Por que você foi demitido? 

Em todo processo seletivo, existem perguntas frequentes que os recrutadores fazem a fim de conhecer mais a fundo sobre as motivações e o perfil geral dos candidatos, e a questão “Por que você saiu de sua última empresa?” é uma delas.

Geralmente, esta pergunta é feita a cada transição e movimentação de carreira. Se ele já estiver empregado, os recrutadores vão perguntar o motivo do candidato ter saído da empresa anterior, e caso esteja desempregado, questionarão sobre o último local que trabalhou.  

Siga a leitura do artigo para entender mais sobre o objetivo por trás desta pergunta e quais são as melhores práticas para respondê-la de forma correta.

Por que você foi demitido? O que evitar responder

Muitas pessoas pensam que quando os recrutadores fazem esta pergunta, é com o único objetivo de encontrar algo negativo no histórico profissional dos candidatos, o que não é verdade.

Essa crença faz com que o profissional não consiga formular uma boa resposta para a pergunta, pois acredita que o desligamento anterior será sempre sua culpa e que a resposta poderá desqualificá-lo do processo seletivo.

Nossa recomendação é que ao se preparar para uma entrevista, o profissional evite o tabu que existe sobre esta pergunta e formule uma resposta apropriada, afinal, fazer movimentações de carreira é uma prática cada vez mais comum para os profissionais, principalmente para aqueles que vão em busca de crescimento  e autodesenvolvimento. 

Além disso, a prática de movimentação colaboradores também é comum nas empresas, pois elas também buscam adequar os profissionais com o seu cenário atual, de acordo com fases diferentes do negócio.

No momento que o profissional entender melhor essa prática, ele conseguirá formular uma resposta mais inteligente e equipada para a pergunta “por que você saiu de sua empresa”, pois saberá se posicionar da forma certa e mostrar motivos tanto pessoais, quanto profissionais. 

Leia também:

6 dicas para mudar de emprego

O que os recrutadores querem investigar ao fazer a pergunta “Por que você foi demitido?” na entrevista

Resumidamente, os recrutadores buscam conhecer a visão do candidato em relação à: 

Projetos no geral

Esta pergunta traz uma ótima oportunidade de entender qual a visão do candidato em relação à projetos, principalmente pensando em curto, médio e longo prazo. 

Além disso, é possível captar se o candidato prioriza os projetos em que está envolvido ou se opta por outras questões para seguir trabalhando em um mesmo emprego. 

De acordo com as respostas, o recrutador consegue entender se o profissional saiu da empresa anterior devido ao fim de um projeto ou à mudança de um projeto a outro.

Com essas respostas, é possível investigar as condições gerais do profissional em relação ao momento certo de sair da empresa em projetos: o recrutador entenderá se ele não vê problema em sair no meio de um projeto, se opta por seguir com o projeto até o fim, se prefere projetos mais curtos ou longos, etc. 

Interesse na empresa ou salário?

De acordo com as respostas, o candidato pode demonstrar que está trocando de empresa apenas pelo interesse de aumentar seu salário ou então por querer agregar mais crescimento em sua carreira através de novas experiências.

Claro que podem ter casos onde o profissional tenha interesse em ambos, mas é importante formular a resposta da forma correta para não passar o posicionamento errado ao recrutador. 

Prioridades e motivações do candidato

No geral, em respostas bem formuladas, é possível captar as verdadeiras motivações do profissional em relação à mudança de empresa e suas experiências anteriores. 

O recrutador consegue entender, através das respostas, o que o candidato valoriza ao trabalhar em um lugar e o que vai priorizar em novas oportunidades de emprego. 

Leia também:

Como mudar de empresa para crescer na carreira

Quais as vantagens para as empresas contratantes ao fazer a pergunta “Por que você foi demitido?”

Através das respostas, o candidato mostra mais sobre seu próprio mindset e como é seu comportamento frente aos diversos cenários de uma empresa.

Exemplo 1 de tipo de mindset: ao ser questionado com esta pergunta, o candidato X afirma que “saiu da empresa devido à mudança de liderança”. 

Neste exemplo, o recrutador pode entender que o candidato pode ter certa dificuldade de adaptação, por não ter se adequado a alteração de liderança. Esse fator pode ser decisivo em certas empresas que têm rotatividade maior ou que necessitam de grande adaptação e flexibilidade dos candidatos, como Startups e empresas Unicórnios. 

Exemplo 2 de tipo de mindset: ao ser questionado com esta pergunta, o candidato Y afirma que “saiu da empresa anterior por que acabou o projeto em que participava”. 

Neste caso, o profissional pode ter saído da empresa devido a vários motivos relacionados ao projeto, mas um deles pode ser o desgaste com a equipe e liderança anterior, além de demonstrar que o profissional pode ter dificuldade em se reinventar dentro de uma empresa após um grande projeto. Nesse caso, a empresa ideal seria uma que conta com prgramas de aproveitamento de talentos internos, e que ofereçam a oportunidade do profissional atuar em áreas e frentes diferentes do negócio.

Como a resposta desta pergunta pode influenciar o resultado do candidato em um processo seletivo

É importante destacar que as empresas contratantes ligam para as empresas anteriores dos candidatos (referências fornecidas) para validar as informações passadas durante o processo seletivo

Ou seja, essa é uma prática verdadeira e que acontece com grande frequência, que pode influenciar positiva ou negativamente o candidato durante um processo, vai depender se o profissional optou ser verdadeiro ou não e da conduta da empresa.

Além disso, essa resposta pode influenciar o desempenho em um processo seletivo, principalmente se o profissional tiver um nível de senioridade alto. A resposta da questão “por que você saiu de sua última empresa” pode ser fator chave e de grande importância, sendo questão essencial para seguir no processo, principalmente se a última movimentação foi de 2 anos para menos. 

Recomendações gerais para responder a pergunta “por que você saiu de sua empresa”

Recomendamos que o profissional se prepare com um posicionamento focado em crescimento e desenvolvimento de carreira. Isso significa que ao ser questionado com esta pergunta, ele pode citar que a empresa anterior não estava mais alinhada com seus objetivos pessoais e por isso está em busca de desenvolver sua carreira através de novas oportunidades e desafios do mercado. 

Este posicionamento pode ser ajustado para diversos cenários, mas o mais importante é que o profissional mostre que está interessado em desenvolver sua carreira através de novos desafios, e não está somente pensando em questões muito específicas como melhora de salário, benefícios e cargo, afinal, estes fatores são consequência de um trabalho bem desenvolvido. 

Está em busca de Recolocação Profissional? Conheça a driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

 

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.