Consultoria de Outplacement e demissão humanizada

As melhores empresas do mercado atualmente têm mostrado que querem construir e manter uma sólida estratégia de Employer Branding (marca empregadora), por este motivo, tem aderido cada vez mais à consultoria de Outplacement.

Comprometidas em abraçar seus valores corporativos na prática, as empresas oferecem aos colaboradores demitidos o serviço de Outplacement, que tem como objetivo ajudá-los a  conquistar o próximo emprego.

Pensando nisso, reunimos neste artigo explicações sobre o que é de fato a Consultoria de Outplacement, para mostrar para os responsáveis do setor de Recursos Humanos como este serviço está envolvido com a humanização demissional e quais são os impactos positivos que ele pode trazer para a empresa. Continue a leitura. 

O que quer dizer demissão humanizada?

O termo “humanizada” quer dizer valorizar e reconhecer as pessoas por trás de processos que geralmente passam despercebidos. 

Resumidamente, a humanização significa colocar em foco a empatia e conexão em todas as ações e focar no bem-estar dos profissionais.

Quando este termo entra no campo de Recursos Humanos, significa que a empresa precisa rever seus processos para torná-los mais próximos e humanos dos colaboradores, seja alterando procedimentos já estabelecidos ou mesmo mudando o posicionamento ou  comunicação utilizada. 

Lembre-se ainda que não é interessante colocar os interesses dos colaboradores acima da empresa, mas sim encontrar um equilíbrio que atenda as necessidades de ambos os lados, mas que supra expectativas de forma mais empática e humana. A consultoria de Outplacement trás este equilíbrio, pois oferece benefícios tanto para a empresa contratante quanto para o profissional. 

Consultoria de Outplacement: o que significa? 

Consultoria de Outplacement é um serviço prestado por empresas especializadas no apoio profissional e reorientação de carreira de colaboradores que estão sendo desligados por uma empresa. Este é um serviço contratado pela empresa que irá desligar colaboradores.

Pequenas, médias e grandes empresas, bem como instituições e associações governamentais, contratam este serviço quando precisam desligar colaboradores e as modalidades de contratação podem ser Outplacement individual ou Outplacement em grupo.

O objetivo da empresa ao contratar esse serviço que beneficia o colaborador desligado é: que o empregador e colaborador desligado tenham uma separação justa, e que o colaborador saia da empresa atual já com uma perspectiva de carreira nova e atraente.

Ao utilizar os serviços de uma Consultoria de Outplacement, a empresa contratante evita danos à sua imagem, clima e produtividade, tanto interna (equipes e colaboradores) quanto externamente (mídia) e ainda colabora para a sua estratégia de Employer Branding (marca empregadora).

Leia também:

Quais são os benefícios do Outplacement?

A consultoria de Outplacement traz diversos benefícios, tanto para a empresa empregadora, quanto para o profissional desligado. Confira: 

Benefícios para os colaboradores

  • Processo demissional humanizado 

Um dos principais benefícios trazidos para o colaborador é de fato a humanização da demissão.

Isso significa que mesmo passando por este momento difícil, o colaborador terá a garantia que será tratado de forma mais empática e que seus interesses receberão mais atenção dentro da companhia. 

O processo demissional oferece ao colaborador maior discrição, maior cuidado com a comunicação utilizada, abordagem mais cuidadosa e não violenta, etc.

  • Aconselhamento de valor inestimável e suporte emocional

Ser desligado causa muito estresse e tensão. Esse estresse pode afetar a todos ligados ao funcionário de maneira diferente e pode causar até problemas pessoais e psicológicos. 

Os serviços de Outplacement fornecem aconselhamento inestimável e suporte emocional que ajudará a aliviar o estresse e fornecer uma visão positiva sobre a recolocação profissional. 

Esse suporte colabora para uma visão positiva da empresa e de como ela trata cada funcionário, mesmo que eles não estejam mais na empresa.

Leia também:

A importância da inteligência emocional no trabalho

  • Aumenta a lealdade e a satisfação dos profissionais atuais

As demissões são situações delicadas de se testemunhar como um profissional que ainda trabalha na empresa. Os colaboradores terão medo de serem desligados ​​a qualquer momento, e isso pode afetar a produtividade e projetos de médio-longo prazo.

Trabalhar para uma empresa que realmente se preocupa com seus colaboradores e oferece benefícios mesmo após o desligamento proporciona profissionais que trabalham com foco e lealdade à empresa.

Benefícios para a empresa que contrata a Consultoria de Outplacement 

  • Evita crises de imagem

As mídias sociais aumentaram a consciência das empresas e das pessoas a respeito de seus direitos e deveres, além do que todos imaginavam. Ou seja: tudo o que uma empresa faz pode ser divulgado imediatamente de forma positiva ou negativa. 

