Muitos profissionais passam ou irão passar pelo momento de buscar por novas oportunidades no mercado, estando empregados. Essa é uma realidade recorrente no mercado, independente da carreira, área ou segmento do profissional.
Por que os profissionais querem mudar de empresa?
- Frustração de expectativas;
- Mudança de valores e propósitos;
- Salário inferior ao oferecido pelo mercado;
- Retomada do seu plano de carreira.
Abaixo, enumeramos uma lista de dicas para quem está nesse momento de transição profissional, ou mudança de empresa, e precisa de insights para fazer essa transição da melhor forma possível.
Confira nossas dicas para o profissional que está querendo mudar de empresa:
Saiba exatamente o que você está buscando
Quando você pensa em deixar a empresa que trabalha atualmente para iniciar em outra, você precisa avaliar cada aspecto dessa decisão, cuidadosamente, e não apenas pensar nos motivos pelos quais você pretende sair. Ao focar no problema, você passa a enxergar apenas o problema e pode deixar alguns pontos cegos passarem despercebidos.
É importante fazer uma boa pesquisa para saber como está o mercado na sua área de atuação. Dessa forma, você poderá medir as suas expectativas mais assertivamente.
Lembre-se de manter os pés no chão. Afinal de contas, você já tem um emprego e não pode jogar fora todo seu histórico profissional e tudo o que conquistou até aqui. Portanto, mantenha-se focado no seu cargo, nas suas entregas. Jamais faça uma transição irracional, sem pensar nas consequências em médio-longo prazo, ou abandonando suas metas na empresa atual.
Otimize seu tempo contratando uma consultoria especializada em recolocação profissional
Como você já tem um full time job (trabalho em tempo integral), o seu tempo para focar em buscar novas oportunidades acaba sendo bastante reduzido. Você terá que se cadastrar ou atualizar seu perfil em sites de busca de vagas, fazer pesquisas, entrar em contato com outras pessoas.
Então é imprescindível entender que você terá de abrir mão de algumas coisas para fazer essa transição de forma saudável tanto para você, quanto para a empresa.
Uma orientação de ouro: entre em contato com a driverh através do e-mail contato@driverh.com.br. Recomenda-se que todos os profissionais empregados e que queiram se movimentar no mercado, contratem uma assessoria e suporte qualificado para fazer uma transição profissional. Dessa forma, você não irá se sobrecarregar e apenas gastará seu tempo indo à entrevistas.
Preserve sua credibilidade com colegas da empresa atual
Durante esse processo de transição de empresa, você pode acabar deixando relativamente claro às pessoas da sua equipe, ou mesmo ao seu gestor, as suas intenções de sair da empresa.
É importante manter a discrição e entender que o seu gestor só vai saber que você está em busca de novas oportunidades caso você decida contar.
Caso você decida contar diretamente para o seu gestor, é interessante que você evite entrar em muitos detalhes. Essa é uma preocupação que você precisa ter inclusive para não se expor indevidamente perante o mercado.
Manter a sua credibilidade justifica ainda mais a contratação de uma assessoria especializada.
Escolha bem os processos seletivos
Seja bastante seletivo em relação aos processos que você vai entrar de cabeça. Lembre-se que você não pode sair todo dia para uma nova entrevista, nem deixar sua equipe na mão sempre que tiver de participar de um processo seletivo.
Transição de empresa pode ser exaustivo, então saiba escolher melhor as vagas para as quais você se candidata.
Esteja ciente de que você vai precisar pedir demissão
Você tem que estar preparado para pedir demissão. É recomendável saber exatamente o que você está fazendo, os custos e os riscos para começar em uma nova empresa.
Ainda existe também a possibilidade da empresa oferecer uma contraproposta. Neste caso, é também aconselhável não aceitar. Esta é uma decisão que a longo prazo pode acarretar em problemas para a sua carreira.
Tenha conversas transparentes com a gestão
É importante preparar o campo. Ao conversar com os seus gestores, procure fazer com que eles entendam completamente a sua situação na empresa.
De qualquer forma, é interessante ter esse tipo de conversa quando você sentir que está próximo de uma nova contratação ou participou de processos seletivos nos quais você obteve sucesso e grandes chances de receber uma ligação, por exemplo.
Não conte muito antes, nem muito em cima. Siga sua intuição e procure abordar o assunto com respeito e humildade. Mesmo que a empresa não seja perfeita, nem esteja cumprindo com o que você esperava, eles ainda são os seus empregadores.
“Nessa hora, manter o respeito, é o grande segredo para se ter bons contatos no mercado”
–Danielle Silva, Diretora Fundadora da driverh
Dica bônus: Procure pela assessoria da driverh
Se você quer mudar de empresa, entre em contato com a driverh e conheça mais sobre a nossa assessoria. Invista em sua carreira e em seu perfil profissional para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.