As melhores empresas de Outplacement  

Sua empresa vai desligar colaboradores, e você precisa contratar um serviço de Outplacement? Se você precisa escolher entre as melhores consultorias de outplacement, este artigo é para você.

Vamos explicar ao longo deste artigo o que é e qual a importância do serviço de Outplacement para empresas e para profissionais, além de destacarmos quais são as características principais nas melhores empresas de Outplacement do mercado e como a empresa deve executar o serviço após a contratação.

Antes de partirmos para as explicações, é importante frisar: se você representa uma empresa que tem interesse em contratar os serviços de Outplacement, tenha em mente que não basta simplesmente contratar uma consultoria e terceirizar o serviço. 

Uma empresa que preze por sua imagem, employer branding (marca empregadora) precisa considerar a experiência do colaborador e entendê-lo como seu próprio cliente final ao longo desse processo, por isso, recomendamos que a empresa contratante acompanhe de perto o serviço contratado. Continue a leitura.

O que é Outplacement

O Outplacement é um serviço prestado por consultorias especializadas e tem como meta humanizar o processo de demissão das empresas, oferecendo benefícios que auxiliarão o colaborador desligado a buscar novas oportunidades e se preparar para o mercado de trabalho. 

O Outplacement ajuda o colaborador antes, durante e depois da demissão, a fim de diminuir impactos negativos tanto na vida e carreira do profissional quanto na imagem da empresa contratante. 

O serviço conta com diversas etapas que vão desde suporte emocional aos colaboradores até mesmo o processo de recolocação profissional no mercado de trabalho. 

A importância do Outplacement e suas vantagens

Este serviço existe desde os anos 60 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil nos anos 80, e conta com vários benefícios que atualmente estão mais disseminados entre as grandes empresas, fazendo com que ele seja muito procurado. Tais vantagens se estendem ao colaborador e também para a empresa contratante.

A importância do Outplacement para as empresas é que elas garantem maior satisfação e melhoram a experiência dos colaboradores, evitam processos trabalhistas, mantém o clima organizacional positivo mesmo após cortes, fortalecem o employer branding (marca empregadora), conservam a imagem da empresa, entre outros.

Os colaboradores também experienciam diversos benefícios ao serem contemplados com um programa de Outplacement, como: processo de afastamento mais empático e humanizado, apoio emocional e psicológico, possibilidade de participar de treinamento e capacitações, Consultoria de currículo e Coaching para Entrevistas, com o auxílio de profissionais especialistas em mercado de trabalho, indicação para vagas em novas empresas (maiores e melhores do mercado), auxílio no processo de recolocação profissional, entre outros. 

O que caracteriza uma boa empresa de Outplacement

Antes de contratar uma empresa de Outplacement, você precisa conhecer as principais características que somente as melhores consultorias possuem. Confira abaixo:

Comprometimento e transparência com o colaborador e com a empresa contratante

Um dos principais diferenciais das melhores empresas de Outplacement é o comprometimento não somente com a empresa contratante, mas também com o colaborador que passará pelo programa.  

As melhores consultorias entendem o real motivo do serviço de Outplacement e oferecem o principal, que é a empatia e o cuidado para com o profissional desligado.

Não adianta ter diversos processos bem estabelecidos e uma metodologia impecável se a consultoria não apresenta uma forma empática de lidar e se portar com os colaboradores, afinal, são pessoas que vão passar por momentos delicados em suas carreiras e o cuidado e comprometimento com elas deve ser profundo. 

A consultoria de Outplacement pode ajudar até mesmo no processo de comunicação da demissão, analisando o perfil do colaborador para orientar o gestor responsável e acertar a comunicação que será feita, a fim de garantir uma experiência positiva e diminuir ruídos neste momento delicado. 

Querem conhecer profundamente o perfil dos colaboradores que vão passar pelo programa 

Somente as melhores empresas de Outplacement pesquisam a fundo a empresa contratante e o perfil dos colaboradores que passarão pelo processo, a fim de oferecer um programa que esteja alinhado com as necessidades reais dos profissionais. 

Geralmente elas querem conhecer: o perfil dos profissionais, o cargo, quanto tempo trabalharam na empresa em questão, como é o perfil emocional de cada colaborador para alinhar a abordagem e comunicação, qual o momento de carreira de cada um, entre outros. 

Somente assim é possível customizar o serviço de Outplacement e entregar uma experiência realmente positiva.

