Outplacement para colaboradores da alta gestão

Profissionais responsáveis pelos setores de Recursos Humanos, Departamento Pessoal ou  “People” com certeza já ouviram falar sobre os serviços de Outplacement. 

Este serviço entrou no mercado para tornar os processos de desligamento e transição de carreira mais humanizados. Através da terceirização do processo de demissão de colaboradores, empresas especializadas prestam o serviço de forma dedicada e tornam mais amigáveis as etapas do processo.

Entretanto, o Outplacement precisa ser ainda mais dedicado quando o serviço é dedicado para profissionais C-Levels e alta gestão. 

Por isso, neste artigo, compartilhamos com você questões importantes sobre a contratação de Outplacement para colaboradores da alta gestão, como por exemplo a sua importância, como escolher a melhor empresa prestadora deste serviço, entre outros. Siga a leitura. 

O serviço de Outplacement e os benefícios para a corporação

Em primeiro lugar, é importante frisarmos a importância e os benefícios de Outplacement para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. 

A empresa que nunca contratou este serviço certamente está perdendo grande otimização nos processos de RH. Além disso, ela deixa de oferecer benefícios extras e ainda um apoio emocional e profissional que fazem a diferença na vida de qualquer colaborador. 

O Outplacement não é apenas um serviço que demite colaboradores no lugar do RH. Na verdade, estes são alguns benefícios que as empresas garantem ao contratar o serviço de Outplacement:

  • Reestruturação e novo posicionamento nos processos de desligamento; 
  • Melhoria nos benefícios oferecidos; 
  • Mais apoio aos colaboradores em relação ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores;
  • Reforço à imagem da empresa;
  • Redução de impactos negativos que demissões geram;
  • Entre outros

No blog da driverh temos conteúdos específicos sobre Outplacement. Não deixe de conferir: 

Colaboradores da alta gestão: quem são?

Nesta segunda parte falaremos sobre os colaboradores da Alta Gestão, pois este termo pode gerar dúvidas sobre quais profissionais estão dentro deste grupo. 

A alta gestão é formada principalmente por profissionais C-Levels das corporações. Isso significa que gerentes, executivos e diretores formam este grupo que é bem selecionado e não costuma ser numeroso, mesmo em empresas de grande porte e multinacionais. 

Confira exemplos de cargos que formam a Alta Gestão das empresas: 

  • CEO 
  • CFO e cargos de C-Level
  • Diretor de Marketing
  • Diretor de TI e diretores de forma geral
  • Gerente Comercial e outros gerentes sêniores
  • Etc.

Leia também:

Motivos que fazem o RH contratar Outplacement para colaboradores da alta gestão

Desligar colaboradores não é tarefa fácil, entretanto, ter que buscar por recolocação também é um grande desafio, principalmente se o antigo cargo do profissional era de alta gestão. 

Em nossa experiência de mais de 10 anos no mercado de recolocação profissional, notamos que profissionais C-Levels, geralmente, ficam por anos em um cargo e empresa, afinal, muitos deles desenvolveram suas carreiras em uma única empresa.

Entenda: não é errado ficar por anos em um único cargo ou empresa, entretanto, ao ser desligado, o profissional tem um desafio maior para se recolocar. 

O desafio da recolocação torna-se mais complicado para este profissional porque o mercado já não disponibiliza mais tantas vagas para C-Levels. 

Nos últimos anos, a tendência das empresas foi diminuir e otimizar os times, por este motivo, a demanda para gerentes, diretores e executivos foi reduzida. 

Por fim, o serviço de Outplacement para colaboradores da alta gestão entra nas empresas justamente para amenizar os impactos negativos e reduzir estes desafios de recolocação profissional. 

Através de serviços customizados para cada colaborador, o Outplacement oferece apoio e preparação para novos processos seletivos e entrevistas, além do suporte emocional ao profissional que passa pela demissão. 

Como escolher o melhor Outplacement para os colaboradores de alta gestão: confira quais são as etapas indispensáveis 

Para garantir os principais benefícios do outplacement para os colaboradores da sua empresa, é necessário escolher um prestador de serviço especializado em recolocação profissional e transição de carreira. 

De forma resumida, as empresas especializadas oferecem, principalmente, as seguintes etapas no processo de Outplacement: 

Análise do perfil dos colaboradores que serão desligados

Nesta primeira etapa, a empresa especializada em Outplacement fica responsável analisar, juntamente com a equipe de RH da empresa contratante, quem serão os colaboradores desligados. 

Esta etapa é essencial para a definição de quem será o responsável pela demissão. Por exemplo: pode ser a empresa de Outplacement, a própria equipe de RH da empresa contratante ou ainda o gestor direto dos colaboradores. 

Preparação antes de demitir

Após esta primeira definição, a empresa de Outplacement tem um período para preparar os responsáveis para executarem a demissão. 

Isso significa que a empresa dará os direcionamentos corretos para que o responsável execute a demissão com a comunicação e o posicionamento corretos. 

Além disso, nesta fase são definidas outras questões como a data do desligamento, o local onde será feita a reunião, a organização dos benefícios finais do colaborador, etc. 

Planejamento de carreira do ex-colaborador

Nesta terceira fase, a empresa de Outplacement iniciará o processo de apoio a recolocação do profissional. 

Isso significa que os especialistas em recolocação profissional e Outplacement começam a desenhar, juntamente do colaborador desligado, o plano de carreira futuro. 

Através da análise das experiências anteriores, são definidos os objetivos do profissional, para finalmente iniciar o direcionamento para a transição de carreira. 

Desenvolvimento e atualização do profissional

Esta é uma das fases preferidas tanto das empresas que contaram o Outplacement, quanto dos profissionais que participaram do processo. 

Nesta etapa, a empresa de Outplacement faz indicações personalizadas de cursos, palestras, eventos, workshops e treinamentos direcionados, a fim de desenvolver a carreira  do profissional e promover crescimento e atualização em relação ao mercado de trabalho. 

Esta ação incentiva o enriquecimento do perfil do colaborador e aumenta a visibilidade frente ao mercado, pois melhora sua rede de networking e seu auto desenvolvimento.

Recolocação profissional

Por fim, a empresa de Outplacement auxilia também na recolocação, através das conexões entre headhunters e profissionais em busca de novas oportunidades. 

Além disso, as melhores empresas, como a driverh, oferecem ainda a reestruturação de currículo e redes sociais (como Linkedin) com consultoria especializada, além de mapeamento de mercado e reposicionamentos de speechs de entrevista.

Conheça o programa de Outplacement da driverh

Você está em busca de um programa de Outplacement para sua empresa? Então conheça a driverh, que é uma das melhores empresas de Outplacement e recolocação profissional do Brasil.

Contamos com centenas de casos de sucesso no atendimento de colaboradores desligados, você e sua empresa podem conferir em nossa página de depoimentos a visão dos profissionais assessorados pela driverh.

Aqui na driverh, os colaboradores da sua empresa encontram um programa completo de Outplacement, que conta com um diferencial: ações voltadas ao mercado e que geram resultados concretos para suas carreiras e recolocação. Os assessorados do Outplacement da driverh têm acesso a uma rede de empresas e contatos prontas para receber as indicações de seus perfis.  

Para saber mais sobre a nossa metodologia de Outplacement, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, ou pelos telefones: (11) 3130 6975 ou (11) 9.5481 6647 (WhatsApp). 


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.