Como ser aprovado na entrevista com executivos

Um dos tipos de entrevistas em um processo seletivo são aquelas feitas pelos executivos da empresa contratante. Neste artigo, vamos explicar quais são as responsabilidades deste profissional e mostrar quais são suas principais exigências na hora de entrevistar um candidato. Confira abaixo. 

Como ser aprovado na entrevista com executivos? 

Os executivos são profissionais que conhecem profundamente sobre o negócio da empresa e uma das suas principais habilidades é colocar em prática os planejamentos e metas delegadas e desenvolvidas por eles. 

É importante dizer que o executivo está no nível de liderança, mas seu foco não é gerenciar equipes (80% de seu tempo voltado à liderança é ocupado liderando outros gestores), mas sim desenvolver e executar ações para alcançar uma meta final da unidade de negócios que o mesmo lidera.

Dentro de uma empresa, eles são profissionais responsáveis por unidades de negócios (business unit). Os executivos que têm mais poder dentro de uma empresa são aqueles que trabalham nas áreas mais estratégicas e que tem relação com o resultado direto do negócio, como por exemplo, finanças e vendas. Logo, de acordo com o segmento da empresa, o executivo de vendas pode ter mais poder de decisão do que um executivo de TI, ou de comunicação.

Tipos de executivos

Existem diversos cargos executivos. Também conhecidos como C-Levels, estes profissionais representam áreas determinadas dentro da empresa (business unit) e têm grande relevância na tomada de decisões.

Estes são alguns exemplos de cargos de executivos:

  • CEO (Chief Executive Officer), ou Diretor Executivo;
  • CFO (Chief Financial Officer), ou Diretor Financeiro;
  • CCO (Chief Commercial Officer), ou Diretor comercial;
  • COO (Chief Operating Officer), ou Diretor de Operações;
  • CIO (Chief Information Officer), ou Diretor de Tecnologia;
  • CSO (Chief Security Officer), ou Diretor de Segurança;
  • CMO (Chief Marketing Officer), ou Diretor de Marketing;
  • CHRO (Chief Human Resources Officer), ou Diretor de Recursos Humanos;
  • CLO (Chief Legal Officer), ou Diretor Jurídico.

É importante destacar que podem existir diversos destes executivos em uma mesma empresa, que são diferenciados pela sua localidade. Ou seja, podem existir executivos, locais, regionais, nacionais e globais.

Leia também:

O perfil do profissional mais buscado no mercado

Quando os executivos entrevistam candidatos

Antes de qualquer coisa, é essencial destacarmos: os executivos são entrevistadores que têm muito poder de decisão e são capazes de defender um candidato até o fim ou mesmo vetar profissionais que estão fora do perfil. O nível de autonomia é maior do que o de gerentes, pois os executivos têm mais relevância e estão mais em níveis mais altos na hierarquia da empresa.  

Os executivos costumam aparecer do meio para o final do processo seletivo e participam principalmente quando são cargos para gerência. Em certos casos, eles também podem entrar em processos de seleção de analistas e especialistas, mas somente se estes profissionais forem trabalhar diretamente com o executivo. 

Destacamos também que independente do cargo, os profissionais executivos entrarão no circuito principalmente para ajudar os outros entrevistadores a perceberem quais dos candidatos têm perfil para oferecer suporte ao desenvolvimento de ações e operações e se são verdadeiros executores que tem um perfil de sobrevida maior dentro da organização (que tenham perfil aderente com a cultura da empresa).  

Leia também: 

Dicas para entrevista de gestor

Semelhanças entre candidato e entrevistador

Quais são as principais exigências do executivo em uma entrevista 

Sobretudo, os profissionais vão exigir profissionais que são executores como eles, que sabem colocar as ações em prática e que são independentes. Confira abaixo as principais exigências nas entrevista com executivos: 

Confiáveis

Os executivos buscam sempre por profissionais que se mostram confiáveis e que são capazes de realizar o trabalho solicitado.

Na entrevista, o profissional deve se mostrar aberto a ser um verdadeiro parceiro do executivo, que estará em busca de alcançar as metas do setor e que é de confiança para desenvolver a execução de tarefas importantes.

Realizadores 

Como o executivo está sempre envolvido com as estratégias de negócio e sua maior missão é colocar as ações em prática, então ele sempre buscará profissionais que são grandes realizadores.

O profissional terá que se mostrar muito proativo, pois o estilo de trabalho dos executivos é 100% baseado em ações reais e concretas de produtividade. Ele buscará profissionais que vão oferecer um verdadeiro suporte para que ele possa estruturar as estratégias e consiga alcançar suas metas.

Os executivos trabalham com metas muito bem estabelecidas e que são delegadas pela alta gestão da empresa, como presidência, gestão global, etc. É importante dizer que ele não recebe tarefas específicas para concluir seus objetivos, mas sim que lhe é atribuída  somente a meta e ele mesmo deve definir o planejamento e para alcançar a meta através da definição das estratégias, da escolha da equipe, de delegar tarefas, etc. 

Responsivos

Os executivos buscam por profissionais práticos, transparentes e organizados, que tenham os resultados na ponta da língua sempre que eles precisarem. 

Os executivos estão frequentemente acompanhando os KPIs das suas metas, então atualizam planilhas e sistemas com números de resultados a todo o momento. Eles exigem profissionais que consigam acompanhar o ritmo de informações e que também tenham esta responsividade ao serem perguntados sobre os resultados atuais e informações importantes para o negócio e para a realização da meta. 

Engajados

Eles buscam também por profissionais engajados, que estejam inteirados nas metas do segmento e área e saibam exatamente o objetivo de cada tarefa desenvolvida. 

Eles não gostam de profissionais que se fecham apenas nas tarefas delegadas e não estão por dentro das questões gerais do negócio e relacionadas à meta do executivo. 

Leia também:

Entrevista de emprego: dicas para os diferentes tipos

Como ser aprovado na entrevista final

Conheça a assessoria especializada em recolocação profissional da driverh

É essencial que o candidato esteja preparado para os mais diversos tipos de entrevistas do mercado de trabalho, principalmente quando elas são feitas por gestores e executivos.

Listamos aqui várias dicas para o profissional se preparar para a entrevista com executivos, mas para conseguir se aprofundar neste assunto, indicamos ainda que busque por serviços especializados em recolocação profissional, como a assessoria especializada da driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

driverh
driverh