidar com as situações de desligamento, desde o planejamento da demissão, passando pela notificação até a fase de pós demissão.

Por isso, ao oferecer o suporte aos profissionais desligados, o restante dos colaboradores irá perceber como a empresa lida com essa situação e por isso seguirão produtivos, afinal, não precisarão perder tempo ficando apreensivos ou com medo do seu próprio destino dentro da empresa. 

Melhora a imagem da marca

Quando não tratadas de forma adequada, as demissões podem resultar em danos à imagem da marca da empresa. Fornecer suporte de recolocação para os colaboradores afetados é uma das melhores maneiras de proteger tal imagem e melhorar a reputação.

Dar aos colaboradores o apoio de que precisam para encontrar um novo emprego demonstra compromisso em viver os valores declarados da empresa. Além disso, a empresa mostra sua intenção de estabelecer relações entre empregador e colaborador, que vão além da estabilidade de um indivíduo em sua organização.

Programa de Outplacement: Quais são as verdadeiras expectativas dos colaboradores?

Os colaboradores desejam que os líderes implementem um bom programa de Outplacement para se sentirem mais seguros e trabalharem de forma mais comprometida. 

Por isso, os serviços de Outplacement não devem apenas oferecer apoio psicológico e emocional, mas também garantir orientação prática e aconselhamento para melhorar as perspectivas de emprego. Estas técnicas ajudam a lidar com o stress e a incerteza que surgem com a perda de um emprego.

Para ir além, os melhores programas de Outplacement oferecem conexões e indicações verdadeiramente valiosas para os profissionais, garantindo assim que sigam para novas oportunidades que realmente farão com que desenvolvam suas carreiras e cresçam profissionalmente. Nós da driverh trabalhamos desta forma. 

Leia também: 

Como criar uma rede de networking

O que é Outplacement?

Outplacement – como funciona?

O que a empresa deve verificar antes de contratar um Programa de Outplacement? 

A missão de buscar por uma empresa que oferece Outplacement é bem delicada, afinal, este é um serviço que faz grande diferença internamente. 

Por isso, abaixo vamos mostrar quais os principais pontos de atenção antes de escolher a melhor empresa de Outplacement. Siga a leitura. 

Expertise no Mercado

Antes de contratar uma empresa de Outplacement, é importante saber se ela tem bons contatos e qual o seu conhecimento do mercado de trabalho. Estes dois componentes ajudarão os profissionais a encontrar novas oportunidades o mais breve possível e com maior qualidade.

Como o mercado é dinâmico, as empresas precisam trabalhar bem as competências dos colaboradores, e até mesmo adicionar aptidões para que eles possam se adaptar e aumentar a variedade nas opções.

Entrega Flexível

O programa de Outplacement deve oferecer serviços flexíveis, que se adaptam a realidade e necessidade dos profissionais (por exemplo: deve atender de forma remota e presencial). 

As empresas precisam buscar por programas de Outplacement que ofereçam acesso à rede de contatos e soluções de tecnologia inteligente. Assim, os profissionais que participam do programa são imediatamente conectados com os melhores recursos, informações e suporte, permitindo uma recolocação mais rápida e bem-sucedida.

Leia também:

Dicas para entrevistas presenciais ou online

Escalabilidade

Este é um elemento de grande relevância às empresas contratantes, pois diz respeito à demanda do serviço. 

É essencial que a empresa encontre uma prestadora de serviço que possa aumentar e reduzir sua escala de trabalho em curto tempo, afinal, sabemos que a rotatividade de colaboradores varia entre as empresas: algumas delas têm alta rotatividade e demanda grande atenção aos processos de desligamento, e outras efetuam demissões esporadicamente. 

Unindo a escalabilidade com a flexibilidade, a empresa que oferece o Outplacement precisa saber lidar com demissões em massa e também com demissões pontuais, e saber direcionar e adequar seus serviços de acordo com cada cenário.

Profissionais Comprometidos

É imprescindível que os profissionais que trabalham na empresa de Outplacement passem extrema segurança e confiança àqueles que acabaram de ser desligados. 

Eles precisam estar comprometidos com a transição dos colaboradores, pois este auxílio os  ajudará a se reerguer após a demissão e a encontrar novas oportunidades no mercado. Estes profissionais também precisam entender a individualidade de cada profissional para conseguirem trabalhar de forma personalizada e verdadeiramente eficaz.

Para poder conferir na prática o comprometimento e transparência dos serviços destes profissionais e empresas, confira os cases de sucesso e os resultados que outros profissionais e empresas contratantes obtiveram ao implementar o serviço. Caso veja que os resultados são eficazes e práticos, então siga em frente e implemente o programa. 

Conheça o programa de Outplacement da driverh

Você está em busca de um programa de Outplacement para sua empresa? Então conheça a driverh, que é uma das melhores empresas de Outplacement e recolocação profissional do Brasil.

Contamos com centenas de casos de sucesso no atendimento de colaboradores desligados, você e sua empresa podem conferir em nossa página de depoimentos a visão dos profissionais assessorados pela driverh.

Aqui na driverh, os colaboradores da sua empresa encontram um programa completo de Outplacement, que conta com um diferencial: ações voltadas ao mercado e que geram resultados concretos para suas carreiras e recolocação. Os assessorados do Outplacement da driverh têm acesso a uma rede de empresas e contatos prontas para receber as indicações de seus perfis.  

Para saber mais sobre a nossa metodologia de Outplacement, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, ou pelos telefones: (11) 3130 6975 ou (11) 9.5481 6647 (WhatsApp). 


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.