Por isso, quando empresas contratam uma consultoria de Outplacement acabam mostrando outro olhar sob a demissão, pois valorizam o colaborador até após a sua contribuição à empresa. 

  • Reduz reivindicações de processos judiciais e custos

Alguns profissionais insatisfeitos e que não aceitaram a demissão encontram motivos para apresentar um processo por rescisão ilegal, mas se a empresa oferece um serviço de Outplacement, o risco disso acontecer diminui muito.

Isso ocorre porque a empresa está oferecendo um serviço especializado e de apoio ao colaborador para encontrar um novo emprego, o que significa que a empresa se preocupa com sua saída. Isso é visto como um fator favorável ao profissional.

Quanto mais a empresa fornece suporte para os colaboradores, mais eles compreendem que a dispensa foi por motivos relacionados ao bom andamento do negócio e não um ataque pessoal.

Após o desligamento, os profissionais demitidos recebem indenizações, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e outros benefícios estipulados em um pacote de indenização.

Quando eles encontram e iniciam em uma nova posição no mercado, o pacote de indenização ofertado pela empresa que os desliga não é mais necessário e os custos internos diminuem. 

Quanto mais rápido um funcionário demitido se recolocar, mais dinheiro a empresa estará economizando.

Como funciona o processo de Outplacement?

Para garantir um processo demissional humanizado e garantir melhores resultados com cada colaborador, a Consultoria de Outplacement geralmente trabalha de forma bem personalizada com cada profissional que participa do programa. 

Isso significa que ao se aprofundar em cada caso, a Consultora de Outplacement consegue atender as necessidades de cada profissional de forma exclusiva. 

Veja as etapas principais do serviço oferecido pelas consultorias de Outplacement: 

Etapa 1: Aprendizado emocional e cognitivo em relação à mudança

  • A consultoria de Outplacement inicia oferecendo apoio em relação aos aspectos emocionais da perda do emprego;
  • Em seguida, começa o trabalho de reconstruir a auto-estima do colaborador para que ele supere as crenças negativas e a dúvida em relação às suas próprias capacidades.

Leia também: 

Fiquei desempregado, e agora?

Como procurar emprego da forma correta

Etapa 2: Descoberta de alternativas profissionais

Por meio de diversas avaliações e conversas, a Consultoria de Outplacement ajudará os colaboradores desligados a fazerem um inventário de suas habilidades e interesses, incluindo:

  • Definir os próximos passos através do questionamento: “O que vem a seguir?”;
  • Nova visão sobre a realidade do mercado de trabalho;
  • Alinhamento das atividades de busca de emprego para que sejam congruentes com os objetivos de carreira;
  • Exploração de novas opções como empreendedorismo, reciclagem ou aposentadoria;

Etapa 3: Definição de estratégias para busca de emprego:

Nesta etapa inicia-se na prática a recolocação profissional do colaborador. A Consultoria de Outplacement ajuda-o através de: 

  • Desenvolvimento de habilidades e estratégias de networking;
  • Melhoria nas práticas de pesquisas na Internet, preenchimento de formulários de emprego, posicionamento em reuniões de recrutadores e entrevistas;
  • Treinamento em técnicas de entrevista e apresentação;
  • Lições sobre negociar ofertas de emprego;

Leia também: 

Como criar uma rede de networking

Networking na hora certa

Os melhores sites de vagas de emprego

Etapa 4: Fortalecimento de marca pessoal:

Por fim, para reforçar a fase da recolocação profissional, a Consultoria inicia o trabalho de fortalecimento de marca pessoal do profissional, através de: 

  • Criação de currículo focado nas conquistas profissionais do cliente e com o posicionamento correto para cada oportunidade;
  • Produção de cartas de apresentação impactantes;
  • Melhoria na visibilidade do profissional no LinkedIn e outras redes sociais profissionais de busca de emprego;

Humanize o processo de demissão com uma Consultoria de Outplacement especializada em recolocação profissional 

Quer oferecer mais benefícios aos colaboradores da sua empresa? Precisa tornar o processo demissional mais humanizado, pensando no bem-estar e na carreira do profissional? Então conheça os serviços da driverh, que é uma das melhores empresas de Outplacement e recolocação profissional do Brasil. 

Contamos com centenas de casos de sucesso no atendimento de colaboradores desligados, você e sua empresa podem conferir em nossa página de depoimentos a visão dos profissionais assessorados pela driverh.

Aqui na driverh, os colaboradores da sua empresa encontram um programa completo de Outplacement, que conta com um diferencial: ações voltadas ao mercado e que geram resultados concretos para suas carreiras e recolocação. Os assessorados do Outplacement da driverh têm acesso a uma rede de empresas e contatos prontas para receber as indicações de seus perfis.  

Para saber mais sobre a nossa metodologia de Outplacement, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, ou pelos telefones: (11) 3130 6975 ou (11) 9.5481 6647 (WhatsApp). 


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.