Por que devemos te contratar? 

Em todo processo seletivo, existem perguntas bem comuns que os recrutadores aplicam a fim de conhecer mais sobre o perfil dos candidatos, e a questão “por que eu devo te contratar” é uma delas.

Para responder esta questão com qualidade e garantir um desempenho positivo no processo seletivo, você deve entender plenamente quais são suas principais competências e quais as necessidades da empresa.

Neste artigo vamos explicar as melhores formas para você se posicionar de forma correta para responder esta questão e ser aprovado na entrevista. Siga a leitura. 

Qual o objetivo do recrutador ao perguntar “por que eu devo te contratar” na entrevista

A principal motivação do recrutador e das empresas contratantes nesta questão é entender quais são os diferenciais dos candidatos que estão disputando uma determinada vaga.

Eles não querem saber quais são as suas competências para executar cada uma das tarefas exigidas no trabalho, mas sim como você irá aplicá-las e como a sua metodologia e competências se diferenciam do restante dos profissionais. 

Por exemplo: a vaga é para integrar o time de Gestão de Projetos de uma empresa. Quando o recrutador fizer a pergunta “por que eu devo te contratar”, ele não quer ouvir “por que eu sei fazer um fluxo de projetos”, mas sim vai querer entender quais são seus métodos e vivências anteriores que fazem você fazer um fluxo de projetos melhor do que o restante dos candidatos a vaga. 

O que não responder na pergunta “por que eu devo te contratar”

Os recrutadores não querem ouvir dos candidatos um discurso motivacional, dizendo frases de efeito como “você deve me contratar porque eu sei que sou capaz”. 

Eles também não gostam que você responda esta questão repetindo seu currículo e citando novamente os atributos que tornam você apto para desenvolver o trabalho. 

Para se preparar para responder esta questão, analise suas principais características, competências e principalmente os seus diferenciais – para executar este trabalho e quais são as necessidades principais da empresa, para então unir estas duas questões e entender a melhor oportunidade para se posicionar na entrevista apresentando motivos plausíveis a tangíveis para a sua contratação. 

Leia também:

6 erros fatais que reprovam nas entrevistas

Como funciona um processo seletivo

10 dicas para sua recolocação profissional

3 dicas de como responder a questão “Por que eu devo te contratar”

Conheça suas competências para se destacar na entrevista

Antes de tudo, você como profissional precisa entender que possui diversas competências, e cada uma delas se destaca de forma e níveis diferentes, conforme os diversos cenários vividos em sua experiência profissional. Ou seja, a forma que você aplica as suas competências muda conforme sua motivação, seu estado emocional, sua situação financeira, sua auto percepção, etc.

Logo, para se destacar na entrevista, é necessário que você analise suas próprias competências e perceba como aplicá-las no dia a dia de trabalho, e apresenta aquelas que são verdadeiras peça-chave para executar com sucesso os desafios exigidos na vaga (não as listas de atividades a serem executadas).

Leia também:

Como ser aprovado na entrevista final

Dicas para entrevistas presenciais ou online

Entenda o problema à ser resolvido com a sua contratação

Após entender mais sobre suas próprias competências e analisar as exigências da vaga, reflita profundamente e entenda quais são os verdadeiros desafios e problemas que a empresa está buscando resolver com a sua contratação.

Isso significa que você não pode pesquisar somente superficialmente e só validar se você tem as competências necessárias solicitadas no job description. 

Vá além e avalie cada uma das perguntas feitas durante o processo seletivo:

  • Nas perguntas feitas anteriormente pelo recrutador, tinha alguma especificidade da vaga, como trabalhar somente com algum segmento?
  • A vaga possui algum desafio implícito, como lidar com equipes complexas, gerenciar orçamento de projetos milionários, ou até cenários de grandes mudanças na empresa?

Você pode buscar estas questões específicas antes do processo seletivo (na descrição da vaga, no próprio site da empresa, em blogs e sites de notícias, etc) e  durante o processo seletivo, através de informações fornecidas pelos recrutadores e pela empresa contratante. 

Una suas competências aos desafios da vaga para entender sua oportunidade de destaque

Para então finalizar respondendo de forma completa e marcante, mostre que você conhece bem suas competências e os principais problemas que a empresa precisa resolver ao contratar você. 

Ao unir estas duas questões, você reforça suas habilidades e suas experiências e ainda mostra quais serão as oportunidades que a empresa vai garantir se contratar você

Por exemplo: “você deve me contratar pois além de conhecer todos os processos da gestão de projetos, eu já tenho X anos de experiência no cargo e X anos de vivências no segmento de mercado desta empresa, por isso, ao me contratar podemos ir além juntos e melhorar principalmente a gestão de custos de projetos e consequentemente garantir resultados financeiros bem melhores para a empresa.”

Leia também:

Qual é o seu ponto forte? como responder

Qual é o seu ponto fraco? como responder

“Por que eu devo te contratar” na prática: confira como responder

Vamos usar de exemplo um profissional que está participando de um processo seletivo para fazer a gestão de projetos de uma grande seguradora.

Durante as entrevistas do processo, o candidato foi percebendo que a empresa tinha grande insegurança em contratar um gestor de projetos que não tinha experiências anteriores com seguradoras ou empresas do segmento financeiro. 

O candidato percebeu este problema ao receber perguntas do tipo: “Qual era o valor dos projetos que você estava envolvido nas suas experiências anteriores?”. 

Este profissional em questão já tinha experiências com projetos grandes e milionários, então, para destacar seus diferenciais na entrevista, ele citou suas competências como gestor de projetos, citou suas experiências anteriores lidando com projetos com budgets altíssimos e respondeu:

“Vocês devem me contratar porque eu vejo que o principal desafio e preocupação de vocês neste momento (que é lidar com projetos de valor altíssimo) é a rotina no meu dia a dia, devido minhas experiências anteriores lidando com grandes empresas e seus projetos de valores similares”

Perceba que o profissional não citou novamente suas competências em gerenciar projetos, e sim reforçou que entendeu o principal problema a ser resolvido e ainda validou seus diferenciais citando sua experiência. 

Conheça a driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.