Entendem a importância e os objetivos reais do serviço de Outplacement

A empresa de Outplacement precisa se lembrar que os colaboradores, ao serem desligados, dedicaram anos de carreira e ajudaram a empresa a garantir resultados, por isso, o serviço de Outplacement é compreendido como uma forma de agradecimento aos profissionais por este tempo investido na empresa e seus objetivos. 

Além disso, estes colaboradores têm sua importância na empresa, independente de seu cargo e hierarquia. Então, quando o serviço de Outplacement é contratado, a empresa demonstra que acredita que seus colaboradores não são descartáveis e que são importantes até após o momento de afastamento.

Estes pontos demonstram a importância do serviço de Outplacement e apenas as melhores consultorias entendem e ainda reforçam tal mensagem às empresas contratantes.   

A importância de avaliar os parceiros de Outplacement 

Nós da driverh, após diversas experiências como Consultoria de Outplacement em grandes empresas, notamos que muitas delas fazem a contratação do serviço mas não acompanham de forma assídua seu andamento.

Apenas as melhores empresas de Outplacement tem a confiança em seu próprio trabalho e fazem questão de enviar reports após a contratação, deixando a empresa informada como está o andamento dos serviços e os resultados alcançados durante o programa. 

Na prática, a empresa de Outplacement precisa ter a iniciativa de apresentar uma metodologia de acompanhamento do desempenho à contratante, assim que ela é contratada. Um exemplo de KPI (indicador de desempenho) é a aplicação de pesquisa de satisfação e qualidade com os colaboradores que já passaram pelo processo. 

Por isso, contrate apenas consultorias que demonstram preocupação tanto com o colaborador quanto com a empresa contratante, valorizando assim o tempo e dinheiro investidos no processo. 

Passo a Passo do Processo de Outplacement

Planejar o processo de demissão

Os responsáveis por Recursos Humanos e Departamento Pessoal da empresa contratante precisam saber quem serão os colaboradores desligados pelo menos de 1 a 2 meses antes da demissão, para que o processo de Outplacement seja aproveitado.

O planejamento então se inicia com a equipe de RH listando como gostariam que fosse o processo de desligamento e quais serviços devem estar inclusos no Outplacement. Este processo pode ser feito ainda antes de contratar a consultoria. O ideal é entender como os processos são feitos atualmente e perceber o que pode ser melhorado.

Por fim, cria-se o escopo dos colaboradores que serão desligados através do perfil de cada um, pois isso ajudará a consultoria de Outplacement na hora de customizar o serviço e pensar na experiência de cada profissional. 

Fazer o anúncio da demissão 

Caso a empresa faça o anúncio da demissão muito cedo, o colaborador ficará desanimado e não vai usufruir de todos os benefícios que a consultoria oferece.

Por isso, recomendamos que depois do planejamento do processo de demissão, tenha um momento de reflexão, converse com a empresa de Outplacement para obter a orientação ideal e então prepare o gestor para fazer o anúncio da demissão de forma mais humanizada

É neste momento que deve ser explicado os motivos da demissão e apresentado pela primeira vez o benefício do programa de Outplacement, convidando o colaborador a participar. 

Além disso, a parte burocrática também deve ser feita, como assinatura da rescisão de contrato empregatício, alinhar valores que o profissional tem direito a receber (como FGTS, seguro desemprego e férias), esclarecimento de dúvidas gerais, entre outras informações que devem ser alinhadas com o Departamento Pessoal. 

Leia também:

Fiquei desempregado, e agora?

Iniciar o serviço de Outplacement com através da orientação profissional

O serviço de Outplacement começa primeiro com o alinhamento das expectativas da empresa contratante, análise do perfil dos colaboradores que serão desligados  e implementação de indicadores de desempenho do serviço.

Segue-se então para a parte com o profissional que começa com o apoio emocional após a demissão, contanto com o direcionamento de reflexões relacionadas aos objetivos profissionais. Em seguida, entram os serviços de apoio à carreira.

Neste momento do serviço, o perfil do profissional é analisado e são traçadas suas metas profissionais de acordo com o melhor direcionamento aconselhado pelos especialistas em Outplacement. Segue-se então para a revisão do currículo e capacitação com treinamentos e aconselhamentos com especialistas.

Por fim, é feita a etapa de recolocação profissional, com a busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, indicações diretas e suporte a entrevistas e processos seletivos. 

Veja também:

Como contratar uma consultoria de outplacement

Outplacement – como funciona?

Contrate uma Consultoria Especializada em Outplacement e Recolocação Profissional 

Você ficou interessado em contratar uma das melhores empresas de Outplacement do Brasil e melhorar seu processo de demissão, deixando-o muito mais humanizado? 

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.