Processos seletivos em empresas nacionais e multinacionais

Mesmo que as empresas sejam de tamanhos semelhantes ou tenham o mesmo tempo de experiência e de mercado, os processos seletivos se diferenciam grandemente se compararmos empresas nacionais e multinacionais. Este fator, nacional ou multinacional, influencia bastante o gerenciamento das empresas, pois os contextos de cada negócio são bem diferentes. 

Neste artigo falaremos mais sobre as principais diferenças dos processos seletivos em empresas nacionais e multinacionais e como cada uma gerencia as oportunidades que vão oferecer ao mercado de trabalho. 

Também compartilharemos dicas para auxiliar profissionais que estão em busca de recolocação, para que saibam como se preparar em cada um dos tipos de processos e assim conseguir a oportunidade que almejam, independente do contexto da empresa. Siga a leitura.

Diferenças no mercado de trabalho: Empresas nacionais e multinacionais

A principal questão entre estes dois tipos de empresa é em relação às diferenças culturais e formas de trabalho, principalmente pensando no mercado de trabalho brasileiro comparado à cenários internacionais. 

Por isso, antes de falarmos sobre processos seletivos em empresas nacionais e multinacionais, vamos destacar as diferenças no ambiente de trabalho em cada uma, pensando sempre em empresas nacionais do Brasil. 

Abaixo, dividimos questões empresariais, como inovação, cultura, processos, gestão de pessoas, etc, para então entendermos mais sobre as empresas nacionais e multinacionais.  

Inovação e pioneirismo

O mercado nacional brasileiro não é pioneiro em inovação como são países como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra.

Quando comparamos nosso mercado com o multinacional, podemos perceber a diferença no pioneirismo deste mercado, pois ele transpassa todas as áreas sempre apresenta inovações ao mundo. 

Para isso, basta perceber onde as novas tecnologias são desenvolvidas e também notar alguns conceitos presentes no mundo corporativo, que podem ser encontrados tanto no mercado brasileiro quanto em todos os países, como: Branding, Employer Branding, Customer Experience, etc. 

Cultura e processos

Ao compararmos a cultura destes dois tipos de empresas, notamos que de forma geral a cultura das empresas multinacionais é melhor estruturada e está à frente da cultura de empresas nacionais.

Por exemplo, uma empresa multinacional que possui uma unidade no Brasil terá pontos culturais bem avançados em relação às empresas nacionais, afinal, esta unidade é responsável por replicar a cultura que vem da matriz da empresa multinacional.

Entretanto, esta empresa que está replicando a cultura da matriz multinacional deve se atentar e respeitar as características culturais locais da unidade. 

Empresas que são nativamente nacionais possuem pontos fortes de cultura também, mas levam como referência características trazidas por empresas multinacionais também. Por isso, ao trabalhar em uma empresa nacional, pode ser que o profissional perceba uma cultura ainda em construção e sendo desenvolvida, além de pontos de gestão de dados, processos e pessoas que poderiam ser melhorados. 

Um exemplo onde é possível comparar bem as questões culturais de cada empresa é o fator de processos. Enquanto uma empresa multinacional conta com processos muito bem estruturados e seguidos por todos os colaboradores, contando com documentação, SLA e etc, as empresas nacionais têm maior dificuldade em seguir à risca todos os processos, devido à própria cultura do país que incentiva o “jeitinho brasileiro”.

Gestão de pessoas

Em empresas multinacionais, a gestão de pessoas tende a ser mais impessoal, orientada a resultados, conta com a menor proximidade entre os profissionais e possui avaliações mais frias.

Já em empresas nacionais, a gestão de pessoas tende a ser baseada em influência e relacionamento entre pessoas. Isso significa que quanto mais proximidade, parceria e conexões os profissionais tiverem, melhor. No mercado nacional, as empresas não são tão objetivas na gestão de pessoas e em determinadas situações optam por valorizar profissionais que têm mais tempo de casa ou que são mais próximos emocionalmente da gestão, por exemplo.

Influência

Em empresas multinacionais, se o colaborador não estiver na matriz, seu nível de influência corporativa tende a ser menor e não possuir tanta autonomia. Geralmente as multinacionais possuem mais níveis de hierarquia, reduzindo assim a autonomia até mesmo de líderes, como gerentes e diretores.

Apesar de perderem parte da autonomia, os profissionais que trabalham em multinacionais têm a oportunidade de lidar com projetos grandiosos, que estão conectados a vários países. Além disso, é possível desenvolver carreira internacional trabalhando em unidades espalhadas pelo mundo. 

Já em empresas nacionais, a autonomia e diversidade de funções tende a ser muito maior, pois o profissional tem acesso direto aos líderes e diretores e também não existem tantos níveis de hierarquia como em multinacionais. Por ter mais autonomia, as chances de crescer e se desenvolver também tendem a ser maiores.

Como funcionam os processos seletivos em empresas nacionais e multinacionais

Os processos são bem diferentes, pois as necessidades mudam muito entre empresas nacionais e multinacionais. Siga a leitura para entender mais sobre o perfil buscado por cada empresa.

Qual é o perfil de candidato que as empresas multinacionais buscam?

As multinacionais procuram profissionais que saibam lidar com processos estruturados e documentados. Geralmente, os processos seletivos eliminam profissionais que parecem trabalhar de forma improvisada e muito flexível.

Como trabalham com grande volume de dados, as multinacionais precisam de profissionais mais criteriosos e que entendam a importância da documentação das informações e dados da empresa. Além disso, tem preferência por profissionais que são mais objetivos, pois serão avaliados mais objetivamente. 

Estas são as características principais que os profissionais precisam ter para trabalhar em uma multinacional: 

  • Saber trabalhar com processos bem estruturados
  • Entender que existem burocracias para a maior parte dos processos e saber que todos são mapeados
  • Lidam bem com treinamentos 
  • Saber replicar instruções
  • Ser independente e trabalhar com autonomia
  • Profissionais que mostram ter grande profissionalismo e proatividade
  • Falar diversas línguas, como inglês e espanhol
  • Ter perfil intraempreendedor

Leia também:

O perfil do profissional mais buscado no mercado

Como se preparar para uma entrevista em inglês

Como é o processo seletivo em uma multinacional 

Uma das principais características em processos seletivos em multinacionais é que eles tendem a ser programados e bem planejados, passando por aprovação de orçamento.

Aqui estão as principais características de um processo seletivo em multinacional: 

  • Possui muitas etapas
  • As entrevistas são objetivas e passam por diversos representantes de liderança
  • Tem muitos formulários para serem preenchidos

Como é o processo seletivo em uma nacional 

Ao contrário da multinacional, as contratações tendem a não ser planejadas com tanta antecedência. Elas costumam ocorrer conforme a demanda e o cenário da empresa. 

Geralmente, o processo tende a ser mais curto e tem o foco de atender as demandas e interesses do gestor da área. Não possui tantas etapas e formulários e tem contato direto com a liderança também. 

Leia mais:

Como funciona um processo seletivo

Dicas para entrevistas presenciais ou online

Entrevista de emprego: dicas para os diferentes tipos

Como ser aprovado na entrevista final

Conheça a assessoria de recolocação profissional da driverh

driverh é uma das melhores consultorias para recolocação profissional do Brasil. Conheça aqui a história de alguns dos profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais pela driverh.

Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo. Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647 (WhatsApp).


©2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

driverh
driverh